Não importa se você é um empresário experiente ou ainda está começando o seu primeiro negócio. Gerar leads é uma necessidade! Existem diversas estratégias para isso e o uso do e-mail marketing é uma das melhores. Mas como fazer isso?

O e-mail marketing tem que ser encarado como uma valiosa estratégia de vendas. Ele se destaca por sua eficácia e por ter um grande alcance junto ao público. Contudo, para que essa estratégia seja realmente relevante, é necessário saber como usá-lo.

Está interessado em gerar mais leads para o seu funil de vendas? Então fique atento a este artigo, saiba tudo sobre essa estratégia e prepare-se para chegar mais perto de quem está interessado no seu produto!

 

Quais benefícios o e-mail marketing pode trazer?

Planejamento empresarial exige estratégia, tática e um operacional com os objetivos muito claros. Isso vale para a diretoria, para o departamento financeiro, para a produção, o pessoal de vendas e também, é claro, para a equipe de marketing.

É importante ter profissionais capacitados em comunicação social para redigir os melhores e-mails marketing. Ele é uma espécie de cartão de visitas, uma apresentação da empresa e, desta forma, precisa estar correto tanto do ponto de vista da língua portuguesa como da veracidade das informações.

Quando essa forma de comunicação é bem planejada, produzida e realizada, pode atingir milhares de pessoas, viabilizando um contato direto entre empresa e possível cliente.

De fato, pesquisas mostram que este tipo de ação tem uma capacidade de retenção de público de 25%. Além disso, o e-mail é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que as redes sociais, como Twitter e Facebook.

  • Dica! Você sabe o que é o Pensamento Owership? Saiba como este conceito pode ser usado para melhorar a produtividade dos seus colaboradores!

 

Importância da segmentação para fazer e-mail marketing

Não basta apenas correção gramatical e de informações para que o e-mail marketing atinja o objetivo de ser uma ferramenta na busca pelos leads. Ele também precisa trazer alguma relevância para o público que você está buscando.

Assim, conhecer o perfil do cliente que a sua empresa procura é fundamental. Você mesmo que está lendo deve receber muitos e-mails por dia, talvez centenas deles. Por que paramos para ler um e-mail e não fazemos a mesma coisa para outro?

A resposta é simples, por ele trazer algum valor! Desta forma, não basta a equipe de marketing entender o possível lead, ela precisa também trabalhar em sinergia dentro da empresa para compreender quais são os valores que podem ser comunicados no email marketing.

Outra vantagem de entender o público para o qual você quer enviar uma determinada mensagem é a possibilidade de segmentação. Em outras palavras, ao segmentar o público se abre a possibilidade de criar mensagens personalizadas para determinados nichos e até abordar o possível cliente pelo seu nome, criando uma relação de intimidade.

 

Como o e-mail marketing pode afetar as vendas

Uma armadilha comum é, após iniciar uma relação com o possível cliente via e-mail marketing, a empresa exagerar na sua abordagem. A melhor comunicação não se dá pela quantidade de e-mails enviados, mas pela qualidade de seu conteúdo.

Assuntos frios, aparente sem relevância em um dado momento, devem ser evitados, já que não oferecem interesse para que o possível cliente seja “fisgado”. A escolha por temas mais quentes, que tenham a ver com o dia-a-dia pessoal ou profissional do receptor da informação tem relação direta com os resultados que serão obtidos.

Outro ponto importante é mostrar aos seus possíveis leads que a sua empresa valoriza o leitor. A pessoa que está lendo o e-mail precisa se reconhecer como um ser humano, nunca como um ponto estatístico. Isso é construção de marca.

A fórmula então é planejamento + ótima execução + um número grande de pessoas atingidas + conteúdo bem construído e relevante. O resultado disso é um relacionamento sólido, com uma possibilidade enorme de conquista de novos clientes.

 

Vantagens de usar plataformas

O gerenciamento de toda a operação é mais um fator decisivo para que uma campanha de marketing tenha resultados excelentes. É preciso conhecer a qualidade da entrega do e-mail marketing, se as pessoas estão ou não abrindo essas mensagens, como estão reagindo e quais são os grupos que estão se engajando nesta campanha e muito mais.

Existem diversas ferramentas de Email Marketing que você precisa conhecer, cada uma delas é mais funcional para determinada ação. No entanto, algumas são mais completas, como o RD Station. Essa é uma plataforma totalmente pensada para a captação e a nutrição dos leads.

Com este software é possível criar ações de conversão de leads, mensurar e analisar as ações, integrar com as redes sociais, criar landing pages, enviar emails, acompanhar e qualificar os leads, qualificar leads, otimizar conteúdos com o uso de SEO, encontrar sugestões de temas para posts e cruzar informações para obter relatórios detalhados sobre cada ponto da estratégia adotada.

Você tem experiências positivas ou negativas com email marketing? Entre em contato com a Investor e vamos falar mais sobre estratégias de venda, captação de clientes e gestão de negócios! Venha tirar as suas dúvidas com a gente!

 

Conteúdo Relacionado

 

2 Comentários

  • REINALDO OLIVEIRA Responder

    25 de outubro de 2019 at 19:38 07Fri, 25 Oct 2019 19:38:50 +000050..

    Olá, que interessante!
    Me surpreendeu a estatística que e-mail é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que as redes sociais, como Twitter e Facebook.
    Claro, isso eles não iriam divulgar.
    Já li a respeito que um bom conteúdo é somente 20% de uma postagem, os outros 80% tratam da divulgação deste. Este trabalho de E-MAIL MARKETING PARA GERAR LEADS faz parte destes.
    Adoro suas postagens, ajudam muito.

    • Investor Responder

      28 de outubro de 2019 at 21:59 09Mon, 28 Oct 2019 21:59:48 +000048..

      Ei Reinaldo! Nós também achamos interessante esse dado. Muitas vezes duvidamos da força dessa ferramenta que é tão poderosa. E você tem toda razão, uma boa estratégia de conteúdo começa na produção, mas depende MUITO da divulgação para funcionar, assim como do SEO e do Inbound Marketing. Ficamos felizes com seu feedback e de saber que nos acompanha por aqui, obrigado! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *