Você sabe o que é o código de ética empresarial?
Esse documento é de extrema importância para garantir o bom funcionamento da empresa, bem como o alinhamento a respeito da visão, missão e valores da instituição.
É através do código de ética empresarial que os profissionais irão nortear suas atitudes, entregando assim um desempenho e posicionamento que se alinham às expectativas e ao que a empresa representa no mercado.
Quer entender mais sobre o tema? Continue a leitura!
O que é código de ética empresarial?
O código de ética empresarial é utilizado para definir e documentar os princípios da empresa, bem como sua missão e visão. Esse código é responsável por definir qual é, por exemplo, a postura social de uma empresa.
O código de ética também permite avaliar a função da empresa no mercado e definir o que se espera dos funcionários, auxiliando inclusive na busca por profissionais que se encaixam no perfil da instituição.
Conceito de Conduta Ética nas empresas
Há alguns anos atrás, não era muito comum falarmos sobre conduta ética nas empresas. Isso porque, em tese, o que realmente importava era o retorno obtido pela empresa e o quão bem os processos internos performaram.
Além disso, era esperado que a conduta ética adotada pelos profissionais que trabalhavam dentro das instituições fosse algo implícito, alinhado à formação de cada um.
No entanto, na medida em que o mercado foi caminhando, os hábitos de consumo mudando e as necessidades e prioridades dos clientes foram se estabelecendo, as empresas passaram a adotar um código de ética empresarial que alinhe não só com os valores morais e éticos dentro da empresa, como também com a relação existente entre a empresa, seus concorrentes e seus clientes.
Os valores de uma empresa serão responsáveis por reger toda a sua conduta no mercado e na forma com que irá se relacionar no meio social.
Qual o conteúdo do código de ética empresarial?
O código de ética empresarial terá algumas variações, uma vez que cada empresa deve definir como será o documento interno, considerando todas as particularidades da instituição.
No entanto, é conteúdo básico de um código de conduta empresarial:
- a definição da missão e visão da organização;
- esclarecimento dos princípios e valores da empresa;
- as políticas da empresa;
- os princípios éticos nos relacionamentos;
- a relação com acionistas;
- a relação com clientes;
- a relação com colaboradores;
- a relação com os prestadores de serviço;
- a relação com a concorrência;
- a relação com fornecedores;
- a relação com a mídia;
- a relação com o setor público;
- a gestão de sustentabilidade;
- os canais específicos para dialogar caso haja alguma desconformidade com o código de ética empresarial;
- as normas e padrões de comportamentos da empresa, bem como de seus colaboradores, seguindo os valores da instituição.
Funções básicas do código de ética empresarial
- função de legitimação moral;
- função cognitiva;
- função de incentivo.
1. Função de legitimação moral
A função de legitimação moral consiste nos direitos e responsabilidades que a instituição possui para seus stakeholders, de acordo com o que foi previsto no código de ética.
De acordo com a função de legitimação moral, o equilíbrio das expectativas entre os stakeholders e a empresa são fundamentais para que exista uma troca equilibrada, com colaboração entre todas as partes.
2. Função cognitiva
A função cognitiva do código de ética empresarial permite que a empresa identifique os comportamentos considerados não éticos, ou oportunistas, e esclareça qual é o exercício apropriado da autoridade, de forma não abusiva, da arbitrariedade e da autonomia de cada participante da empresa na hora de tomar uma decisão.
3. Função de Incentivo
Por fim, a função de incentivo do código de ética empresarial consiste na criação de incentivos relacionados aos valores e princípios da instituição, para garantir que todos os colaboradores sigam as normas prescritas no documento.
Essas normas devem seguir uma lógica, considerando os valores da empresa, e é importante que os envolvidos estejam cientes e trabalhem de acordo com essa conduta prevista no documento.
Objetivos do código de ética empresarial
O código de ética empresarial é criado para organizar uma empresa e manter um padrão de ação e relacionamento entre todos os envolvidos no processo.
Dentre os objetivos mais comuns do código de ética empresarial dentro de uma instituição, temos:
- orientar e ser usado como base da forma de agir;
- melhorar e aperfeiçoar os relacionamentos internos e externos;
- facilitar a administração de conflitos de interesses;
- estabelecer quais serão os princípios éticos e formais de conduta dentro da empresa.
Entenda cada um deles:
Orientar e ser usado como base da forma de agir
É através do código de conduta ética empresarial que a cultura organizacional da empresa será moldada.
O código será incorporado no dia a dia da empresa, fazendo com que os colaboradores ajam de acordo com as melhores práticas estabelecidas pela instituição.
Melhorar e aperfeiçoar os relacionamentos internos e externos
O código de ética empresarial servirá também para orientar, melhorar e aperfeiçoar todos os relacionamentos da instituição, sejam eles com clientes, fornecedores, imprensa, colaboradores ou até mesmo a comunidade onde a empresa se encontra.
