Em Março de 2015, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou a Deliberação nº 734, que estabelece critérios para as ofertas públicas de empreendimentos hoteleiros estruturados via mercado imobiliário. Um dos critérios exigidos é a obrigatoriedade da realização de um Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira para hotéis a fim de obter a dispensa.
Esse Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira para hotéis deve ser elaborado por um profissional ou empresa independente, experiente e qualificada e deve conter as seguintes informações:
– Tendências e perspectivas macroeconômicas;
– Análise do mercado hoteleiro por segmento e perspectivas de sua evolução;
– Análise da localização geográfica do empreendimento e de seu entorno;
– Análise da competitividade e inserção do empreendimento no mercado local;
– Estimativa dos custos de construção, montagem, equipagem, decoração, enxoval, despesas pré operacionais e capital de giro inicial;
– Projeção de receitas, despesas e resultados para um período de, pelo menos, cinco anos de operação hoteleira;
– Cálculo da taxa interna de retorno do empreendimento para o período de dez anos com a indicação das premissas e das fontes dos dados utilizados;
– Comparação entre a taxa de capitalização projetada para o empreendimento (o rendimento anual previsto sobre o preço de lançamento) e a de empreendimentos hoteleiros similares em operação no mercado;
– Comentários sobre os critérios de escolha da operadora hoteleira mais adequada para o empreendimento.
Em abril de 2016, a CVM também incluiu na deliberação a obrigatoriedade da atualização anual do laudo e da divulgação do Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira no site do empreendimento.
O que é um Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira (EVEF)?
É uma análise profunda do negócio. Essa análise pode ser usada para a abertura de uma empresa, expansão, possibilidade de investimento em outras empresas, entre outros aspectos. O grande benefício que esse estudo traz para quem o contrata é a visualização do negócio na íntegra por meio de projeções e números.
Um Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira traz premissas, taxas de crescimento, taxas de retorno, projeções de custos e investimentos, análise de indicadores para determinar o quão vantajoso é aquele negocio, se ele tem aplicabilidade e se as projeções estão de acordo com o que foi imaginado pelo cliente. O laudo de um EVEF também contém um parecer do avaliador quanto ao resultado obtido pelas análises e projeções.
Para entender melhor sobre estudo de Viabilidade, clique aqui.
A Investor coloca-se à disposição para sanar quaisquer dúvidas relativas aos Estudos de Viabilidade Econômica-Financeira e sobre a deliberação da CVM, entre em contato conosco.
Índice Ministério de Portos e Aeroportos lança plano estratégico com 1.500 projetos até 2035 Decisão…
Índice Atlético Mineiro lidera ranking das SAFs mais valiosas do Brasil Softplan adquire Runrun.it e…
Índice Maior Carteira de Leilões Portuários da História Enfrenta Desafios para Atração de Concorrentes EcoRodovias…
Índice M&As no setor de tecnologia já superam as expectativas em 2024 Fleury adquire laboratório…
Índice O que é o CPC 34? Objetivo do CPC 34 Atividades Envolvidas na Exploração…
Índice Governo lança programa para otimizar concessões rodoviárias ANTT marca audiência pública para concessão da…