Gestão Empresarial

Conheça 5 ferramentas para home office para implementar na rotina

Atualmente, o mundo vive uma pandemia do coronavírus, o que tem mudado a realidade de empresas e colaboradores, já que, até então, o isolamento social tem sido apontado como a maneira mais eficaz de diminuir a disseminação do vírus.

Uma das principais alternativas encontradas pelos negócios para minimizar os danos causados pelo coronavírus é a adoção do home office. De acordo com um estudo, haverá um crescimento de 30% dessa modalidade de trabalho no Brasil, após a pandemia, o que só reforça como a tecnologia e o trabalho a distância tendem a reinventar as relações de trabalho.

Neste artigo produzido pela equipe do Tangerino – controle de ponto você vai ver algumas dicas para se dar bem trabalhando a distância, já que esse é um modelo que requer disciplina e organização, além de algumas ferramentas para home office que tornarão o seu trabalho mais produtivo. Confira!

Confira as dicas para se organizar no trabalho em home office

Nos últimos anos, o trabalho remoto tem mostrado mais vantagens do que dificuldades, principalmente em função da evolução das tecnologias.

Dentre elas é possível citar as principais, que são:

– redução de custos para a empresa com luz, energia, água etc.;
– mais flexibilidade para os colaboradores, que podem se organizar e conciliar a produção do trabalho com tarefas pessoais;
– agilidade e ganho de tempo, com a eliminação do período gasto no trânsito;
– diminuição da distância, sendo possível a realização de reuniões e troca de arquivos pela internet;
– possibilidade de contratação de talentos, mesmo que eles residam em outras localidades.

Essas vantagens, porém, só são vistas na prática quando empresa e colaboradores estão bem alinhados sobre o propósito, suas tarefas e responsabilidades e, claro, sobre os prazos que precisam cumprir.

Para ajudar na rotina de quem está trabalhando em home office, veja algumas dicas bem práticas nesse contexto:

Defina horários e crie uma rotina de trabalho

O fato de estar em casa pode fazer com que o colaborador perca a noção de tempo e esqueça um pouco do ambiente de trabalho. Por isso, é recomendado que você estabeleça um horário de trabalho, inclusive as pausas para lanches e almoço. A ideia é manter uma rotina mais parecida possível com a que acontecia na empresa.

Isso inclui também o uso de roupas adequadas, mas confortáveis. Evite permanecer com pijamas ou com a mesma roupa que dormiu, pois essa atitude pode provocar sensação de preguiça e vontade de postergar o trabalho para dormir mais um pouco.

Monte um espaço de trabalho adequado

Um espaço adequado para trabalhar deve ser:

– arejado e bem iluminado (se possível, aproveitando o máximo da luz natural do dia);
– silencioso para se concentrar;
– equipado com mesa e cadeira adequadas e ergonômicas para evitar problemas com dores no corpo pela postura inadequada.

Pense em um espaço também aconchegante, mas que tenha “a cara” de um ambiente de trabalho. Se for preciso, decore o local com acessórios que lembre a empresa ou sua profissão.

Crie uma lista de tarefas

Essa atitude ajuda você a dar prioridades e, caso o tempo do dia não seja suficiente para concluir todas, poder passar para o dia seguinte algo que não seja tão urgente.

Ainda neste artigo, você verá uma dica para organizar suas listas de tarefas de forma eficiente.

Reforce com seus familiares seu horário de trabalho

Um dos principais desafios para quem atua em home office, quando divide a casa com outras pessoas, é ter privacidade e concentração suficientes para trabalhar.

É muito importante que seja explicado aos demais moradores que em determinado período você estará trabalhando. Caso seja necessário, para reforçar, convide todos e explique um pouco sua rotina, principalmente se você precisa de concentração e se faz muitas reuniões que não podem ser interrompidas.

 

Conheça estas ferramentas para home office

Para colocar em prática todas essas dicas, sem dúvidas, você vai precisar contar com a tecnologia. Atualmente, diversas ferramentas para home office estão disponíveis no mercado, muitas delas gratuitas e fáceis de usar. Confira!

1.   Zoom

O Zoom tem sido uma das ferramentas mais utilizadas na pandemia do coronavírus. A plataforma permite realizar videoconferências com diversas pessoas ao mesmo tempo e também armazena as gravações das reuniões na nuvem, sendo possível enviá-las automaticamente para o e-mail.

Com ela, também é possível enviar mensagens em grupo, pelo chat, e fazer o compartilhamento da tela. A ferramenta também tem uma função que permite adicionar uma extensão do Zoom ao Google Calendar, assim, os links das reuniões nos invites que são criados vão direto para a agenda.

2.   Hangouts Meeting

Essa é uma ferramenta do Google que também permite a realização de videoconferências com várias pessoas ao mesmo tempo. Além disso, ela permite a transmissão ao vivo, caso seja necessário.