A melhora desses relacionamentos também permite maior entendimento do mercado, fortalecimento das parcerias e melhor performance da instituição.
Facilitar a administração de conflitos de interesses
Não é raro identificarmos possíveis conflitos de interesses dentro das empresas, independente do seu porte ou segmento.
Por isso, o código de ética empresarial é tão importante: é com ele que a administração de conflitos, seguindo as normas éticas estabelecidas, poderá ser feita, preservando os interesses da organização.
Estabelecer quais serão os princípios éticos e formais de conduta dentro da empresa
As regras estabelecidas pelo código de ética empresarial nortearão a conduta dentro da empresa, entre todos os colaboradores e líderes.
Importância do código de ética empresarial
O código de ética empresarial não é uma coisa que se resume apenas ao ambiente interno de uma empresa: ele abrange também o mercado externo, seus clientes e a percepção a respeito da instituição.
Tendo isso em mente, é importante se lembrar que além de permitir um crescimento sustentável da empresa, o código de ética empresarial também fortalece a imagem que os clientes possuem da instituição.
Ao seguir as regras e terem valores muito bem definidos, pode ser vista como uma empresa responsável, séria e pautada no respeito e desenvolvimento.
Quando pensamos em empresas que não possuem um código de ética empresarial bem definido, conseguimos identificar alguns problemas.
Imagine uma empresa que não possui uma comunicação respeitosa com seus consumidores e que, além de um péssimo atendimento, também realiza propagandas falsas e enganosas.
Mesmo que a empresa consiga alcançar um pico de vendas com esse tipo de publicidade, em pouco tempo a imagem da instituição estará queimada no mercado.
Da mesma forma que se ganha dinheiro rapidamente, poderá também perder os consumidores e até enfrentar processos e complicações.
Quando pensamos nas relações internas da empresa, o código de ética empresarial é fundamental para garantir a boa relação e convivência entre todos os profissionais da instituição.
Além disso, ele também atua diretamente na transparência na administração das empresas, refletindo seus bons resultados nos resultados, no sucesso financeiro e na busca por excelência e novas alternativas inovadoras.
Quando uma empresa foca em seguir um caminho ético, e deixa clara a sua conduta para o mercado, os níveis de desconfiança diminuem.
Os possíveis clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros passam a enxergar a empresa com seriedade, o que reforça e estimula ainda mais as trocas e os relacionamentos.
Vantagens da aplicação do código de ética empresarial
São algumas delas:
- o fortalecimento da imagem da empresa diante a comunidade em que ela está inserida;
- a criação de processos ou a facilitação na resolução de conflitos e problemas internos na empresa;
- a melhora nas relações da empresa, tanto internamente quanto externamente, com colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes e até mesmo com o governo;
- o desenvolvimento sustentável da empresa, com base em uma comunicação transparente e um posicionamento justo diante do mercado;
- aumenta a transparência da empresa não só na comunicação com os clientes e fornecedores, como também com o fisco;
- melhora a conduta moral da empresa e da forma com que ela é conduzida;
- estreita os laços entre empresa e colaboradores, além de atrair também novos profissionais para a empresa.
Descumprimento do código de ética empresarial
Imagine um contexto em que a empresa possui seu código de ética empresarial bem definido, mas está lidando com colaboradores que não cumprem essas regras.
É importante ter em mente que o código de ética empresarial é uma medida que afeta toda a empresa, bem como sua imagem no mercado e seus resultados.
Com isso em mente, podemos entender que, caso alguns colaboradores não cumpram com o código de ética empresarial, isso pode ser prejudicial para a instituição em muitos níveis, gerando problemas não só internamente, como também com o público em geral, caso esse descumprimento afete diretamente os consumidores ou fornecedores, por exemplo.
Por isso, o descumprimento do código de ética empresarial deve ser acompanhado de perto, e é preciso entender:
- o que levou o colaborador a tomar essa atitude;
- como ela afeta a empresa;
- se é algo muito grave;
- se cabe apenas uma advertência.
O código de ética empresarial prevê as melhores práticas para resolver problemas da empresa, e esse tipo de descumprimento também é previsto no documento.
É comum que o código de ética empresarial contenha:
- os princípios, valores, missão e visão da instituição bem definidos;
- os princípios éticos e princípios gerais da empresa, no que diz respeito à justiça e equidade;
- gestão da sustentabilidade da empresa;
- os padrões e normas de comportamento para todos os colaboradores da empresa, desde os gestores aos funcionários de outros setores;
- quais são as penalidades em caso de descumprimento do código de ética empresarial;
- quais ações previstas para os órgãos de controle; etc.
Dessa forma, quando houver descumprimento do código de ética empresarial, o próprio código já deve possuir, em tese, uma solução para resolver o problema.
Por que as empresas estão implantando códigos de ética empresarial?
Felizmente, com o passar dos anos, cada vez mais empresas estão implementando o código de ética empresarial.
