Plailha de Avaliação de Startup

Como avaliar o  investimento em uma startup?

Investir em startups era algo improvável há alguns anos, até mesmo porque sequer existia esse termo, mas com as plataformas de equity crowdfunding se tornou algo mais acessível. É uma boa possibilidade para você, investidor(a), diversificar sua carteira ou iniciar no mercado de investimentos. Mas como fazer a avaliação de startups, você sabe?

Entretanto, com todo o dinamismo de uma startup,  analisar se um investimento é interessante e lucrativo pode ser uma tarefa difícil. Sem mencionar que, em equity crowdfunding, um bom investimento pode não estar somente relacionado à sua rentabilidade

Comumente, quando uma startup busca esse investimento, ela irá definir em sua oferta um valor a ser captado. Junto a isso, indicará qual a porcentagem societária que o valor captado vai significar. Ou seja, para avaliar o investimento, é válido analisar essa porcentagem com base no potencial do negócio e suas demais características. E para isso, é preciso estimar  o quanto ela realmente representa.

 

Saiba mais sobre a Vangardi

 

Com intuito de auxiliar você, preparamos uma planilha simples baseada no método Scorecard de Valuation que poderá ajudar na análise do seu investimento. Com ela, você faz a avaliação de startups por meio de métodos mais quantitativos, de acordo com a sua visão sobre o negócio. 

A planilha de avaliação de investimento em startup, traz como resultado um intervalo do esperado de participação social do valor da oferta. Entenda melhor como tirar proveito dela!

 

A planilha : scorecard

Na planilha, existe um scorecard que deve ser preenchido para simular o posicionamento da  startup que você quer investir. O scorecard funciona assim: você avalia diferentes indicadores, de 1 a 5, sendo 1 a pior nota  e 5 a melhor. Automaticamente, com os valores preenchidos, a planilha traz uma relação do risco e do potencial do negócio. Assim, é possível estimar a porcentagem esperada da distribuição do capital da startup, após a captação de todo o investimento. 

Vale lembrar que as análises feitas por essa planilha são qualitativas e sem nenhuma garantia de sucesso. É essencial realizar pesquisas mais profundas antes de tomar qualquer decisão. A Investor é especialista em avaliação de empresas e pode auxiliar nesse processo. Saiba mais aqui!

 

Como preencher a planilha?

A planilha de avaliação de startups para receber investimento deve ser preenchida em três etapas, pontuando o scorecard da startup em relação ao seu potencial, risco e resultado financeiro. Antes de começar, é  preciso informar, na aba inicial, qual o valor procurado pela startup na rodada de investimento.

Para captar via equity crowdfunding, o faturamento máximo permitido é de R$ 10 milhões por ano, de acordo com as normas da CVM (Veja aqui a norma No. 588).

 

Ilustração- planilha-avaliacao-de- startup

Potencial da Startup 

Na primeira etapa, é preciso preencher sobre o potencial da startup. Sabemos que, entre outros fatores, seu potencial é influenciado pelo mercado, sua característica inovadora e o empreendedor por trás da empresa. Assim, dentro desses três fatores, trouxemos alguns indicadores para te ajudar a avaliar o negócio. Todos os indicadores trazem uma breve explicação em seus comentários, caso tenha alguma dúvida.

É necessário  dar nota a cada um deles e ao final, a tabela traz uma média da nota da sua visão a respeito do potencial da startup.

 

Ilustraçao-planilha-avaliacao-startup

Análises de Risco

Assim como todo investimento, é importante avaliar o risco do negócio. Para isso, é preciso preencher o risco de mercado, de inovação e o risco associado ao empreendedor

Lembre-se, é importante que, antes de investir em uma startup, você tenha coletado informações sobre ela.  Ao final, a tabela faz a média da sua visão acerca do risco da empresa. 

 

ilustracao-planilha-avaliacao-startup-riscos

 

Características Financeiras

Além dos riscos, sabemos que para medir sucesso de uma startup devemos considerar seus indicadores financeiros. Por isso, na terceira etapa, olharemos para as características financeiras. 

Antes de investir em uma startup é importante observar não só seu lucro, mas sua saúde financeira de forma geral. Pontuamos  dez aspectos a serem avaliados.

 

planilha-avaliacao-startup-financeiro

 

Resultado: Avaliação de Startups

Ao final do preenchimento, na aba de Resultado, computamos todas as notas. Os indicadores têm diferentes pesos. Com isso, a tabela traz um intervalo da porcentagem estimada do que se pode esperar da distribuição de capital após o valor investido.

Depois, você deve usar este valor como comparação. Compare-o com o informado pela startup em sua captação via equity crowdfunding e verifique se é um investimento interessante para você.  

Além disso, você pode analisar também o grau de  segurança do investimento na startup. Essa  planilha traz um gráfico que ilustra a relação entre  risco e o potencial da startup com base nos dados avaliados. 

Mas lembre-se: apesar da planilha te ajudar na avaliação de startups, esta é apenas uma forma de avaliar, podendo ainda não ser claro qual investir. Por isso, a Vangardi, empresa que faz parte do mesmo grupo Investor, tem o cuidado de selecionar startups qualificadas para suas captações via equity crowdfunding. Dessa forma, todas as informações necessárias são fornecidas para te ajudar a escolher dentre as melhores oportunidades de investimento. 

Investir em startups pode ser uma grande oportunidade de retorno, mas é importante investir com consciência.

 

BAIXAR A  PLANILHA 

 

Conteúdos Relacionados:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *