Métodos de Valuation: 3 maneiras de calcular o valor da sua empresa

Você já sabe quanto vale sua empresa? A Investor Avaliações conta com uma equipe de especialistas que podem te ajudar a descobrir o valor do seu negócio por meio do valuation! Solicite um orçamento.

Precisamos ter em mente que existem inúmeros métodos de Valuation para descobrir o valor de uma empresa, e a escolha do método ideal é muito importante para chegar a um resultado mais justo e fidedigno ao seu negócio.

A decisão de qual metodologia utilizar para fazer um Valuation exige conhecimento estratégico e técnico, além da necessidade de conhecer bem o setor e as condições em que a empresa se encontra.

O valor final encontrado pode variar dependendo dos métodos de Valuation que foram utilizados e das premissas consideradas no momento da modelagem financeira, como percepção de mercado e percepção do crescimento da empresa nos próximos anos.

A decisão de qual metodologia utilizar, depende do objetivo do valuation, ou seja, para qual finalidade ele está sendo feito. Como por exemplo, o valuation pode ser feito para compra ou venda de empresa, dissolução societária, entre outros, e cada objetivo utiliza um método distinto.

Mas não se preocupe: iremos te orientar!

Esse artigo é um guia completo sobre os 3 principais métodos de Valuation, onde explicaremos quando usar cada metodologia e como colocá-las em prática.

homem com planilha valuation

O que é Valuation?

Valuation é o termo, em inglês, que dá nome ao processo de avaliação de uma empresa.

O Valuation permite estimar o valor do negócio em questão, usando modelos quantitativos para analisar a situação financeira e as perspectivas de crescimento da empresa.

  • Assista este vídeo para saber mais sobre o que é o Valuation e como calcular o valor de uma empresa.

Qual o objetivo principal da Valuation?

Infelizmente, não é raro encontrarmos negócios onde os sócios e responsáveis não têm ciência sobre o real valor da empresa.

Isso, a curto ou longo prazo, pode colocar a empresa em maus lençóis, uma vez que não haverá referências plausíveis e suficientes para a tomada de decisões.

O Valuation, como explicado anteriormente, existe para identificarmos qual é o valor de mercado da empresa, ele é uma ferramenta que reduz o embate da percepção de valor entre as partes envolvidas.

Saber quanto cada empresa vale é fundamental para tomar decisões estratégicas, agora ou no futuro, como a venda da instituição, a solicitação de empréstimos, a fusão com outros negócios ou a prospecção de novos sócios.

Quando utilizar o valuation?

O Valuation é utilizado para fazer a venda ou aquisição de empresas, dissolução de sociedade, gestão da carteira de ativos da instituição, gestão das finanças corporativas e até para fins tributários e legais.

Banner Planilha Valuation Investor Avaliações

Aquisições de empresas

Em um momento de aquisição de empresas, o valuation é necessário para que a negociação seja mais eficiente.

Por um lado, os vendedores buscam por estimar o melhor valor possível para a venda da empresa.

Na outra ponta, os compradores irão buscar informações para identificar o valor que será gerado pela aquisição do negócio.

Fins tributários e legais

Quando o assunto são fins legais e tributários, o valuation é necessário em diversos momentos:

  • Na entrada e saída de sócios da empresa;
  • Em disputas judiciais;
  • Em demais situações em que é necessário ter, de forma bem determinada, o valor justo do negócio.

Finanças corporativas

Durante a gestão das finanças corporativas, o valuation é necessário para mostrar, por exemplo, em qual ciclo de vida a empresa está.

No caso de startups, por exemplo, que estão em fase de expansão, é interessante saber o valor real da empresa para conseguir abordar possíveis novos investidores de capital de risco.

Empresas mais maduras e estruturadas, por outro lado, podem utilizar o valuation quando há a possibilidade de abrir o capital para investimento.

Os acionistas da empresa também precisam estar cientes do valuation do negócio. Ele irá ajudar no entendimento sobre a realidade da empresa e, a partir daí, influenciar nas decisões financeiras da instituição.

discutindo valuation da empresa

Por que é importante fazer o Valuation da sua empresa?

Saber o valor da empresa ou avaliar se a proposta oferecida é compatível com o Valuation do seu negócio é fundamental quando surge a oportunidade de atrair investidores ou analisar uma proposta de compra/venda da instituição.

Ao entender como funciona o Valuation de uma empresa, seja você investidor, comprador ou empresário, também irá entender melhor como aquele negócio está configurado, o que irá ajudar diretamente na tomada de decisões estratégicas.

Isso porque, durante a construção de um laudo de Valuation, é necessário fazer uma análise financeira completa da empresa e de seu setor.

Essa análise possibilita levantar as falhas, entender o comportamento da empresa frente seus concorrentes, analisar diferentes cenários e o risco do investimento.

A análise pode, além disso, evidenciar uma necessidade de capital, informação que pode ajudar durante a tomada de decisões de um gestor.

Outro aspecto importante para a realização do Valuation é a utilização desse cálculo para alinhar as suas expectativas de valor e o quanto realmente vale a sua empresa.

É muito comum que o dono de uma empresa tenha em mente um valor equivocado, porque possui um vínculo emocional com o negócio, com todo o esforço para chegar até aquele momento e todo o trabalho que teve.

Por esse motivo, é muito importante que o empresário saiba o real valor da sua empresa para não perder boas oportunidades por falta de conhecimento.

Para isso, ele precisa saber qual o melhor dentre os métodos de Valuation a serem usados para a sua empresa e o setor ao qual ela pertence.

Entre as diversas técnicas existentes, escolhemos os três métodos de Valuation mais utilizados pela nossa equipe para avaliar uma empresa.

Como calcular o valuation de uma empresa?

Hoje vamos apresentar três metodologias para calcular o valuation da sua empresa.

São elas:

  • Fluxo de Caixa Descontado (FCD);
  • Múltiplos de Mercado;
  • Valor Patrimonial.

Cada uma delas possui um modelo de cálculo diferente, considerando fatores distintos.

Para encontrar a opção mais interessante para o seu negócio, confira as especificidades de cada uma a seguir.

metodo Valuation aperto de maos

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

A avaliação pelo FCD demonstra a capacidade de geração de caixa da empresa, a valor presente, no longo prazo, mediante uma taxa de desconto denominada WACC (Weighted Average Cost of Capital) que representa o custo de capital da empresa.

Ou seja, no método do Fluxo de Caixa Descontado, o Valuation é feito levando em consideração os investimentos feitos em seus ativos operacionais, o seu custo de capital e os riscos do empreendimento.

Geralmente essa projeção é analisada pelos próximos 5 anos, podendo ser projetada por mais tempo, variando de acordo com o nível de previsibilidade da receita, ou seja, a solidez dos seus resultados históricos.

As 4 Etapas do cálculo do Valuation pelo método do Fluxo de Caixa Descontado

  1. Calcular o fluxo de caixa, ou seja, a entrada e saída de dinheiro da empresa em um determinado período (5 anos ou mais);
  2. Determinar a taxa de desconto de acordo com o custo de oportunidade do investidor em realizar investimentos em outros ativos, o custo de possíveis financiamentos bancários e os riscos inerentes à atividade da empresa, que são calculados com base nos números do setor de atuação da empresa em questão;
  3. Calcular o valor presente dos fluxos de caixa;
  4. É calculado um valor residual, que é uma estimativa do valor que seria gerado no futuro após a janela de tempo abrangida pela projeção. Esse valor considera os riscos da empresa e os potenciais de crescimento e deve ser trazido a valor presente pelo custo de capital (WACC), assim como já foi feito com os demais fluxos de caixa.

Legenda:

  • CFi = Fluxo de Caixa gerado no período i, estimado dos períodos 1 a T
  • Kc = Taxa de Desconto (WACC)
  • g = taxa de crescimento no longo prazo
  • EV = Enterprise Value ou Valor da Empresa
  • TV = Valor Terminal ou Valor Residual

E agora? Já temos o valor da empresa (Enterprise Value – EV), a última etapa é determinar o valor do Equity (Equity Value), ou seja, o valor do negócio para os acionistas.

