Visando contribuir com o processo de controle patrimonial da sua empresa, nós da Investor desenvolvemos um Questionário de Controle Patrimonial que além de explicar mais sobre o processo e suas etapas, vai te mostrar quais pontos sua empresa ainda precisa melhorar. Cabe ressaltar que realizar o processo de forma eficiente na sua empresa é de extrema importância para o fornecimento de relatórios estratégicos aos contadores, gestores, tomadores de decisão e acionistas.
Continue lendo o artigo para entender mais sobre o controle patrimonial e entender como esse questionário vai ser valioso para você!
Baixe aqui o questionário e acompanhe o texto!
Controle patrimonial
O que é controle patrimonial e porque as empresas devem fazer a gestão do seu patrimônio?
Primeiramente, o questionário apresenta um texto sobre o que é e porque as empresas devem fazer a gestão do seu patrimônio.
O controle patrimonial é basicamente o sistema de gestão do patrimônio da empresa, ou seja, controle de todos os ativos imobilizados desta. Assim, é possível pensar nos diversos benefícios que o processo traz:
- Obter o real valor patrimonial da empresa;
- Proteção do patrimônio;
- Facilidade de encontrar os bens e obter informações sobre estes;
- Diminuição das perdas, furtos e extravios de ativos;
- Controle de tudo que a empresa possui;
- Atendimento às normas contábeis;
- Conhecimento dos valores reais de cada bem;
- Entre outros que você pode conferir com mais detalhes no arquivo.
Quais são as 6 etapas para um controle de patrimônio eficiente?
Logo após são mostradas as etapas do processo:
- Inventário: vistoria e constatação do estado de conservação dos bens. Também é feito um questionário sobre o regime de manutenção e tempo de uso;
- Emplacamento dos bens: fixação de etiquetas patrimoniais que além de transmitir uma informação visual de que determinado bem é controlado pela entidade, fornece uma numeração única, reduzindo os prazos em inventários futuros e auxiliando fortemente na etapa de conciliação físico x contábil, o que culmina na diluição dos custos do processo ao longo dos anos;
- Avaliação dos ativos: acontece a avaliação a valor de mercado dos ativos (CPC 46). A partir do valor justo, é calculado também o valor residual, que é o valor que a empresa espera receber ao final da vida útil econômica do ativo;
- Revisão das vidas úteis do imobilizado: tempo que a empresa espera que o ativo traga benefícios econômicos para a empresa. Ela pode variar dependendo da sua utilização na operação da companhia. É necessário revisá-las para contabilizar a depreciação, amortização e obsolescência do ativo;
- Determinação das novas taxas de depreciação: a partir do valor residual e justo, é calculado o valor depreciável. Esse valor é diluído ao longo da vida útil remanescente para se determinar a depreciação anual do ativo;
- Teste de Impairment: teste de recuperabilidade dos ativos que verifica se os ativos estão desvalorizados, ou seja, se o valor contábil excede o valor recuperável.
Cuidados na hora de fazer a gestão patrimonial da sua empresa
Além disso, ao final são apresentados alguns cuidados que são essenciais no processo: utilização de um software adequado que contenha todos os requisitos exigidos por lei; os gestores devem exigir laudos conforme a legislação e as normas técnicas; e a empresa responsável pelo processo deve possuir uma equipe experiente e capacitada (caso o processo seja terceirizado). Tais cuidados são dicas fundamentais a serem adotadas na sua empresa para que a gestão do patrimônio seja feita da melhor maneira possível.
Aqui na Investor, nós contamos com profissionais qualificados que atuam em todo o Brasil e podem realizar o controle patrimonial da sua empresa de maneira adequada. Estamos à disposição para ajudá-lo.
Ficou interessado? Solicite um orçamento clicando aqui!
Questionário
Após compreender um pouco mais sobre controle patrimonial, seus benefícios e suas etapas, é hora de avançar e responder o questionário que preparamos para você. Com ele você vai descobrir como anda a gestão do patrimônio da sua empresa:
É necessário responder as 20 questões de forma realista e imparcial para compreender e avaliar o que realmente sua empresa necessita e quais etapas precisam ser melhoradas. Responder as questões de forma equivocada gerará um resultado que não será aplicável à sua empresa.
Após respondê-las, a pontuação é revelada. Os resultados variam de 0 a 100, sendo 0 o pior dos casos e 100 a melhor situação. Se sua gestão estiver 100% parabéns, você está realizando seu controle patrimonial perfeitamente!
Se a sua gestão não estiver 100% sua empresa precisa se dedicar mais ao controle do patrimônio. Não hesite em entrar em contato conosco para que possamos te auxiliar e assim melhorar a situação da gestão do patrimônio da sua empresa. Não se desespere: com os especialistas certos e dedicação por parte da empresa, tal controle será realizado da forma mais adequada, tanto para atender requisitos da lei como para facilitar o processo de gestão da sua empresa como um todo!
Além disso, cabe ressaltar que o questionário deve ser realizado em períodos diferentes para garantir que o Controle Patrimonial da sua empresa esteja sempre sendo realizado da melhor maneira e continuamente!
Para facilitar ainda mais, não deixe de baixar a Planilha de Controle Patrimonial Gratuita que também elaboramos para te auxiliar. Com ela você pode começar agora a fazer a gestão dos ativos imobilizados da sua empresa através de 3 passos muito simples, em uma planilha automatizada em Excel!
Veja também nosso vídeo que explica como é feito o Controle Patrimonial dentro de uma empresa:
Restou alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato conosco.
Conteúdos Relacionados:
Controle Patrimonial: como e porque fazer na sua empresa
Teste de Impairment: conceito, regras e metodologias
Ativo Imobilizado: o que é, contabilização e exemplos
Inventário Patrimonial: o que é, como fazer e os benefícios desse relatório
Etiquetas Patrimoniais: vantagens, exemplos e tecnologia
Revisão da vida útil na Gestão do Ativo Imobilizado
Depreciação do ativo imobilizado
- Concessão administrativa e Concessão patrocinada: O que você precisa saber - 8 de março de 2024
- Consultoria financeira: como funciona e por que contratar? - 26 de janeiro de 2024
- Verificador Independente: Garantindo transparência e conformidade em contratos de concessão - 29 de dezembro de 2023