A avaliação técnica imobiliária é um relatório baseado em engenharia de avaliações, que consiste em conhecimentos técnicos e científicos para avaliar bens. Esse relatório tem embasamento normativo e possui uma série de procedimentos técnicos a serem seguidos pelo avaliador.
A partir da avaliação técnica imobiliária cria-se um laudo técnico de avaliações, que se trata de um relatório detalhado para determinar o valor de uma propriedade – seja ela rural, urbana, glebas, aeroportos, indústrias, portos, hotéis, shoppings, propriedades com edificações mais complexas, entre outros. Além disso ele é fundamentado de acordo com a finalidade da avaliação e segue alguns procedimentos tais como: a vistoria do imóvel e de seu entorno, uma pesquisa completa das propriedades semelhantes/comparáveis da região onde se localiza o bem e cálculos de avaliações precisos de acordo com a metodologia e normas requeridas.
Esse processo de avaliação deve ser realizado por algum engenheiro, arquiteto ou agrônomo, devidamente registrados no CREA/CAU, e preferencialmente associado do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) – órgão federativo que tem o intuito de elevar a qualidade das avaliações e perícias a níveis de excelência através da divulgação e organização de cursos na área, notícias de inovações no setor e auxílio aos associados por meio de conteúdos relevantes.
O motivo de realizar um laudo técnico de avaliações é obter os benefícios de uma boa gestão de patrimônio, alocando os ativos da melhor maneira possível e garantir o melhor retorno sobre determinada propriedade. No âmbito mais geral, a finalidade das avaliações são:
Além disso, a Avaliação Técnica Imobiliária pode garantir a quem solicita o serviço, o potencial de rentabilidade de determinado imóvel – se o valor locativo está abaixo ou acima do valor de mercado daquela região; se o aluguel de um imóvel vale mais a pena que comprar uma determinada propriedade; se o valor do imóvel, que representa um ativo imobilizado, poderia auxiliar o crescimento de uma empresa através do aumento do fluxo de caixa, sendo assim, mais vantajoso a venda.
Exemplo de um laudo de avaliação imobiliária que determina o valor justo da propriedade:
Gostou do tema e quer saber mais?
Esta publicação foi a primeira da série de posts sobre avaliações, que terá semanalmente uma publicação, totalizando 4 publicações.
Na próxima semana falarei sobre Avaliação de Maquinários e Equipamentos, bem como de ativos fixos de menor relevância financeira, como Mobiliário e Utensílios, para maximização dos lucros. Após, abordarei as normas e princípios que permeiam essas avaliações e, por fim, as especificações de um laudo técnico.
Acesse também o e-book “Avaliações Imobiliárias: definição, regras e finalidades”
Rodrigo Oliveira
Diretor Geral da Investor
rodrigo.oliveira@investorcp.com
Índice Ministério de Portos e Aeroportos lança plano estratégico com 1.500 projetos até 2035 Decisão…
Índice Atlético Mineiro lidera ranking das SAFs mais valiosas do Brasil Softplan adquire Runrun.it e…
Índice Maior Carteira de Leilões Portuários da História Enfrenta Desafios para Atração de Concorrentes EcoRodovias…
Índice M&As no setor de tecnologia já superam as expectativas em 2024 Fleury adquire laboratório…
Índice O que é o CPC 34? Objetivo do CPC 34 Atividades Envolvidas na Exploração…
Índice Governo lança programa para otimizar concessões rodoviárias ANTT marca audiência pública para concessão da…