Como politicas de sustentabilidade impactam seu valuation

As políticas de sustentabilidade têm ganhado forte visibilidade nos últimos anos, uma vez que estamos cada vez mais reconhecendo a importância de valorizar aquilo que promove qualidade de vida e bem-estar à sociedade, assim como prosperidade.

É sempre bom deixar claro que não estamos falando simplesmente sobre “abraçar uma árvore”. Hoje em dia, impactos ambientais e sociais provocados pelos mais variados empreendimentos são encarados de forma muito mais complexa.

Em outras palavras, apesar de sabermos da necessidade de explorarmos recursos para obtermos itens e serviços necessários para nossas vidas, também reconhecemos que essa prática não pode ser impensada nem irresponsável, pois temos um planeta a zelar.

Por isso, estratégias sustentáveis estão sendo aplicadas em diversos setores da economia, inclusive nos de investimento, tendo impacto considerável no Valuation de uma empresa. Isso significa que estamos em um momento em que negócios com propostas benéficas ao meio ambiente e à justiça social conquistam grande relevância nesse cenário.

 

O que são políticas de sustentabilidade?

Para que você compreenda mais sobre esse assunto e os impactos para empresas, vamos levantar alguns exemplos de políticas de sustentabilidade, bem como abordar ao longo do texto temas como o Investimento Socialmente Responsável (SRI) e o Valuation.

Políticas de sustentabilidade são estratégias e práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável de um projeto, empreendimento ou empresa, considerando fatores sociais, econômicos, ambientais, entre outros.

Essas ações precisam de diretrizes específicas para cada contexto, inclusive tendo a dimensão de oportunidades e possíveis riscos envolvidos para a empresa. Mas, principalmente, essas políticas precisam ser adotadas como um compromisso com a sociedade, ou seja, os benefícios que serão agregados a ela.

O que seria uma política sustentável na prática?

Um exemplo de política sustentável seria uma empresa que adota estratégias para ampliar uma área verde, por exemplo. Esse tipo de iniciativa permite uma redução nos impactos de temperaturas elevadas causadas pelo excesso de concreto, por exemplo, uma vez que é capaz de proporcionar, assim, um equilíbrio térmico em determinada região.

Já em nível social, as políticas de sustentabilidade podem favorecer a inclusão de parcelas da população que sofrem com algum tipo de limitação, ou mesmo segregação. Para exemplificar, isso pode ser feito por meio da obrigatoriedade de contratação de uma porcentagem de mulheres para atividades majoritariamente e tradicionalmente realizadas por homens. Em outras palavras, ações sustentáveis também podem ser muito eficazes no combate a diversas formas de desigualdades.

Outro exemplo muito importante é o Investimento Socialmente Responsável (SRI), que significa investir em projetos capazes de possibilitar muito além dos retornos financeiros para quem acredita neles. A seguir, vamos detalhar melhor esse tema.

 

O que é Investimento Socialmente Responsável (SRI)?

SRI – ou Socially Responsible Investment – é o tipo de investimento que tem como objetivo focar em propostas de cunho sustentável e responsável. Em outras palavras, o Investimento Socialmente Responsável leva em consideração a responsabilidade social e, por que não ambiental, do negócio.

Por exemplo, podem ser beneficiadas por esse tipo de investimento as empresas de tecnologia que oferecem soluções para descarte de lixo, reciclagem, formas de energia limpa, entre muitas outras alternativas de sustentabilidade. Para isso, não apenas o ganho financeiro estimado para o empreendimento é levado em conta, mas também o tipo de impacto que ele pode ter socialmente, isto é, o favorecimento da comunidade como um todo.

É importante lembrar que o setor de tecnologia é apenas um entre tantos capazes de promover políticas de sustentabilidade dignas de grandes investimentos. E vale destacar, mais uma vez, que o SRI deve levar em consideração repercussões interessantes para a economia e a vida em sociedade.

Isto é, projetos que vão na contramão disso, como aquelas que têm impacto considerável para o aquecimento global, estão em um contexto muito diferente.

Papel das instituições financeiras

Nesse tópico do Investimento Socialmente Responsável (SRI) e de fundos que favorecem políticas de sustentabilidade, é importante destacar que esse ciclo de benefícios é levado em conta pelas instituições financeiras na hora de apoiar projetos.

Nos termos das finanças sustentáveis, nos dias atuais, ganham destaque as iniciativas que promovem o bem-estar econômico, social e ambiental, ou seja, para conseguir captar, empresas têm a obrigação e a necessidade de irem além da proposta única de valorização do próprio capital.

Além disso, é importante lembrar que empreendimentos abertamente nocivos à sociedade, como a indústria do tabaco, podem ter investimentos negados ou consideravelmente dificultados. Em outras palavras, negócios precisam ter muito mais que viabilidade econômica, concorda?

 

Como políticas de sustentabilidade importam para empresas?

Você já deve ter percebido o grande impacto das políticas de sustentabilidade em uma empresa e as repercussões para ela e para a sociedade, certo? Ainda assim, é importante detalhar um pouco mais esse tema em mostrar sobre a relevância dessas estratégias para os negócios.

inovação

Inovação e tendência

É seguro dizer que empresas com ações sustentáveis estão seguindo um caminho de mãos dadas com conceitos inovadores, além de estarem na tendência do mercado. Isso tem a ver com a necessidade de buscar meios de transformação constantes, ou seja, que vão de acordo com novos contextos e desafios que a sociedade enfrenta.

Em outras palavras, projetos que têm como foco a solução sustentável ganham muito mais destaque na atualidade, inclusive para captação.

Adesão à cultura

A cultura empresarial voltada para a sustentabilidade favorece uma empresa tanto interna quanto externamente. Colaboradores envolvidos em processos inovadores e que acreditam nas estratégias do empreendimento certamente vão apresentar envolvimento ímpar, o que significa um alinhamento entre a produtividade e a satisfação.

As repercussões disso têm tudo para serem visíveis diante do mercado, inclusive da concorrência. Times engajados têm a capacidade de propagar informação relevante para diversos cantos, algo consideravelmente interessante para a reputação de uma marca.

Credibilidade do mercado

A valorização de uma empresa por meio daquilo que ela promove à sociedade é poderosa para a prosperidade dos negócios. Consumidores percebem isso e aderem a ideais com os quais se identificam. Ou seja, aqui estamos falando sobre o consumo fortemente influenciado pela tal reputação.

Todo esse processo faz parte de um ciclo para a sustentabilidade da própria instituição.

Em outras palavras, a credibilidade de uma empresa é construída por meio de um processo que, entre outros fatores, está ligado à adesão interna e externa, a chamada cultura corporativa. Esta, por sua vez, vai além de suas paredes e é essencial para o crescimento empresarial, uma vez que ajuda a atrair investimentos.

 

Como essas políticas afetam o Valuation?

Todos os pontos mencionados nesse texto se voltam para a importância do Valuation da sua empresa. Ou seja, as políticas de sustentabilidade adotadas por ela vão influenciar bastante na avaliação dela.

O valor de seu negócio pode ser determinado por alguns modelos quantitativos, que vão levar em conta fatores como a saúde financeira, bem como perspectivas de crescimento, possíveis riscos e necessidades. Esses dados são de extrema importância para quem quer angariar investimentos, por exemplo.

E, assim, empreendimentos que estão alinhados com práticas que favorecem questões sociais e ambientais, por exemplo, podem ser beneficiados na hora de captar.

Valuation e políticas sustentáveis

Em um processo de Valuation, é possível identificar e reconhecer falhas das empresas, incluindo as deficiências com relação a políticas sustentáveis. Para isso, são usadas algumas técnicas de avaliação, como o Fluxo de Caixa Descontado (FCD), entre outras.

 

Saiba qual é o valor de suas políticas

Ao longo desse texto você aprendeu sobre os impactos das políticas de sustentabilidade na avaliação de uma empresa, bem como nas possibilidades de investimento.

Para dar continuidade a esse processo, agora é hora de você contar com especialistas em Valuation para determinar o valor real do seu negócio e das políticas associadas a ele.

Solicite um orçamento.

 

Conteúdos Relacionados

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *