Filmes para administradores

Que os contadores e administradores são figuras essenciais para uma empresa todo mundo já sabe. O que muitos não sabem é que eles também figuram entre clássicos do cinema. Por isso, separamos alguns filmes para administradores assistirem no seu tempo livre.

Então se você trabalha na área de contabilidade e de administração pode assistir aos indicados da nossa lista (e tem até indicação para ver com as crianças!). Continue lendo!

Filmes para administradores de empresas assistirem

1) Os Intocáveis – “The Untouchables”

Nossa primeira indicação de filmes para administradores mostra a saga de um agente federal americano para prender o famoso gângster Al Capone.

Um dos pontos mais interessantes do filme é que a polícia utiliza os registros contábeis existentes para prender o criminoso, mostrando o poder informativo da contabilidade.

2) Trabalho Interno – “Inside Job”

Este não é exatamente um filme para administradores, mas um documentário feito em 2010 que fala sobre a crise financeira global que assolou o mundo entre 2007-2012.

O diretor descreve o documentário como “a corrupção sistêmica dos Estados Unidos pela indústria de serviços financeiros e suas consequências.”

Ele mostra as práticas bancárias e explora como a política e as grandes instituições financeiras contribuíram para o início da grande crise.

3) O Lobo de Wall Street – “The Wolf of Wall Street”

Nossa terceira indicação de filmes para administradores se baseia na história real de um corretor da bolsa de Valores de Nova York da década de 80 e mostra o debate moral entre a ganância e a ética no ambiente profissional.

O ator Leonardo DiCaprio vive o protagonista Jordan Belfort – “O Lobo de Wall Street”.

O filme traz as memórias do corretor, que queria enriquecer a qualquer custo, cometendo diversos crimes para esse fim, levando uma vida de excessos, e que acaba preso pela sua ganância e falta de ética.

4) Um Sonho de Liberdade – “The Shawshank Redemption”

Este filme para administradores traz à tona o poder da contabilidade e do contador mostrando onde o poder de se ter o controle sobre as contas da empresa/pessoais pode levar um bom profissional.

A história conta sobre um detento que era contador e consegue conquistar a confiança das autoridades do presídio fazendo declarações de IR e o controle das contas pessoais dos mesmos, tudo isso para conquistar seu objetivo final.

5) Monstros S/A – “Monsters, Inc.”

Nossa quinta indicação de filmes para administradores é também um filme excelente para assistir com as crianças.

A história conta sobre uma empresa que gerava energia através do grito de crianças e, por isso, os monstros precisavam ser assustadores para fazer com que as mesmas gritassem.

Mas, com o passar do tempo e sustos iguais, as crianças começaram a sentir menos medo dos monstrengos e isso criou uma crise generalizada na empresa, que não conseguia gerar a mesma energia que antes.

Mike e Sulley, dois monstros que trabalhavam na empresa, descobrem que o riso das crianças também gerava energia, mostrando (de um jeito bem fofo) que as empresas devem constantemente se reorganizar e saber enxergar oportunidades em períodos de crise.

6) Amor sem escalas – “Up in the air”

O sexto filmes para administradores não retrata exatamente uma função administrativa, mas é um assunto que envolve sim os gestores quando ocorre.

O filme mostra a rotina profissional de um executivo que viaja o mundo com a missão de demitir trabalhadores de empresas multinacionais.

Mas a chegada de uma mulher no departamento quebra sua rotina no momento em que ela implanta um processo de demissões por videoconferência.

Entra em cena um conflito entre o tradicional e o novo que transcende as escolas de negócios transformando as relações.

O protagonista é George Clooney e seu personagem representa a geração que se defende muito bem das mudanças tecnológicas para se sustentar.

Outro conflito do filme é a comunicação. O personagem principal não escuta, não lê os sinais, o que resulta em um grande erro. Vale a pena refletir e analisar como as relações profissionais e pessoais são interligadas.

7) O Discurso do Rei – “The King’s Speech”

Fechando a nossa lista de filmes para administradores temos ‘O discurso do Rei”.

Nele, a relação entre o Rei George VI e o terapeuta Lionel Logue mostra a importância dos líderes serem eficazes na hora de se comunicarem.

Outro aprendizado do filme é que servir não significa dizer sim a tudo e que um gestor precisa ser tão firme quanto o terapeuta, mas sem perder o bom humor e a delicadeza.

Além dos filmes para administradores, veja também alguns de nossos conteúdos:

Avaliação de pequenas empresas (Valuation) para compra e venda: o guia definitivo

Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira: o que é e como fazer

Porque a próxima aposta do Google também deveria ser a sua!

12 sinais que a sua empresa precisa fazer o controle patrimonial

Clique aqui para entrar em contato conosco!

A Investor conta com uma equipe especializada em avaliações com foco no sucesso dos negócios. A experiência e seriedade no serviço, aliados à equipamentos de ponta, permitem a entrega de resultados precisos, eficientes e com agilidade. Saiba mais sobre nossos serviços.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *