Consultoria permite definição do valor de reedição das Unidades de Negócio do Hospital da Unimed em Juiz de Fora

Adequação às Normas Contábeis

Empresa

A Rede Unimed é uma cooperativa de médicos, presente em diferentes regiões do país, com mais de 18 milhões de beneficiários, 2500 hospitais credenciados e 119 hospitais próprios. Em Minas Gerais, Unimed é líder de mercado e está presente em diversas cidades do estado, incluindo Juiz de Fora.

Desafios do projeto

A Unimed de Juiz de Fora está construindo seu Hospital Regional, modernizado, preparado para atender cirurgias de alta complexidade.

Com o intuito de atender ao CPC 20, contratou a Investor para realizar Serviços de Consultoria em Engenharia de Avaliações com emissão de Laudo Técnico fundamentado para definição do valor de reedição das Unidades de Negócio desse Hospital, e definição da vida útil e cálculo das taxas de depreciação mensais após a finalização das obras para fins de registro contábil como imobilizado.

Nosso desafio foi a aplicação de várias metodologias, bem como dimensionamento e qualificação de equipe para atendimento aos escopos de Engenharia e Contabilidade.

Solução apresentada

O projeto foi segmentado em etapas de ativação. O Hospital foi segregado em 19 Centros de Custos, ou seja, cada Unidade do Hospital (Enfermaria, UTI, PA Adulto e Infantil, Recepção, Diretoria, Centro Cirúrgico etc) foi definida como um Centro de Custo.

A cada nova ativação de um desses, a equipe Investor entra com sua equipe de especialistas, definindo para terreno, obras civis, instalações, máquinas e equipamentos, o valor de reedição (custo), vida útil econômica e taxas de depreciação.

A entrega se dá através da emissão de laudos periódicos independentes, conforme cronograma de ativação das Unidades em construção do Hospital.

A partir daí, a Contabilidade da Unimed transporta da conta em obras em andamento para o ativo imobilizado a parcela relativa àquele Centro de Custo ativado.

Resultados Alcançados

Os laudos emitidos fundamentados atendem às Normas Vigentes Contábeis CPC 27 Ativo Imobilizado, CPC 20 Custos de Empréstimos, e de Engenharia, como a NBR – 14653-1 (Procedimentos Gerais), NBR – 14653-2 (Imóveis Urbanos) e NBR – 14653-5 (Avaliação de Máquinas, Equipamentos, Instalações e Bens Industriais em Geral).

Nossos serviços permitiram a Unimed se adequar às Normas Contábeis cabíveis, emitindo demonstrações financeiras fidedignas e sem ressalvas.