Isso acontece porque aumentou-se a quantidade de empresários que estão cientes dos benefícios e da importância dessa prática.
O documento do código de ética empresarial prevê vários detalhes importantíssimos para o bom funcionamento e desenvolvimento sustentável da empresa, como:
- promove o aumento da integração entre colaboradores e empresa;
- garante a sustentabilidade da instituição;
- estimula que todos os envolvidos estejam comprometidos com a elaboração e execução desse documento;
- protege os interesses públicos e dos profissionais que atuam na instituição;
- ajuda a agregar valor e atua na manutenção da imagem da empresa no mercado;
- tende a estimular a fidelização dos clientes;
- ajuda a atrair ainda mais clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores para a empresa, uma vez que seguir o código de ética reforça a responsabilidade e seriedade da empresa;
- estimula a competitividade no mercado;
- aumenta o bem estar, tranquilidade e segurança dos colaboradores dentro da empresa;
- estimula um bom ambiente de trabalho, que por consequência aumenta também a produtividade da equipe;
- permite que questões específicas sejam tratadas e resolvidas de forma homogênea e estratégica; etc.
Qual a diferença entre código de ética profissional e o código de conduta corporativo?
O código de ética profissional é uma forma de garantir que os profissionais dos mais diversos ramos sigam as melhores práticas, éticas e morais, dentro da profissão em que estão inseridos.
Trata-se então de normas individuais, que se aplicam ao profissional.
Já no caso do código de conduta corporativo, trata-se de um conjunto de regras e normas aplicadas dentro de uma empresa, e que poderão variar de acordo com a instituição e seus valores.
O que deve conter um código de ética empresarial?
O código de ética empresarial irá variar de acordo com cada instituição, uma vez que trata-se de um documento onde a visão, missão e valores da empresa estarão descritos para garantir que os colaboradores e todos os profissionais atuem de acordo.
No entanto, algumas normas são muito comuns entre os códigos de ética, independente do segmento ou tamanho da empresa.
O código de ética empresarial incorpora:
- os colaboradores e prestadores de serviços diretos;
- os fornecedores da empresa;
- a forma com que os clientes devem ser tratados;
- como analisar e criar uma competitividade saudável com a concorrência.
Além disso, ele também inclui questões como:
- as melhores práticas dentro da empresa, no que diz respeito à conduta profissional;
- transparência nos processos e tarefas do dia a dia;
- melhores soluções para gestão de crise;
- estratégias para manter o crescimento sustentável;
- melhores alternativas para melhorar a comunicação e o relacionamento com o público da empresa, tanto interno (como colaboradores), quanto externo (como clientes, fornecedores, etc);
- a missão, a visão e os valores da instituição; e muito mais!
Quais são os principais desafios para a implementação do Código de ética na empresa?
Vários são os desafios enfrentados na gestão de uma empresa, e a implementação do código de ética empresarial não fica fora dessa lista.
Um dos desafios mais comuns para as empresas é garantir que os colaboradores e todos os profissionais envolvidos na empresa respeitem as normas e as sigam da melhor forma possível.
Afinal, sabemos que o sucesso do código de ética empresarial está diretamente relacionado ao crescimento da empresa e a manutenção da marca no mercado.
Manter os colaboradores motivados para o cumprimento das normas do código de ética empresarial pode ser um grande desafio. A vantagem é que o documento já prevê as melhores práticas para lidar com a gestão de crise, incluindo o descumprimento dessas regras.
Um outro desafio muito comum entre as empresas, independente do tamanho ou segmento, é conseguir projetar os valores da empresa para o público externo.
Imagine que você é uma empresa que possui práticas focadas em sustentabilidade e meio ambiente, por exemplo, e tem como um dos valores mais marcantes da empresa a responsabilidade sócioambiental.
O desafio, nesse exemplo, é conseguir comunicar esses valores de forma simples, clara e objetiva para o mercado, garantindo que possíveis clientes, fornecedores, parceiros e até mesmo investidores estejam cientes do verdadeiro DNA da sua instituição.
Conclusão
Independente do segmento ou tamanho da empresa, ter um documento com definições claras de missão, visão, valores, normas de conduta empresarial e outros tantos detalhes poderá não só facilitar o dia a dia, como também garantir um crescimento muito mais sustentável e contínuo.
É preciso, no entanto, que colaboradores, prestadores de serviço e gestores estejam alinhados com as normas e as melhores práticas previstas nesse documento, para garantir que sejam seguidas e devidamente aplicadas no dia a dia.
Para conseguir definir a missão, visão e valores da sua empresa, bem como outros fatores no código de ética empresarial, é importante entender ao máximo o seu mercado e elaborar as melhores estratégias para lidar com todas essas questões.
Para isso, sugerimos a leitura do artigo Análise de mercado: O que é, tipos e como fazer? para te ajudar nessa tarefa!