Sucesso via equity crowdfunding a startup de bilhoes

Nos últimos anos, equity crowdfunding tem ajudado empreendedores em potencial na captação de investimento. Essa modalidade traz a oportunidade de alcançar  um público mais amplo de investidores. Como resultado, isso tem permitido acelerar o crescimento de grandes ideias pelo mundo. Um exemplo que nós da Investor gostamos muito, é a cervejaria BrewDog, que cresceu drasticamente através do poder do capital coletivo. Vem conhecer a história deles com a gente!

Antes de tudo,  a modalidade de investimento coletivo, equity crowdfunding, está clara para você? Se ainda tiver dúvidas sobre o que é,  leia nosso E-book: Tudo o que você precisa saber sobre equity crowdfunding. 

 

O início de uma ideia

 

A startup foi fundada em 2007, na Escócia, por dois jovens sonhadores e apaixonados pelo seu negócio. No momento em que abriram a empresa, o cenário de cervejas no país não era tão inspirador. Nesse meio, eles viram no mercado uma oportunidade de um futuro de sucesso para sua ideia.

A princípio, como toda startup, buscaram empréstimos para estruturar bem sua marca e se posicionar no mercado. Depois de definido o básico de seu negócio, era preciso focar na sua evolução. Para isso, os empreendedores resolveram que era preciso captar recursos para que sua moderna cervejaria pudesse crescer. Mas como alcançar esses recursos? Aí que a BrewDog veio com um diferencial: o equity crowdfunding!

 

Saiba mais sobre a Vangardi

O sucesso através das  rodadas de equity crowdfunding

 

 Os dois sócios foram atrás do dinheiro de uma forma que há pouco tinha se concretizado em seu país. Através do equity crowdfunding, a empresa viu a possibilidade de trazer para seu lado não só um investidor, mas vários. Simultaneamente, a empresa deu a chance para um público grande de  pessoas de terem um pedaço de sua cervejaria. 

BrewDog - cervejaria capta via equity crowdfunding

Então, em 2009, a startup correu atrás da primeira rodada através de uma plataforma. Aliada a sua estratégia de branding, nomearam a captação de “Equity for Punks.”. Em seu site, eles citam como sendo “a maior captação via equity crowdfunding já vista”. Para ilustrar, em 20 dias captaram, de diversos investidores, o referente à £5 milhões!

De certo, o sucesso em plataformas de investimento coletivo depende muito da divulgação da startup. Os empreendedores da BrewDog souberam bem passar ao público a sua  determinação, ganhando credibilidade e mostrando seu potencial de seu negócio.   

Desde então, de acordo com o The Guardian, a empresa é uma das que mais cresce no Reino Unido. As suas rodadas de investimento ajudaram na expansão de seus atuais  50 bares espalhados pelo globo, com mais de 500 funcionários próprios.

Provavelmente, o mesmo sucesso poderia não ter sido alcançado se tivesse captado pelos meios tradicionais.  Através do equity crowdfunding a cervejaria conseguiu alcançar mais de 100 mil investidores online de todo o mundo! 

 

Equity Crowdfunding : trazendo mais do que investidores 

 

Um dos diferenciais da empresa com essa modalidade de captação  foi o engajamento de seus investidores. A empresa trouxe para seu lado não só investidores, mas investidores fiéis. Desde o princípio, a BrewDog buscou aplicar em paralelo estratégias para criar um bom vínculo com sua comunidade societária. A empresa demonstra uma enorme capacidade de se comunicar com os acionistas, criando um público leal a empresa. 

Sem mencionar como a cervejaria sabe agradar seus investidores. Com essa forma de investimento coletivo, startups têm a possibilidade de agradar seus acionistas, oferecendo benefícios. Na BrewDog, eles variam de acordo com a quantidade de capital investido.

Os benefícios oferecidos vão de descontos nos bares da empresa até acessos exclusivos a eventos.  Como também, se um acionista traz outro para a comunidade, ganha mais ações como bônus.Certamente a cervejaria foi ampliando sua fiel rede de investidores e também de consumidores!

 

Acesso ao Ebook de Equity Crowdfunding

 

De fato, com todo esse sucesso, é claro afirmar que os consumidores que entraram para a sociedade da empresa, tiveram bons retornos financeiros. Em 2018, a empresa teve seu valuation em £1.8 bilhões. De acordo com o Entrepreneur, seus  acionistas da primeira rodada tiveram retorno avaliado em 2,765%. Já pensou? 

Sabemos que no Reino Unido, investimentos coletivos têm captados milhões. Mas o Brasil, não tem ficado para trás. O país está seguindo para esse mesmo caminho, com as crescentes plataformas de equity crowdfunding. Em 2017, com a CVM regulamentando essa modalidade,  teremos cada vez mais empresas seguindo trajetórias como a BrewDog! 

 

Já imaginou investir e ser sócio de  uma pequena empresa que depois é avaliada em mais de $1 bilhão? Essa é a oportunidade que os agentes de equity crowdfunding têm trazido para os investidores. Conheça a Vangardi, setor de financiamento coletivo da Investor.

 

Conteúdos Relacionados:

 

 

 

 

2 Comentários

  • Fábio Rodrigues Responder

    22 de agosto de 2019 at 18:50 06Thu, 22 Aug 2019 18:50:03 +000003..

    A cervejaria Leuven, de Piracicaba seguiu esses passos, até agora com muito sucesso. Vale a pena pesquisar sobre esse case!

    • Investor Responder

      26 de agosto de 2019 at 13:25 01Mon, 26 Aug 2019 13:25:34 +000034..

      Ei Fábio, tudo bem? Muito obrigado pela contribuição. Conhecemos esse case e é bem interessante, quem não conhece vale a pena dar uma conferida! Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *