O cenário econômico nacional e internacional começa a dar sinais de melhora, após um período de recessão causado pelas eleições ao redor do mundo. Com um panorama mais favorável, operações de fusões e aquisições, e abertura de capital tendem a aumentar no país.
Segundo uma pesquisa da Baker McKenzie em parceria com Trench Rossi Watanabe, essas operações devem crescer até 2021. A expectativa é de valorização de aproximadamente 6% nas transações M&A no Brasil.
Além disso, o aquecimento da economia aponta ainda um aumento de cerca de 8% no volume financeiro movimentado pelas ofertas iniciais de ações (IPOs).
Para entender um pouco melhor sobre esse tipo de operação, saber o histórico recente e as expectativas para o futuro das transações M&A, continue a leitura abaixo.
O que são transações M&A?
Em inglês, o termo M&A representa “Mergers and Acquisitions”, que possui o mesmo significado no Brasil: “fusões e aquisições”. Mas o que isso representa de fato? São operações de união entre empresas.
Embora seja mais comum entre grandes marcas, envolvendo centenas de milhões de dólares, é importante esclarecer que o processo de compra ou venda de parte do negócio ou até mesmo de sua totalidade, é um processo natural, independente do tamanho.
As operações M&A podem ser uma alternativa para empresas menores que desejam buscar sócios para alavancar o negócio ou ganhar mais força no mercado. Em alguns casos, o processo é até mais simples nesse cenário, já que a complexidade para avaliações, decisões e todo o ciclo de negociação costuma ser baixa em empresas de menor porte.
Como funciona o processo de fusões e aquisições?
O processo de fusão ou aquisição de uma empresa leva tempo, o que exige paciência. Cada negociação vai contar com particularidades, mas, em geral, ela segue algumas etapas principais.
O primeiro passo é definir seus objetivos, que vão desde o desejo de crescimento mais acelerado e aumento de portfólio, a expansão da atuação ou atração de talentos, por exemplo.
Definida a estratégia, é preciso encontrar o parceiro certo. Para isso, deve-se levar em consideração a forma de gestão, cultura, cartela de clientes, dentre outros fatores, tanto da sua quanto da empresa à qual você pretende se unir.
Para ter certeza que a negociação está sendo feita sob um valor justo, outra etapa fundamental é a realização de valuation das empresas em questão. Esse tipo de avaliação permite estimar o valor de uma empresa, a partir da análise financeira (histórico e situação presente) e das perspectivas de crescimento do negócio.
Após terem os termos negociados, parte-se então para a preparação da documentação e da due diligence. Esse processo investiga a real situação da empresa e analisa os riscos de uma operação societária.
É muito importante fazer a due diligence, pois é ela quem vai expor erros nas operações, fraudes dentro da empresa, além de determinar a sustentabilidade futura do negócio.
Estando tudo certo, é hora de fechar contrato e fazer a transferência de ações e recursos.
Dica extra: Uma área que não pode ficar de fora desde o início das transações M&A é a de Recursos Humanos. Pois durante o processo de fusões e aquisições, pode surgir insegurança e tensão nos colaboradores. É preciso transparência e cuidado na forma de conduzir a união das culturas. Lembre-se que as pessoas são ativos preciosos de uma organização.
Cenário de fusões e aquisições no Brasil
Em 2018, o número de fusões e aquisições cresceu 28% no país, atingindo R$ 177,2 bilhões, contra R$ 138,4 bilhões em 2017. Além disso, as operações de M&A no país foram lideradas por brasileiros, enquanto que, para este ano, a perspectiva é de que haja maior participação de estrangeiros.
A demanda tem aumentado, sobretudo em setores como tecnologia e energia. No início deste ano, previsões da IDC Predictions Brazil apontavam um aumento de transações de fusão e aquisição também no setor de telecomunicações.
O estudo indicava que pequenos prestadores de serviços de telecomunicações e de conectividade e internet aumentariam o foco em B2B e na implantação de fibra ótica na infraestrutura. Com isso, a previsão é de que o investimento nessa mudança seja mais viável por meio de união societária.
Outros setores que poderão perceber crescimento nas fusões e aquisições são consumo, saúde e educação.
E aí, está pensando em expandir seu negócio ou quer saber mais sobre fusões e aquisições? Mande sua dúvida sobre o assunto.
Solicite um orçamento para auxiliar sua empresa numa transação de M&A.
Conteúdos Relacionados:
Fusão, cisão, aquisição e incorporação: definições e diferenças
Chegou a hora de vender o seu negócio?

Diretor de Finanças Corporativas e M&A
Graduado em Administração pelo Ibmec-MG; Consultor de Valores Mobiliários credenciado pela CVM; cursando MBA em Administração do Setor Elétrico pela FGV; atuou desde 2008 com Modelagem e Estruturação Financeira para empresas de diversos setores.
0 Comentários