Comprar ou vender para o exterior não é fácil. É preciso conhecer os mercados fora do Brasil, entender necessidades, criar demandas, entender as valorizações ou desvalorizações do real em relação a outras moedas e muito mais. Neste contexto, saiba que contratar uma assessoria cambial é uma excelente ideia.
Entenda melhor: com a globalização cada vez mais presente nas nossas vidas, a necessidade de relações internacionais também aumentou, tanto para procedimentos econômicos e comerciais como para o turismo. As pessoas compram e vendem mais para o exterior, da mesma maneira que turistas visitam mais frequentemente outros países.
O impacto disso no ramo dos negócios é claro, cada vez mais empresários estão sujeitos às idas e voltas do câmbio, e isso gera dúvidas.
Quais são as legislações vigentes no país com o qual você vai fazer negócio? Como fazer as conversões monetárias? Como ter acesso a pesquisas de mercado?
São várias as dúvidas que passam na cabeça de quem está envolvido em transações internacionais e os serviços de assessoria cambial podem ajudar e muito nesta hora.
Não tenha dúvidas! Com o auxílio de empresas especializadas em assessoria cambial, é possível entender as remessas e os custos incidentes em um contrato de câmbio. Com este tipo de assessoria, as operações com moedas estrangeiras se tornem de mais fácil entendimento e execução.
Para começar, um serviço de assessoria cambial excelente é muito útil no planejamento. Veja bem, em qualquer negócio dentro do Brasil estamos sujeitos a uma variedade enorme de variáveis que podem afetar o nosso faturamento. Agora imagine quando estamos comprando, vendendo ou prestando serviços para países com culturas bem diferentes da nossa.
É claro que as variáveis vão aumentar, assim como o risco. Um dos papéis de uma assessoria cambial é montar um planejamento justamente reduzir estes riscos. Mas não é só isso. Uma empresa excelente neste ramo deve oferecer:
Ora, uma vez que você conta com a ajuda de uma empresa com a expertise necessária para as questões citadas acima, isso significa que você tem mais tempo para ser investido no seu próprio negócio.
Imagine uma empresa especializada em, digamos, turismo. O gestor desta empresa tem duas opções: ou ele mesmo resolve toda a questão cambial ou contrata uma assessoria que preste este serviço, deixando para o administrador a parte em que ele é o mestre: o turismo.
Novas rotas, novos contatos, novas parcerias, ou tudo o que o seu negócio demande. Enfim, o gestor que contrata uma assessoria cambial tem mais tempo para cuidar do seu produto e isso pode ter um impacto enorme no faturamento.
Entender o conceito é simples. Ao fazer negócios com o exterior é necessário enviar e receber dinheiro de outros países. Essa operação é chamada de natureza.
O que não é simples, e por isso contratar um serviço de assessoria cambial é uma ótima ideia, é entender todos os tipos de naturezas e quando cada uma delas deve ser usada.
Existem para pessoa física as naturezas de envio e elas mostram como você paga contas e serviços fora do país. Há também diversas naturezas de recebimento, ou seja, de como você pode trazer a verba do exterior para o Brasil.
Para as pessoas jurídicas são outras naturezas, tanto para envio quanto para o recebimento. Organizar este vai e vem de dinheiro é fundamental para que a empresa funcione corretamente e uma excelente assessoria cambial vai trazer excelência neste aspecto da sua empresa.
Um serviço de assessoria cambial também torna um contrato de câmbio muito mais seguro. Esse contrato deve ser feito para regular as transações (tanto financeiras quanto comerciais) quando há negócio entre uma parte que está no Brasil e outra no exterior.
O contrato de câmbio tem obrigatoriamente três partes, o exportador, o vendedor da moeda de fora do país e uma instituição bancária, que deve ter autorização do Banco Central para isso.
Na prática, este é o contrato que vai regular a forma como uma pessoa ou uma empresa compra e vende moedas para que os negócios possam continuar. Além disso, contrato de câmbio é uma obrigatoriedade legal.
Assim como no caso das naturezas, há vários tipos de contratos de câmbio, cada uma delas com as suas próprias especificidades, com formas diferentes de alteração ou de cancelamento, com regras específicas do Banco Central, enfim, uma enorme dor de cabeça burocrática.
O remédio para isso, neste ponto do post você já conhece. Uma excelente assessorial cambial vai ter todo o conhecimento necessário para fechar o melhor contrato de câmbio possível. Seu tempo, sua empresa e o seu faturamento agradecerão.
Em parceria com a SpotEX – Assessoria Cambial, desenvolvemos a Calculadora de Spread Bancário no Pagamento de Invoices que vai te auxiliar no cálculo do Spread Bancário, que é a diferença percentual entre a cotação da moeda estrangeira comercial e a cotação utilizada pelo banco na hora de realizar a operação; do Lucro Bancário, que é uma variante do spread e do VET – Valor Efetivo da Transação, que é o valor final que foi pago em cada unidade de moeda estrangeira após a aplicação do spread bancário e tarifas bancárias.
Entenda a cotação do dólar e a diferença entre o dólar turismo, comercial e paralelo
Índice Ministério de Portos e Aeroportos lança plano estratégico com 1.500 projetos até 2035 Decisão…
Índice Atlético Mineiro lidera ranking das SAFs mais valiosas do Brasil Softplan adquire Runrun.it e…
Índice Maior Carteira de Leilões Portuários da História Enfrenta Desafios para Atração de Concorrentes EcoRodovias…
Índice M&As no setor de tecnologia já superam as expectativas em 2024 Fleury adquire laboratório…
Índice O que é o CPC 34? Objetivo do CPC 34 Atividades Envolvidas na Exploração…
Índice Governo lança programa para otimizar concessões rodoviárias ANTT marca audiência pública para concessão da…