Gestão Empresarial
Dentro de um ambiente corporativo há diversos tipos de pessoas e, em consequência disso, é comum que haja modos distintos de se liderar uma equipe rumo ao alcance de um objetivo traçado. Sendo assim, existem alguns tipos de liderança que podem influenciar todo o desempenho de uma equipe.
Desse modo, é a respeito dos tipos de liderança que iremos tratar neste texto. Como também alguns outros pontos que envolvem o mundo dos líderes e que, a fim de te ajudar a desenvolver esta habilidade, poderá fazer de você um profissional ainda melhor.
Para dar início ao assunto, logo, é preciso trazer a definição de liderança. Assim, de maneira muito simples, um líder, aquele que tem o poder de liderança, se apresenta como alguém que possui a capacidade de provocar mudanças, levar impacto para a sua realidade e também para a dos outros por meio do seu protagonismo e de sua execução.
Em suma, a característica presente dentro os tipos de liderança é a capacidade de dirigir pessoas. Isto é, atrair, inspirar e também influenciar o modo que as pessoas se comportam, dessa forma, como a finalidade de conquistar bons resultados.
Sendo assim, a diferença fica muito clara em relação a alguém que simplesmente tem a postura ou status de chefe. Uma vez que, ao passo que um líder tem o poder de persuasão e de influenciar as pessoas a terem bons resultados, em contrapartida, um chefe é um figura autoritária.
Ou seja, um chefe nada mais é aquele(a) que tem a sua maior preocupação em atingir metas, cumprir obrigações independentemente de dificuldades que possam surgir, e não impulsionar toda a sua equipe a conquistá-las conjuntamente.
Por sua vez, agora que já se estabeleceu o entendimento a respeito da figura de um líder, quais as funções e/ou habilidades que possui frente às pessoas, então, vê-se de forma mais nítida a sua importância.
Entretanto, ainda é possível ressaltar a relevância de um líder dentro de um meio corporativo, afinal, é onde, comumente, os líderes entram em ação.
Os líderes, como abordado anteriormente, são pessoas dotadas de capacidade de transformar tanto o seu ambiente/realidade quanto das pessoas que estão à sua volta.
Portanto, dentro de um meio corporativo esta qualidade se mantém sendo sempre necessária.
Pois que, é a partir de um líder que, por exemplo, avalia o desempenho da sua equipe, valoriza o capital humano e a sua potência cognitiva, a comunicação transparente com os seus liderados, que se tem uma equipe em harmonia.
Além disso, um bom líder sabe muito bem que dentro da área de trabalho existem pessoas com suas respectivas individualidades.
Sendo assim, os valores éticos que um líder carrega consigo podem ser de suma importância para a estabilidade de performance dentro de um setor de uma empresa, uma vez que entende bem como lidar com cada pessoa dentro da sua especificidade.
Porque, é ele quem tem o papel de impulsionar seus liderados a alcançar os objetivos, planos criados em conjunto.
Dessa maneira, se engana a empresa que pensa que ao chegar no objetivo, então, pode-se desfazer do líder e, quem sabe, trocar por um chefe.
No entanto, a verdade é que conforme novos patamares são conquistados mais relevantes se tornam os líderes, isto para a manutenção de performance e também para o aumento de resultados.
A partir de um cenário corporativo no qual há vários tipos de liderança, logo, passa a existir também alguns tipos de teorias que tratam sobre a temática e, portanto, é de bastante importância abordarmos para o seu maior entendimento a respeito.
Sendo assim, separamos de maneira exclusiva para você os tipos de teorias a respeito dos tipos de liderança que existem. Confira tudo logo mais a seguir.
Em primeiro lugar está a teoria situacional e que, por sua vez, entende que os líderes detém a capacidade de adaptação às situações que encontram no decorrer do seu caminho. E, por essa linha de raciocínio, se afirma que os líderes situacionais mudam o seu estilo de liderar a partir da modificação das circunstâncias.
Em seguida, temos a teoria dos traços. Neste tipo de teoria quantos aos tipos de liderança possui um visão que interpreta o papel do líder com um conjunto de traços, uma combinação.
Assim, passa a existir ênfase nas qualidades pessoais de um líder, pois é onde ele deve ter algumas características de personalidade especiais.
Desse modo, tais características especiais teriam o poder de trazer facilidade no desempenho de um boa liderança, ou seja, em resumo o valor é dado às qualidades inerentes e intrínsecas da pessoa.
Portanto, os líderes seriam pessoas que nasceram possuindo a capacidade de liderar e, logo, sendo impossível adquirir esta habilidade senão por meio da própria existência.
Já a teoria do comportamento, ao contrário da teoria dos traços, dá foco para o comportamentos dos líderes, porque será a partir daí que haverá a diferença na eficácia na ação de um líder.
