Case Parques do Paraná

A Investor Avaliações realizou os estudos de viabilidade econômico-financeira, para fins de parceria público privada, dos parques para o Governo do Estado do Paraná

case_de_sucesso_parques_do_parana

Empresa

Parque Estadual do Guartelá – Localizado no canyon Guartelá, na Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana, possui 8km² e é considerado o 6º maior cânion do mundo em extensão, além de ser o único com vegetação nativa.

Parque Estadual do Monge – Com quase 4km², é considerado uma reserva de Patrimônio Natural de relevante valor biológico para a região. E além de ser uma atração ecológica, é também uma importante atração do turismo religioso no Paraná.

Parque Estadual de Vila Velha – Parque natural com 18 km² de formações rochosas, foi classificada como um dos sítios geológicos brasileiros pela SIGEP, devido suas impressionantes esculturas naturais, esculpidas pelas erosões eólica e pluvial nos arenitos do Grupo Itararé (grupo de formações geológicas pertencentes à Bacia do Paraná).

Desafios do projeto

A Investor Avaliações foi autorizada, pelo Estado do Paraná, a participar do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), para realizar um estudo de viabilidade econômico-financeira de três parques estaduais: Parque Guartelá, Parque Monge e Parque Vila Velha, para fins de parceria público privada.

O Governo do Paraná, consciente da importância desses parques para o estado, após observar sua degradação, reconheceu a necessidade de uma avaliação para analisar a viabilidade de uma revitalização dos parques. A avaliação deveria destacar a viabilidade econômica, considerar o estado de conservação dos equipamentos (parques) e avaliar os potenciais danos ao meio ambiente.

Solução apresentada

Foi realizado um estudo de viabilidade econômico-financeira com o objetivo de apresentar se a operação de modernização dos parques seria rentável ou não. O estudo incluiu uma análise detalhada do estado dos equipamentos, identificando necessidades de manutenção e renovando as bases para melhorias.

Além da análise da revitalização dos equipamentos das atividades que já aconteciam nesses parques, também foi feito todo um estudo de demanda de novas atrações. Essa abordagem possibilitou a identificação e a mensuração dos preços dos ingressos, que cobririam os custos operacionais e proporcionariam uma margem de lucro sustentável.

Resultados Alcançados

A Investor Avaliações utilizou a metodologia do fluxo de caixa descontado (FCD), e alguns indicadores, como TIR e WACC, para calcular a viabilidade econômico-financeira do projeto.

A modelagem entregue pela Investor Avaliações, para o Governo do Paraná, foi escolhida como a melhor entre todas as que foram apresentadas pelas empresas que receberam autorização para participar do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).

Planilha de Valuation

Qual é o valor do seu negócio?

Entenda como funciona a valoração da sua empresa, com dados atualizados do mercado, e planeje o futuro da sua empresa!

Assine a nossa Newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre o mundo dos negócios!