Categories: Gestão Empresarial

Os benefícios da Governança Corporativa para o seu negócio

A governança corporativa é o que põe ordem na casa. Ela possui um conjunto de várias regrinhas que dão sentido à rotina do negócio.

Dando, assim, mais agilidade, transparência e autonomia às atividades da empresa, independente do tamanho que ela tenha.

Isso se aplica a tomadas de decisão estratégicas, como, por exemplo, iniciar um novo projeto, ou até contextos de impasse entre sócios ou diretoria. Já imaginou a dificuldade de tomar uma decisão quando dois sócios majoritários da empresa discordam?

Para implementar uma cultura de governança corporativa em uma empresa, é necessário, primeiramente, saber quais valores são essenciais manter dentro desse contexto.

Você já sabe quais benefícios uma boa Governança Corporativa pode trazer para a sua empresa?

Vamos te contar um pouco mais sobre isso!

 

O que é Governança Corporativa?

A governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas são coordenadas, monitoradas e incentivadas. Sendo assim envolve a integração entre as áreas de uma organização.

Sua implementação tem como principal objetivo aumentar a credibilidade, da empresa, na visão de investidores. Criando, assim, uma estrutura eficiente, tanto de incentivos quanto de monitoramento, para que o comportamento dos administradores esteja sempre alinhado com os interesses dos investidores.

Existem algumas práticas que são essenciais para uma boa governança corporativa, como, por exemplo, a instauração de um Conselho Administrativo ou Consultivo, a entrega de relatórios periódicos, o uso de ferramentas de gestão, estabelecer uma hierarquia clara, entre outros.

Saber os valores da organização é sempre importante para a implementação de uma cultura de boa governança corporativa, já que essa cultura é baseada em valores como transparência e responsabilidade, e só assim estabelece estruturas específicas para a prática desses valores.

 

Princípios básicos de uma boa Governança Corporativa

A governança corporativa possui quatro princípios básicos:

1-transparência;

2-equidade;

3-prestação de contas;

4-responsabilidade corporativa.

A adoção desses princípios resulta em um clima de confiança tanto dentro quanto fora da organização. Vamos entender um pouco mais sobre cada um:

Transparência: Estrutura interna que garante a disponibilização de informações sobre a tomada de decisões e os processos internos às partes interessadas, como governo, investidores, parceiros, entre outros.

Equidade: É caracterizado pelo tratamento justo e igualitário dos sócios e de todas as partes interessadas, levando em consideração seus deveres, direitos e expectativas.

Prestação de Contas: Envolve a prestação de contas, de decisões tanto à nível financeiro quanto de desempenho de atividades, entre todos aqueles que possuem responsabilidades na empresa. É necessário que seja feita de forma clara, precisa, compreensível e oportuna. Com isso, assume-se totalmente as consequências tanto de seus atos quanto as omissões. Sua prática existe para reduzir a desconfiança entre sócios e administradores.

Responsabilidade corporativa: Faz com que questões como a sustentabilidade do planeta sejam levadas em conta. Dessa forma, a empresa passa a adotar e incorporar atitudes que visem preservar o meio ambiente, ser socialmente mais justas e diversas.

 

Benefícios da Governança Corporativa

Uma boa governança corporativa não só fornece informações úteis para os investidores e reduz a assimetria de informações, como também auxilia a companhia a melhorar suas operações. Por conta disso, é de suma importância ter um conselho qualificado e práticas precisas. Assim, é possível evitar situações decorrentes de:

Erros estratégicos – Resultado de muito poder concentrado no administrador principal;

Abusos de poder – Do investidor controlador sobre os demais, da diretoria sobre os investidores e dos administradores sobre terceiros;

Fraudes – Uso de informação privilegiada em benefício próprio, atuação em conflito de interesses.

Além dela melhorar a gestão empresarial, ela também agrega valor a imagem da organização o que atrai investidores.

É necessário encontrar um ponte de equilíbrio na governança corporativa, afinal, o excesso de regras e restrições, ou a falta total deles atrapalha o desempenho de um organização.

 

É sempre importante estar atento às práticas de governança corporativa utilizadas para melhorar o ambiente. Já que, uma boa gestão empresarial é indispensável para a integração e para realização de um bom planejamento estratégico para o seu negócio.

 

Conteúdo Relacionado

 

Recent Posts

  • Newsletter

Ministério de Portos e Aeroportos lança planos setoriais com 1.500 projetos até 2035 – 12/12/2024

Índice Ministério de Portos e Aeroportos lança plano estratégico com 1.500 projetos até 2035 Decisão…

2 semanas ago
  • Newsletter

Atlético-MG lidera ranking das SAFs mais valiosas do Brasil – 10/12/2024

Índice Atlético Mineiro lidera ranking das SAFs mais valiosas do Brasil Softplan adquire Runrun.it e…

2 semanas ago
  • Newsletter

Desafios para a carteira de leilões portuários – 04/12/2024

Índice Maior Carteira de Leilões Portuários da História Enfrenta Desafios para Atração de Concorrentes EcoRodovias…

3 semanas ago
  • Newsletter

Setor de tecnologia surpreende com M&As – 03/12/2024

Índice M&As no setor de tecnologia já superam as expectativas em 2024 Fleury adquire laboratório…

3 semanas ago
  • Finanças corporativas

CPC 34: Contabilização de Ativos Minerários na Exploração de Recursos

Índice O que é o CPC 34? Objetivo do CPC 34 Atividades Envolvidas na Exploração…

3 semanas ago
  • Newsletter

Governo Federal lança Programa de Otimização de Contratos de Concessão Rodoviária – 28/11/2024

Índice Governo lança programa para otimizar concessões rodoviárias ANTT marca audiência pública para concessão da…

4 semanas ago