Por isso, a ideia da teoria do comportamento é analisar o que os líderes fazem e não o que eles são como ocorre na teoria dos traços.
Por consequência deste raciocínio, se entende que é totalmente possível que as pessoas adquiram a habilidade de liderar, aprender o comportamento de líderes e, assim, se tornar eficazes na execução da liderança.
Dentro deste tipos de teoria estão presentes 3 tipos de liderança, mas que se distinguem um do outro. Sendo assim, dentre os tipos de liderança estão a liderança autocrática, democrática e, por fim, a liberal.
De forma bem resumida, uma vez que você irá conferir ainda mais detalhada no decorrer do texto, o primeiro tipo de liderança tem o característica de centralizar as suas decisões em si mesmo.
Em seguida, a liderança democrática, bem diferente da primeira, faz a inclusão dos seus liderados no processo de decisão, ao menos em parte.
O último tipo de liderança presente dá total liberdade para que os liderados decidam sozinhos quais são as soluções com maior potencial e também os caminhos da empresa (confira: planejamento financeiro empresarial: entenda os benefícios).
De acordo com a visão de mundo desta teoria, um líder e sua qualificação como tal depende de maneira exclusiva e direta de uma equipe, um grupo de liderados para que, então, consiga exercer o papel de líder.
Portanto, ao contrário de todas as teorias, a função de um líder advém de um reconhecimento, atribuição da equipe na qual ele está.
Por fim, temos a teoria do carisma. Como o próprio nome já pressupõe, a base da liderança se dá por meio do carisma.
Esta teoria possui até mesmo uma definição pelo sociólogo Max Weber que afirma que este tipo de teoria é uma “devoção a um específico e excepcional ato de heroísmo, ou a um caráter exemplar de uma pessoa, o que legitima a autoridade.”. E, como resultado, afirma que é muito mais fácil alguém com esta qualidade conseguir liderar.
Desta feita e do mesmo modo que há algumas teorias que tratam a respeito do entendimento quanto a função de líder, então, também existem alguns tipos de lideranças que cabem serem abordadas durante o texto. Sendo assim, confira os principais tipos de lideranças logo mais a seguir.
O primeiro item da lista dos tipos de liderança é o líder autocrático. Assim como dito de forma básica anteriormente, este líder tem a característica de centralização das decisões em você mesmo.
Dessa forma, é comum que o líder imponha as suas ideias e decisões sem ao menos debater a possibilidade com a sua equipe. Daí, logo, que surge a ideia de ser um líder centralizador e autoritário.
Por conta de todo esse comportamento, é normal que a equipe se sinta intimidada e aliviada quando não tem a sua presença por perto.
Outro ponto que pode chamar muito a atenção neste tipo de liderança é fato de haver um alta rigidez, como também se espera da sua equipe acatar as ordens sem nem pensar duas vezes, aqui não existe espaço para erros, o que mais importa é alcançar as metas propostas.
Entretanto, já no caso do segundo lugar dos tipos de liderança, o líder democrático, há o zelo pela participação, um estímulo para que todos opinem e, só assim, haja uma decisão a ser tomada. Isto se dá por conta de existir uma valorização da contribuição dos colaboradores e, portanto, há um consequente aumento da autoestima do grupo.
Em suma, o líder democrático tem a sua visão voltada para o impulso da participação, interação com satisfação de todos, o que termina, muitas vezes, por levar para uma fácil solução de um problema que venha aparecer.
Por sua vez e sendo totalmente diferente dos 2 primeiros tipos de liderança, o líder com caráter liberal deixa os seus liderados totalmente livres e só demonstra participação a partir do momento em que é solicitada.
No entanto, este tipo de comportamento somente é colocado em prática quando se percebe o amadurecimento do grupo.
O amadurecimento dos liderados é de grande importância àqueles que querem implantar este tipo de método, uma vez que caso haja imaturidade, logo, o grupo irá desfocar das metas e terminar por desrespeitar o líder.
Isso se dá por causa do comportamento do líder refletir no posicionamento dos liderados, independente de qual seja os tipos de liderança adotados.
De forma muito simples, um líder coach tem o perfil daquele profissional que sempre tem a preocupação em dar exemplo, porque entende bastante como o seu comportamento pode terminar por refletir em todo o seu time.
Afinal, será a sua imagem e a forma de tratamento dos liderados que contará muito para a performance no geral.
Desta feita, sendo um dos tipos de liderança mais comuns que se pode encontrar no mercado de trabalho, o líder técnico é aquele que tem um grande know-how.
Isto é, conseguir o seu cargo de líder por conta da sua experiência, devido ao grande número de vezes que obteve solicitação para resolver algum problema e, portanto, reconhecimento da sua capacidade.
A principal característica deste profissional, como o próprio nome já pressupõe, é o tecnicismo, foco na operacionalização eficiente em sua área de atuação, em sua especificidade.
Por sua vez, o líder motivador é comumente a referência para todo o seu time, a sua equipe sempre busca alguém para quem possa olhar e esta pessoa é exatamente o líder motivador.
Uma das principais características deste líder é a entrega de resultados sem precisar massacrar os seus liderados, bem como não tem problema algum em assumir os seus erros, reconhecer fraquezas e, principalmente, trabalhar em grupo com o fim de desenvolver todo a sua volta.
Sendo um dos tipos de liderança mais incomum em todo o mercado de trabalho, o líder carismático possui o poder de agradar, atrair, cativar, despertar o interesse da sua equipe para, assim, conquistar resultados.
Desse modo, se associa a quem tem êxito na profissão e também a pessoas que conseguem se sobressair por causa da sua personalidade forte e impactante.
Uma das características mais presentes nos tipos de liderança é a capacidade de se adaptar aos diferentes tipos de ocasiões, situações adversas, acontecimentos econômicos. Assim sendo, esta é a principal qualidade de um líder situacional.
Este líder consegue conduzir todo o seu time de maneira efetiva mesmo quando o cenário muda, isto com a finalidade da equipe se manter positiva e os resultados desejados serem alcançados, se tornando, dessa forma, muito essencial à toda equipe.
Por fim e dentre os tipos de liderança temos o líder paternalista.
Este tipo de líder acredita que caso queira alcançar bons resultados com excelência, então, se faz preciso haver uma ambiente agradável e também uma relação harmônica entre todas as pessoas da sua equipe.
Por isso, o que se valoriza dentro de uma relação com o líder paternalista são o indivíduo e suas emoções e não os prazos de entregas e suas respectivas atividades.
Uma vez entendido que há diversos tipos de liderança, logo é normal que surja a pergunta sobre qual é a liderança ideal, entretanto a verdade é que não existe apenas um tipo de liderança ideal, mas sim a junção de vários tipos para se chegar ao comportamento ideal em determinada situação.
Pois que, todo os tipos de liderança tem os seus benefícios e defeito, seu prós e contras, pontos forte e fracos e, portanto, o ideal mesmo é unir as parte mais importante e boas de cada tipo e, assim, por meio da junção das qualidade conseguir chegar a um ponto de equilíbrio ideal.
Por exemplo, conseguir se adaptar a situações diversas ao passo que consegue ser um exemplo para a sua equipe e também impulsionar ela com carisma.
Bem como, sem deixar de lado a sua capacidade tecnicista de executar as atividades e de tomar atitudes em conjunto com a sua equipe. Desse modo, estas são algumas das melhores qualidades dos tipos de liderança existentes.
Dessa forma, como dito no decorrer do texto e de acordo com a teoria comportamental, há a possibilidade de se desenvolver uma posição de líder a partir do seu comportamento e, desse modo, iremos te passar algumas dicas de como você pode desenvolver a liderança em sua equipe.
Uma das primeiras atitudes que você deve tomar é traçar metas concretas, afinal serão elas que irão te motivar junto com a sua equipe para alcançar os devidos resultados.
No entanto, tente deixar os seus objetivos o mais claro possível, assim será mais palpável e mais difícil de se perder no caminho.
Outro ponto importante é admitir os seus erros, isto demonstra maturidade à sua equipe e também que você estará ao lado dela para aprender com o processo de crescimento.
Além disso, não deixa de lado o relacionamento profissional com a sua equipe, se esforce para conhecer ela, ser um ótimo líder significa, também, estar atento aos valores, história e sonhos dos liderados, assim será mais fácil de saber lidar com cada um deles.
Por fim, as duas últimas dicas é você tomar iniciativa para assumir projetos e ajudar a sua equipe.
Pois que, ao ter iniciativa demonstra-se a sua vontade de crescer, de fazer mais do que se pede, de ultrapassar seus limites e isso poderá incidir no comportamento da sua equipe e motivar ela a querer cada vez mais.
Já em relação a ajudar a equipe, logo, isso irá mostrar para todos que você valoriza realmente o trabalho em equipe e, por isso, fortalecerá ainda mais o vínculo, a união do seu time. Afinal, se até o líder ajuda, então, os liderados também poderão ajudar seus colegas, isto como reflexo do comportamento da liderança.
Portanto, neste texto você acabou de conferir alguns pontos importantes a respeito do mundo que gira em torno de um líder.
Desse modo, desde a mais simples definição até os tipos de teorias sobre o entendimento da habilidade de liderança os seus tipos que carregam consigo características próprias.
Além disso, você passou a entender qual é o tipo de liderança ideal e teve acesso a algumas dicas para desenvolver a sua habilidade de liderar.
Dessa maneira, esperamos ter contribuído para o entendimento e aprofundamento no tema. Não deixe de conferir diversos outros conteúdos em nosso blog para saber muito mais.
Notícias selecionadas sobre Finanças Corporativas, Concessões e PPPs