Laudo de marcação de cotas auxilia na elaboração dos demonstrativos financeiros do fundo

Marcação de cota de fundo

Empresa

A Bratus Capital é uma empresa independente de investimentos na economia real, com atuação em private equity e real estate. Ela é responsável pela gestão do Bratus Middle Market FIP, fundo de investimento em participações de private equity focado no middle Market brasileiro. Também possui participação de 100% na GB Empreendimentos, que por sua vez possuía 41,82% da GlobalBev Bebidas e Alimentos (“GlobalBev”).

Desafios do projeto

A Globalbev atua na produção de snacks e bebidas com ampla distribuição em todo o território nacional. É proprietária de marcas amplamente conhecidas e importadora exclusiva de marcas globais. Por possuir em seu portfólio nichos estrategicamente divididos, exigiu uma análise específica para cada nicho, a fim de se fazer a projeção do fluxo de caixa gerado por cada linha de produto.

Solução apresentada

A Investor procedeu com a avaliação do único ativo investido pelo fundo seguindo os preceitos do Pronunciamento Contábil CPC 46 que define quais as abordagens devem ser utilizadas para a definição do Valor Justo de ativos, passivos e conjunto de ativos e passivos. Foi realizada a Marcação das Cotas do Bratus Middle Market FIP, utilizando da abordagem de custo a valor de mercado para a determinação do Valor Justo das cotas da GB Empreendimentos, e da abordagem da receita para a determinação do Valor Justo da investida GlobalBev.

Resultados Alcançados

As projeções de demanda, os reajustes de preços, as reduções de despesas, dentre outras premissas utilizadas para a projeção do Fluxo de Caixa, foram descontados por uma taxa que refletia o custo de oportunidade dos investidores na época da elaboração do laudo. O resultado encontrado foi considerado como o Valor Justo da investida da controlada do Bratus Middle Market FIP. Dessa forma, o Laudo emitido pela Investor contribuiu para a elaboração dos demonstrativos financeiros do fundo.