3.   Google Drive

O Google Drive oferece recursos gratuitos para facilitar o dia a dia de quem precisa produzir, armazenar e compartilhar um grande volume de conteúdo, como textos, vídeos e planilhas.

Uma das funcionalidades mais úteis é a possibilidade de compartilhamento de conteúdo com outras pessoas, que podem fazer alterações e comentários em tempo real, sem a necessidade de armazenamento no computador e envios de e-mails com correções.

4.   Slack

O Slack é uma ferramenta de comunicação interna que lembra um chat. Com ela, é possível reunir todos os diálogos e bate-papos da empresa, podendo substituir ferramentas como o Whatsapp, por exemplo. Ela permite a realização de chamadas em vídeo, além de oferecer a possibilidade de compartilhar outros tipos arquivos, sem a necessidade de envios excessivos de e-mails.

Outro aspecto positivo é que ela permite a integração com outras plataformas, como Zoom e Google Drive, facilitando a rotina de trabalho.

5.   Controle de ponto digital

O controle de ponto digital pode se tornar uma importante ferramenta para gerir a jornada de trabalho dos colaboradores em home office.

Ferramentas que possuem a opção de um check-in de atividades, permite que o gestor da equipe faça cadastro de tarefas e acompanhe as atividades realizadas pelo time. À medida em que forem sendo feitas, os colaboradores marcam  como concluídas.

O que achou dessas dicas de comportamentos e ferramentas para home office? Coloque em prática para transformar o seu trabalho em casa mais ágil, satisfatório e produtivo.

  • Este guestpost foi produzido pela Tangerino!

 

Conteúdos Relacionados

 

View Comments

  • Muito bom o artigo. Me ajudou bastante, uma vez que estou trabalhando em home office, e como o próprio texto diz, ás vezes postergamos algumas atividades por preguiça, relaxamento, ou por estarmos em casa, facilitamos um pouquinho, não dando a devida atenção para uma atividade, o que acaba gerando retrabalhos. Isto realmente aconteceu comigo, estava cheia de preguiça, dando mais atenção á família, do que ao trabalho em si.
    O artigo está me ajudando a ver os pecados cometidos e a repensar a qualidade profissional.
    a cair na real....kkkkkk.
    Valeu, parabéns!!! Gostei bastante.

    • Oi Marlene. Que bom que o artigo te inspirou e ajudou.
      Sabemos que não é nada fácil ter que se adaptar ao momento atual e às demandas.
      Força para se manter com foco e sem protelar :)
      Abraços,

  • Ola, bom dia, muito obrigada para apresentar as ferramentas digitais. Concordo que ajudam muito, especialmente no tempo da pandemia. Devemos fazer muito para manter a nossa vida, como era. Queria somente mencionar que minha ferramenta preferida kanbantool.com/pt/ tambem pode ajudar muito. Gosto de utilizar Kanban, para priorização de tarefas e delegar as tarefas para o meu team. Sinto me muito mais segura no trabalaho, sabendo que Kanban organiza e arranja tudo. Recomendo para todas pessoas ocupadas :))

    • Oi Margo. Que bom que conseguimos contribuir com você, ainda mais nesse momento :)
      Obrigada pela ótima dica, o kanban é mesmo muito útil!
      Sigamos firmes e nos adaptando! Um abraço

Recent Posts

  • Newsletter

Ministério de Portos e Aeroportos lança planos setoriais com 1.500 projetos até 2035 – 12/12/2024

Índice Ministério de Portos e Aeroportos lança plano estratégico com 1.500 projetos até 2035 Decisão…

2 semanas ago
  • Newsletter

Atlético-MG lidera ranking das SAFs mais valiosas do Brasil – 10/12/2024

Índice Atlético Mineiro lidera ranking das SAFs mais valiosas do Brasil Softplan adquire Runrun.it e…

2 semanas ago
  • Newsletter

Desafios para a carteira de leilões portuários – 04/12/2024

Índice Maior Carteira de Leilões Portuários da História Enfrenta Desafios para Atração de Concorrentes EcoRodovias…

3 semanas ago
  • Newsletter

Setor de tecnologia surpreende com M&As – 03/12/2024

Índice M&As no setor de tecnologia já superam as expectativas em 2024 Fleury adquire laboratório…

3 semanas ago
  • Finanças corporativas

CPC 34: Contabilização de Ativos Minerários na Exploração de Recursos

Índice O que é o CPC 34? Objetivo do CPC 34 Atividades Envolvidas na Exploração…

3 semanas ago
  • Newsletter

Governo Federal lança Programa de Otimização de Contratos de Concessão Rodoviária – 28/11/2024

Índice Governo lança programa para otimizar concessões rodoviárias ANTT marca audiência pública para concessão da…

4 semanas ago