IFRS e as razões do ajuste às normas internacionais de contabilidade

normas internacionais de contabilidade

Você compreende o conceito sobre o que é IFRS e qual a importância das Normas Internacionais de Contabilidade, para sua empresa? 

Se essa ainda é uma questão para você e seus gestores, sugerimos que acompanhe este artigo.

O processo de globalização fortaleceu a relação entre as instituições financeiras e ampliou as negociações entre elas.

Entretanto, muitas empresas apresentavam particularidades quanto às normas contábeis adotadas e isso dificultava a mensuração das transações.

Neste cenário, surgiu a necessidade de utilizar um padrão único para análise das demonstrações contábeis, e muitos países decidiram pela adequação às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS).

No Brasil, estas normas estão sendo adaptadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) regidas pela lei 11.638/07.

 

O que é o IFRS?

O IFRS (International Financial Reporting Standards) é um conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board). As normas foram criadas com o objetivo de padronizar os procedimentos contábeis e critérios de negociação.

Por que houve a adequação do IFRS no Brasil?

As empresas nacionais que possuíam ações negociadas em bolsas estrangeiras tinham de elaborar suas demonstrações contábeis a partir das normas brasileiras e das internacionais. Tal fato elevava o custo e o tempo necessários para elaboração dessas demonstrações, que são necessárias para o cumprimento das obrigações legais.

Sendo assim, optou-se por padronizar as normas contábeis brasileiras a partir das normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo IASB.

Este órgão emite pronunciamentos contábeis de alta qualidade e exerce papel de liderança na convergência global das normas contábeis.

 

Mudanças em decorrência da adequação às normas internacionais de contabilidade

A padronização das normas de contabilidade brasileiras ocasionou mudanças na área contábil, uma delas foi a alteração no conceito de ativo.

Para um bem ser classificado desta forma não é necessário pertencer a uma empresa.

Leia mais em: Classificação de ativos de uma empresa

A instituição que detém o controle do ativo, portanto, as melhorias produzidas por ele, não precisa dispor de sua propriedade para que este seja considerado nas Demonstrações Contábeis.

Os ativos tangíveis e os ativos intangíveis são definidos de acordo com a possibilidade de geração de melhorias financeiras para a instituição, como fluxo de caixa líquido positivo, por exemplo.

A lei 11.638/07 tornou obrigatória a divulgação dos fluxos de caixa para indicar a proveniência do dinheiro que entrou e saiu do caixa da empresa em um certo período. Isso gerou maior transparência com relação à maneira com que a instituição gerencia seus recursos e trouxe mais informações contábeis de qualidade.

Da mesma forma, com a adoção do que é IFRS, a geração e distribuição de riquezas das instituições também passou a ser registrada.

Empresas impactadas

As empresas que sofreram mais mudanças devido à adequação das normas internacionais de contabilidade foram as Sociedades Anônimas de Capital Aberto, uma vez que possuem capital formado por ações negociadas no mercado.

Leia também: Demonstrações contábeis para empresas de capital aberto.

Entretanto, a adequação – ao que é IFRS – se estendeu também às empresas que não possuem capital na bolsa de valores, além de pequenas e médias empresas.

Este fato ocorreu devido ao maior interesse dos investidores por instituições que estivessem em conformidade com as normas em questão.

 

Benefícios da adequação às normas internacionais de contabilidade

A adequação às normas internacionais de contabilidade propiciou um aumento na comparabilidade e qualidade das demonstrações financeiras e, consequentemente, tornou as empresas e o Brasil, mais atrativos para investidores estrangeiros, impulsionando a economia do país.

Houve também um aumento na eficiência das empresas que se adequaram, uma vez que as atividades contábeis foram padronizadas e otimizadas.

Além disso, as normas não são somente de cunho fiscal, podendo ser utilizadas para contabilização das ações que alteram o patrimônio das empresas e para tomada de decisões gerenciais.

A Investor conta com excelentes profissionais da área de Contabilidade e pode adequar sua empresa às Normas Internacionais de Contabilidade, bem como tirar qualquer dúvida que tenha ficado sobre o que é IFRS.

Saiba mais sobre nossos serviços!

Conteúdos relacionados

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *