Avaliação do ativo imobilizado permite controle rigoroso dos bens patrimoniais

Revisão de vida útil e definição de valor justo dos bens

Empresa

A Confederação Brasileira de Futebol – CBF possui mais de 100 anos e busca promover a prática esportiva do futebol no Brasil. Sua sede administrativa fica na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Já o Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, mais conhecido como “Granja Comary”, está localizado em Teresópolis. Com estrutura moderna e equipamentos de última geração, o CT oferece alto padrão de excelência para os jogadores de futebol brasileiro.

Desafios do projeto

Após a adequação às Normas Contábeis vigentes, para a aplicação do CPC 01, a CBF necessitava realizar a Avaliação à Valor Justo sobre seus ativos imobilizados e aplicar o Teste de Recuperabilidade.

Solução apresentada

A Investor realizou a definição do Valor Recuperável e o Estudo da Revisão de Vidas Úteis dos Ativos da Confederação Brasileira de Futebol. Os bens patrimoniais estão localizados nos Estados do Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins e Roraima.

Após análise da documentação dos ativos, mapeamento dos detalhes do projeto e preparação de todos os checklists, a Investor procedeu à vistoria dos imóveis. Elaborou a pesquisa de mercado e, assim, procedeu à definição do valor justo líquido de venda.

Resultados Alcançados

A partir do estudo e revisão realizados, a CBF passou a ter maior controle sobre todos os bens, além de atender aos CPC’s 01 e 27, ficando em consonância com a lei.

“O trabalho desenvolvido pela Investor foi fantástico. Achei até que não daria pelo prazo curto que nós pedimos, mas correu tudo perfeitamente bem. Desde os avaliadores aos relatórios que ficaram muito bem feitos e detalhados. Ficamos extremamente satisfeitos!”

Carlos Eduardo Pires – Gerente de Contabilidade da CBF