dicas-gestao-empresarial

Gestão Empresarial

8 dicas de gestão empresarial para fazer sua empresa crescer

Aprender dicas de gestão empresarial nunca é demais. Especialmente nos últimos meses do ano, quando os administradores, gestores e diretores são responsáveis por definir quais serão as estratégias da empresa ou do setor de sua responsabilidade.

Além da preocupação em atingir as metas do ano, é necessário despender algum tempo em projeções e planos para o ano seguinte.

Para auxiliar você nessa (árdua) tarefa, listamos oito dicas de gestão empresarial para colocar em prática e obter melhores resultados para a sua empresa.

Dicas de gestão para administrar uma empresa

1- Faça uma análise dos dados históricos da empresa

Analisar é a primeira dica de gestão empresarial da nossa lista. Antes de determinar um plano estratégico, é de extrema importância que seja analisado quais fatores influenciaram de maneira positiva nos resultados da empresa, bem como quais não funcionaram da maneira esperada.

Além de ações estratégicas, os dados históricos refletem a sazonalidade da operação, os prazos determinados por fornecedores e clientes, a sensibilidade do produto à fatores externos como política, economia, clima, etc.

2- Aposte em ações estratégicas

Aumentar o market share, os pontos de venda, a carteira de clientes, são algumas das vantagens das empresas que realizam alguma operação de fusão ou aquisição (M&A).

Ela possibilita um crescimento sustentável e rápido para a empresa e são uma tendência mundial para os próximos anos.

O M&A tende a crescer de forma significativa devido ao crescimento do número de startups (empresas de tecnologia) em diversos setores que precisam de investimentos.

Para as grandes empresas, elas são uma ótima forma de inovar e já estão substituindo o setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) das empresas.

3- Trace planos factíveis

Nossa terceira dica de gestão é de nada adianta traçar planos de ações se eles não forem, de fato, viáveis. Para saber a viabilidade de um projeto é imprescindível realizar um estudo de viabilidade econômico-financeira para analisar o real potencial de retorno do investimento.

Esse relatório fornece para o administrador indicadores como o payback, o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) e aumenta as chances de um investimento mais assertivo e o retorno esperado para a empresa.

4- Avalie a necessidade de reestruturação das suas dívidas

O primeiro passo para recuperar uma empresa é realizar um levantamento de todas as dívidas da empresa e o seu perfil, listando os valores, os credores, os prazos de vencimento e as taxas de juros.

Feito isso, é necessário traçar diferentes estratégias para cada tipo de passivo, priorizando aqueles com maior taxa de juros ou cujo não pagamento imediato impacte sua operação. Veja os 5 itens fundamentais para recuperar a sua empresa.

5- Faça um fluxo de caixa mais assertivo

Uma situação frequente na administração de uma empresa são as despesas “inesperadas”. Essas despesas interferem não apenas no fluxo de caixa da empresa, mas podem culminar até mesmo na paralisação da operação, atrasando prazos e entregas.

Um dos fatores mais negligenciados pelos gestores é o controle de patrimônio da empresa, que possibilita ao gestor prever a substituição de um maquinário, programar a manutenção dos equipamentos, entre outros.

Para saber mais dicas de como administrar uma empresa financeiramente leia o nosso artigo: Controle de Patrimônio.

6- Invista em tecnologia

gestao-empresarial-planosOutra dica de gestão empresarial são os softwares como Treasy (Gestão Orçamentária), STRATWs ONE – Siteware (Gestão de Indicadores), Pipedrive (CRM – Funil de vendas), RD Station (Gestão de Marketing) e Exact Sales (Pré-vendas), são alguns sistemas que podem melhorar sua produtividade, otimizar seu tempo e melhorar a organização da sua empresa.

Além desses, também existem empresas que desenvolvem softwares para atender a demanda específica do seu empreendimento, como a Dextra.

7. Aplique a regra 80/20

Uma maneira eficaz de determinar onde você deve gastar mais tempo é a regra 80/20. A regra 80/20 basicamente diz que 80% dos seus resultados vêm de 20% de seus esforços.

Assim, seu trabalho no gerenciamento eficaz do tempo é aumentar a quantidade de tempo que você passa a cada dia e a cada semana nessa categoria de 20%, onde você obterá os melhores resultados em sua empresa (e menos tempo em qualquer outro lugar).

Este é um processo, portanto, continue aplicando essa dica de gestão empresarial toda semana até ter uma ideia muito clara de onde você pode obter o máximo de seus minutos.

8. Delegue, mas não abdique

Obviamente, ser um pequeno/médio empresário eficiente significa confiar em outras pessoas para ajudá-lo a realizar todo o trabalho.

A principal coisa sobre a delegação é evitar a “abdicação” – ou seja, você precisa evitar dar responsabilidades aos funcionários sem efetivamente prepará-los e treiná-los para a tarefa. Isso é uma dica de gestão empresarial muito importante.

Parte de fazer este trabalho é contratar as pessoas certas, mas também requer investir tempo treinando-as.

A Investor conta com uma equipe especializada em avaliações com foco no sucesso dos negócios. A experiência e seriedade no serviço, aliados à equipamentos de ponta, permitem a entrega de resultados precisos, eficientes e com agilidade. Saiba mais sobre nossos serviços.

Restou alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato com a gente!

.

Nossos conteúdos relacionados:

Porque a próxima aposta do Google também deveria ser a sua!

10 motivos para avaliar suas máquinas e equipamentos e como são feitas as 5 etapas dessa avaliação

Os 12 Sinais que a sua empresa precisa fazer o Controle Patrimonial

Controle de patrimônio e orçamento: como um afeta o outro?

[Case de sucesso] Avaliação de 35 startups (Valuation)

Porque os Brasileiros estão aderindo tanto às Fintechs?

Valuation de Startups: como é feito?

 

compartilhe

Receba nossa Newsletter

Notícias selecionadas sobre Finanças Corporativas, Concessões e PPPs


    Finanças Corporativas

    Concessões e PPPs