Serviço de controle patrimonial garante maior confiabilidade e coerência nos dados do Porto de Itajaí

Levantamento e avaliação patrimonial de todo ativo imobilizado

Empresa

O Porto de Itajaí é o segundo maior do país e está localizado em Santa Catarina (RS), sendo considerado a principal opção para exportadores e importadores da região.

Desafios do projeto

Devido à sua magnitude, o complexo portuário enfrentava dificuldades para se adequar às normas mais recentes impostas pela Antaq – agência reguladora do setor – e fazer o levantamento e avaliação patrimonial envolvendo todo o ativo imobilizado da entidade, pois não possuía o conhecimento técnico necessário.

Solução apresentada

Nossos especialistas realizaram o inventário de quase 3 mil itens patrimoniais e do ativo fixo, além de 66 terrenos e 47 edificações do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, com posterior conciliação físico-contábil para saneamento da base patrimonial. Foi feita a avaliação item a item dos bens para determinação do valor justo e a revisão das vidas úteis para cálculo das novas taxas de depreciação a serem aplicadas.

Resultados Alcançados

Após a conclusão dos trabalhos, houve a parametrização dos dados para a importação ao sistema do Porto de Itajaí, permitindo adequação total às exigências dos órgãos regulatórios.