Com ajuda da Investor, o grupo Hermes Pardini consegue se adequar às revisões do CPC 06

Adequação ao pronunciamento contábil CPC 06 (R2) e análise dos principais impactos da norma aos indicadores econômico-financeiros.

Empresa

Fundado em 1959, o Laboratório Hermes Pardini figura entre os três principais laboratórios do país, em volume de análises e faturamento. Conta, hoje, com cerca de 68 unidades próprias em Minas Gerais distribuídas em 10 cidades e 5 unidades em São Paulo/SP. Foi o precursor do mercado de Apoio Laboratorial, possuindo atualmente cerca de 5,5 mil laboratórios parceiros.

Desafios do projeto

Em 2019 entrou em vigor o pronunciamento contábil CPC 06 (R2) – Arrendamento Mercantil, que define um modelo único de contabilização das operações de arrendamento, sem testes de classificação (operacional ou financeiro). O Laboratório possui diversos contratos de arrendamento, dentre máquinas, veículos e imóveis e, por ser um dos maiores do país, enfrentava dificuldades para se adequar.

Por isso, o Grupo Hermes Pardini optou por contratar uma consultoria especializada para mobilizar todas as gerências da Companhia, afim de realizar uma revisão de todos estes contratos, entender as expectativas futuras dos gestores com relação a cada ativo arrendado e classificar quais contratos deveriam ser reclassificados.

Solução apresentada

A Investor analisou:

  • Se os contratos transmitiam o direito de controle do uso do ativo por um determinado período de tempo;
  • Os custos totais de cada contrato incluindo despesas diretas iniciais incorridas pelo Laboratório e a estimativa de custos adicionais a serem incorridos na desmontagem e remoção do ativo;
  • A taxa de desconto apropriada para trazer a valor presente os pagamentos a serem realizados pela Companhia;
  • As taxas de depreciação dos referidos ativos.

Resultados Alcançados

Após o levantamento dos dados, foram realizadas as reclassificações contábeis como o reconhecimento dos pagamentos a serem realizados (passivo), bem como os direitos de uso dos ativos arrendados para todos os contratos de arrendamento mercantil, salvo em casos específicos analisados em conjunto com a Investor. Os impactos significativos nos indicadores e resultados financeiros, como EBITDA, Lucro Líquido e no Fluxo de Caixa, também foram mapeados, permitido uma análise crítica da evolução da saúde econômico-financeira da Companhia sem a interferência do novo pronunciamento. Ao final, foram reclassificados mais de 236 contratos

“Nós fomos um dos primeiros a buscar o serviço de consultoria para enquadramento do CPC 06. Foi um trabalho muito importante, que começou do zero e fomos aprendendo juntos, pois era algo novo para nós também. Contratamos outros trabalhos depois e ficamos bastante satisfeitos. Por isso e por confiar na qualidade da Investor, a indicamos para um parceiro nosso.”

Fernando Faria, Gerente Contábil do Grupo Hermes Pardini.