É fato que todas as empresas querem vender, mas será que o processo de gestão de vendas realizado é eficaz? Às vezes pode parecer um desafio encontrar alternativas para alavancar os resultados do negócio, mas isso pode ser reflexo da falta de um processo de gestão organizado e estruturado.
O gerenciamento comercial possibilita que as empresas otimizem processos e, por consequência, alcancem números melhores, colocando o negócio à frente de seus concorrentes.
Parece algo complexo de ser feito, mas seguindo alguns passos básicos você verá que é possível trazer isso para a realidade da sua equipe. Aqui vamos explicar o que é gestão de vendas e como fazê-la com eficiência.
Confira!
Uma estratégia de gestão de vendas serve para encontrar lacunas em processos e otimizar resultados, tendo como objetivo a evolução do time e, por consequência, da empresa também.
Com um planejamento de gestão de vendas bem definido, é possível definir metas mais assertivas, gerenciar a equipe com mais eficiência, mapear todos os produtos e soluções da empresa e ter mais clareza sobre a jornada do cliente.
Fazer isso requer tempo e colaboração de diferentes áreas da empresa que têm impacto nas vendas, mas esse processo otimiza a atração, retenção e fidelização dos clientes. Por consequência, os resultados da empresa como um todo serão alavancados, afinal, as vendas são o coração de um negócio.
Para que você se destaque frente aos seus concorrentes, vá além do acompanhamento das métricas e KPIs: faça uma análise macro, entenda como a performance das vendas refletem no desenvolvimento da empresa e tenha um panorama completo de como uma gestão estratégica pode trazer melhores resultados.
Leia também: Metas SMART: conheça o método que melhorará seu planejamento
Os gestores estão acostumados a oferecer treinamentos para os times, mas muitas vezes não levam em consideração as particularidades de cada integrante da equipe. Lembre-se: um time de vendas é formado por pessoas e são elas que estão na ponta fazendo contato com seus potenciais clientes. Ao fazer a gestão da equipe de vendas, esteja atento às suas respectivas fortalezas e também aos seus pontos de melhoria para desenvolver profissionais cada vez mais capacitados.
Parece óbvio, mas você e seu time têm clareza sobre o mercado em que atuam? Quais são as referências? Quais são os concorrentes? Todos os envolvidos no processo de vendas precisam ter essa visão amplificada sobre a representatividade da empresa no mercado e como o negócio se posiciona para que a estratégia seja mais assertiva.
Se o seu time não souber porque o produto da empresa é atrativo e relevante para os seus clientes, como será possível vendê-lo? Ao aprender sobre todas as características dos produtos, será possível entregar mais valor ao consumidor, pois a equipe de vendas terá propriedade sobre o que está falando.
Leia também: 5 fatos psicológicos que são comprovadamente eficazes em vendas
Um processo de vendas estruturado serve como um guia para todo o time comercial e estabelece padrões a serem seguidos, os quais podem ser medidos posteriormente para que oportunidades de melhoria sejam identificadas. Então, dedique um tempo para criar as diretrizes e estratégias necessárias para alavancar as vendas da equipe.
A gestão de meta de vendas também é parte essencial do processo. Por isso, escolha indicadores que sejam relevantes para a empresa e que estejam alinhados com o propósito do negócio. Seja realista, mas não deixe de ser audacioso: ao estabelecer metas é preciso sair da zona de conforto para conquistar resultados cada vez melhores e colocar a empresa em novos patamares.
Se você não sabe ao certo por onde começar, a matriz SWOT pode te ajudar. Com ela é possível definir “Strengths” (Forças), “Weaknesses” (Fraquezas), “Opportunities” (Oportunidades) e “Threats” (Ameaças).
Para que o processo de gestão de vendas seja de fato eficaz, é preciso acompanhar todos os resultados obtidos com cada uma das ações.
Uma dica é montar planilhas de controle de vendas, de vendedores, de comissões e armazenar todas as métricas, dessa maneira você começa a criar um histórico mais completo de tudo o que está sendo feito e poderá usar esses dados a seu favor.
Fazer uma projeção de vendas te ajudará a estabelecer metas mais assertivas e que estejam alinhadas com o momento que a empresa está vivendo. As previsões fazem parte do processo de gestão de meta de vendas e são importantes para traçar um caminho em direção aos objetivos do negócio.
Está mais do que na hora de quebrar o paradigma de que todo feedback é negativo. Rodadas de feedback são fundamentais para que ajustes de rota sejam feitos e também para que pontos fortes sejam valorizados e reconhecidos. Com o tempo, você verá como essas ações terão impacto nos resultados das vendas.
Agora que você sabe como fazer uma gestão de vendas eficaz, o próximo passo é colocar essas ações em prática. E que tal contar com a ajuda de uma ferramenta para otimizar seu trabalho? O Zendesk Sell, por exemplo, é um CRM de vendas que ajuda a organizar e automatizar diversos processos de vendas.
Com ele é possível acompanhar a prospecção de clientes, controlar as vendas realizadas, gerar relatórios em tempo real, acompanhar KPIs, analisar as jornadas de compra de cada consumidor e muito mais.
Esse artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes.
Índice Ministério de Portos e Aeroportos lança plano estratégico com 1.500 projetos até 2035 Decisão…
Índice Atlético Mineiro lidera ranking das SAFs mais valiosas do Brasil Softplan adquire Runrun.it e…
Índice Maior Carteira de Leilões Portuários da História Enfrenta Desafios para Atração de Concorrentes EcoRodovias…
Índice M&As no setor de tecnologia já superam as expectativas em 2024 Fleury adquire laboratório…
Índice O que é o CPC 34? Objetivo do CPC 34 Atividades Envolvidas na Exploração…
Índice Governo lança programa para otimizar concessões rodoviárias ANTT marca audiência pública para concessão da…