Vamos usar a seguinte fórmula:

Equity Value = EV (+/–) Saldo das contas não operacionais

Sendo que as contas não operacionais são compostas, majoritariamente, pelo endividamento total da empresa, menos o caixa disponível e outros equivalentes de caixa. calculando valuation empresa

Múltiplos de Mercado

Quando seu celular estraga, a primeira coisa que você faz é pesquisar o modelo que você deseja comprar na internet para saber qual a melhor loja ou o melhor e-commerce para efetuar a compra, não é?

Ou seja, você faz uma análise comparativa de valores, entre as lojas, sobre um mesmo produto.

O método de Valuation por Múltiplos de Mercado é, simplificadamente, o mesmo processo.

Para calcular o valor de uma empresa utilizando a metodologia de Múltiplos de Mercado é necessário fazer uma análise comparativa do desempenho econômico-financeiro de empresas com características similares do mercado (principalmente porte e setor de atuação).

Trazendo isso para o exemplo do celular, é como se você optasse por pesquisar o preço de um modelo X de celular em lojas de varejo de mesmo porte.

Em geral, essa metodologia é usada quando se tem ativos comparáveis muito similares e quando se necessita de uma análise rápida e de fácil interpretação.

É preciso estar atento a dois aspectos ao utilizar a metodologia de Múltiplos:

  1. Os valores devem seguir o mesmo padrão.

Sendo assim, para calcular o múltiplo preço/lucro, você precisa encontrar o preço por ação e o lucro por ação de uma concorrente similar e o lucro por ação da empresa que você está usado para comparar.

No caso do celular, não faria sentido você comparar um Iphone 13 com um Samsung Galaxy S22 em termos de desempenho e valores, pois eles são produtos diferentes.

  1. É importante saber que não existem empresas idênticas, por isso é preciso encontrar empresas com características bem similares, evitando divergências em relação às perspectivas futuras.

Retomando novamente o caso da pesquisa para um novo celular, você não pode comparar um Iphone e um Galaxy, mas pode comparar as empresas Apple e Samsung. Uma vez que elas concorrem no mesmo setor e apresentam características ou perspectivas similares.

A avaliação por múltiplos talvez seja a que mais apresenta valores próximos ao valor de mercado de empresas similares, no entanto, apesar de ser a avaliação que mais se aproxima do valor da operação, pode não ser a que apresenta o valor mais próximo ao que realmente vale o negócio.

Como o método se limita a comparação de mercado, se houver descuido por parte do avaliador e ele usar informações não confiáveis ou uma empresa não comparável, o valor final pode acabar ficando distorcido.

Tipos mais comuns

Existem vários múltiplos de mercado, os mais conhecidos são: Firm Value/ Ebitda, Valor empresarial/Ebitda, Firm Value/ faturamento e Valor Empresarial/ lucro líquido.

A equação básica de qualquer múltiplo é a divisão entre dois fatores, sendo o valor de mercado, o qual pode ser o preço da ação ou uma transação de uma empresa, pela variável que gerou a relação possível de comparação entre as empresas:

formula valuation

Veja os tipos de múltiplos mais comuns:

  1. Múltiplos de lucro– Preço por ação (P) dividido pelo Lucro por ação (L).
  2. Múltiplos de valor patrimonial– Valor de mercado dividido pelo valor do patrimônio líquido da empresa.
  3. Múltiplos de receita– A receita é a primeira linha do resultado, ela é menos influenciada pelas regras contábeis. Enquanto os múltiplos de lucro e o valor patrimonial têm seus cálculos mais influenciados pelas regras contábeis.
  4. Múltiplos setoriais– Restringem a comparação a empresas do mesmo setor devido a seu alto grau de especificidade.

Ao determinar esse múltiplo, você gera uma faixa de valor que o mercado estaria valorizando seus ativos.

Cada múltiplo gera uma faixa de valor e cabe ao avaliador determinar qual o melhor múltiplo a ser utilizado em determinado setor para não criar uma análise enviesada.

O método se baseia em saber qual múltiplo financeiro deve ser usado para criar uma análise que se aproxima ao valor real e atrelar essa técnica à outras metodologias. Uma vez que ele não leva em conta o risco, a taxa de crescimento da empresa e o potencial de fluxo de caixa.

Valor patrimonial

Calcular o preço de uma empresa pela metodologia Valor Patrimonial tem como base a avaliação do patrimônio líquido.

O método de Valor Patrimonial pode ser calculado de duas formas:

Visão contábil

Para chegar ao valor patrimonial contábil de um negócio, é preciso somar todas as contas dos seus ativos circulantes (caixa, valores a receber, despesas antecipadas etc.) e não circulantes (imóveis, máquinas, estoque, equipamentos, veículos etc.).

Depois, subtrair as dívidas e outras obrigações presentes no passivo circulante e não circulante (obrigações trabalhistas, fornecedores, obrigações tributárias etc) da empresa.

Patrimônio líquido ajustado a valor de mercado

Já para chegar no valor do patrimônio líquido ajustado a valor de mercado, é necessário ter o valor de mercado de cada item do ativo circulante e do ativo não circulante para poder diminuir do valor de cada item dos passivos circulantes e passivos não circulantes.

Quadro comparativo dos Métodos de Valuation

Agora que você já conhece as três técnicas de Valuation, veja abaixo um quadro com as vantagens e desvantagens de cada uma.

metodos-de-valuation-tabela

Como nós da Investor Avaliações, podemos ajudá-lo?

O Valuation é fundamental para os mais diversos momentos da empresa: seja na busca por novos investidores, quando houver dissolução de sociedade, durante a aquisição de um outro negócio ou durante a venda da instituição.

Para qualquer um desses casos, no entanto, é importante identificar o tipo de cálculo que mais se adequa à realidade da sua empresa.

Investor Avaliações, com experiência sólida de mais de 10 anos no mercado, é a parceira confiável que você precisa. Nossa equipe de especialistas altamente qualificados está preparada para atender às suas demandas de forma personalizada, proporcionando avaliações precisas.  Já realizamos diversos serviços para grandes empresas, desde a realização do valuation para fins de dissolução societária a compra ou venda de empresas.

Se deseja obter mais informações sobre como gerenciar as finanças da sua empresa com excelência, não hesite em entrar em contato conosco.

A Investor Avaliações está aqui para oferecer suporte, expertise e soluções sob medida para a sua empresa!

Ficou alguma dúvida? Compartilhe conosco, será um prazer para nós esclarecermos e discutir sobre os métodos de Valuation.

17 comentários em “Métodos de Valuation: 3 maneiras de calcular o valor da sua empresa”

  1. Carlos José Pedrosa

    O assunto é de suma importância para a gestão das empresas. Comprar ou vender uma empresa, sem fazer antes o Valuation, será dar um tiro no escuro.

    1. Exatamente, Carlos.
      Por isso, é preciso entender direitinho o valor do seu negócio antes de pensar em realizar uma operação societária ou venda definitiva. O cálculo do valuation é fundamental!
      Um abraço

    1. Olá Vanete, ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo foi útil para você! E não se esqueça, em caso de dúvidas estamos sempre a disposição.

    1. Olá Alessandro, a planilha apenas bloqueia a entrada de números positivos. Se o erro persistir entre em contato comigo através o e-mail: [email protected] que olhamos direitinho o que pode estar acontecendo!
      Abraços.

  2. Parabéns pelo artigo. Pelo que entendi o valor normal das transações é o Equity Value, saberia me dizer com que frequência as aquisições são feitas pelo Enterprise Value ficando a vendedora responsável pelo passivo tributário?

    1. Investor Avaliações

      Olá Sandro! A maioria das operações são concluídas com base no Equity Value, pois geralmente temos um maior volume de empresas maiores, assumindo o controle de empresas menores. Neste cenário, é mais comum observar que as empresas maiores possuem acesso a estruturas de financiamento mais baratas que as empresas menores, não fazendo sentido, na maior parte dos casos, para adquirente assumir o endividamento líquido da adquirida. Em alguns casos, o custo da divida ou a estrutura da mesma pode fazer sentido para a adquirente, sendo utilizado o Enterprise Value para negociação.

Comentários encerrados.