Controller trabalhando na empresa

Gerir uma empresa não é uma tarefa simples, principalmente em um mercado cada vez mais acirrado e competitivo. Diante disso, ter um profissional responsável pelo direcionamento da empresa parece uma boa ideia para alavancar seus resultados, não é mesmo? É neste cenário que o Controller surge!

A importante função do Controller ainda é pouco conhecida no Brasil, mesmo no meio empresarial. Este profissional, que pode ser visto como o braço direito dos acionistas por impulsionar o desenvolvimento da organização, possui diversas atribuições e tem um papel fundamental no sucesso da mesma.

Por ser uma função generalista, ou seja, que atua em diversas áreas com um caráter multidisciplinar, o profissional deve ter formação geral em negócios para atuar amplamente em aspectos primordiais da empresa, como a coordenação, o planejamento, a direção e o controle das atividades.

Neste artigo, iremos abordar aspectos importantes da profissão de Controller, como sua relevância para a organização e o que um profissional precisa desenvolver para se tornar um. Continue lendo para entender tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Conheça 5 dicas imperdíveis para melhorar a gestão financeira da sua empresa!

O que é Controller?

O Controller, também chamado de business controller ou gerente de controladoria, é um profissional com diversas atribuições em uma empresa. Seu trabalho impacta, principalmente, as áreas de controladoria, de finanças e de planejamento, executando ações que podem ser sentidas em todas as áreas da organização.

Ele é responsável por planejar, controlar, dirigir e analisar atividades de curto a longo prazo. Ele exerce papel essencial em manter a organização “nos trilhos”, seguindo o caminho mais vantajoso de acordo com suas características individuais e seus objetivos globais. E, para executar este trabalho, o Controller precisa ter grande autonomia e acesso a dados e informações importantes da gestão.

Ele costuma se reportar diretamente ao Diretor Financeiro — também chamado de CFO —, dependendo do porte da empresa e da sua organização interna. O Controller, portanto, trabalha em prol de construir um embasamento por dados e análises que levem a empresa a consolidar sua missão, ajudando a equipe a trabalhar conjuntamente em busca de seus objetivos de maneira estratégica.

Se você é controller e deseja se tornar um CFO, não deixe de ler o artigo que preparamos pra você: Transição de Controller para CFO

Controller discutindo com os demais diretoresO que faz e qual a importância do Controller para a empresa?

São diversas as funções atribuídas ao gerente de controladoria. Ele é o responsável pelo planejamento estratégico e financeiro de uma empresa. Suas funções passam pela coordenação, direção e controle de projetos da empresa que envolvam um potencial de risco ou crescimento, garantindo que metas e objetivos sejam atingidos.

Um Controller deve auxiliar os gerentes de cada área, levando em consideração as informações que coleta e analisa da empresa e o acompanhamento de fatores externos, como o mercado financeiro, que possam impactar diretamente na empresa. Assim, visa embasar e tornar mais assertivo o processo de tomada de decisões dentro da empresa.

O gerente de controladoria acaba passando por todas as áreas de atuação da empresa, visto que sua função é auxiliar em suas demais atividades. Cabe a ele analisar os dados do que está sendo feito nessa área e, levando em consideração as informações externas, orientar para o melhor caminho a ser tomado.

Outra função de grande importância de um Controller é a de monitorar a gestão financeira de uma empresa. Ele trabalha com auditores externos com a finalidade de manter uma maior transparência nas contas. Ele também garante que a empresa esteja dentro das normas e leis, garantindo pagamentos de impostos de renda e a seguridade de estar dentro das leis estabelecidas para a área em que a organização atua. Além disso, gerencia o orçamento para que este esteja de acordo com o planejado.

Funções de um profissional de Controladoria: 

São funções/objetivos do Controller, principalmente:

  • Coletar informações de custos, despesas e receitas de cada área;
  • Utilizá-las para elaborar projeções financeiras e estabelecer orçamentos;
  • Estudar estrategicamente o mercado no qual a empresa se insere, ficando atento a oportunidades, como investimentos;
  • Alimentar softwares ou planilhas financeiras com os dados de suas análises;
  • Controlar o cumprimento das ações estratégicas desenvolvidas para cada área;
  • Elaborar relatórios gerenciais e auxiliar gestores e diretores a tomarem decisões baseadas em fatos, dispensando “achismos”;
  • Identificar falhas e medidas corretivas em projetos e processos da organização;
  • Organizar planejamentos tributários e de auditorias;
  • Analisar informações contábeis e de performance para otimizar lucros e reduzir perdas.

Controller fazendo a gestão da empresaFormação e perfil desejados de um Controller

Como você já sabe, um Controller é um profissional multidisciplinar, que tem suas ações desdobradas em níveis estratégico, tático e operacional. Dessa forma, é desejável que ele possua formação acadêmica que sustente teoricamente suas responsabilidades dentro da empresa.

Os profissionais dessas áreas, portanto, precisam ter grande conhecimento do mercado financeiro e empresarial. Portanto, se você não sabe onde procurar um Controller, foque nos profissionais de Ciências Contábeis, Economia ou Administração de Empresas.

Além da formação acadêmica, um aspecto essencial desejado no profissional é que ele busque especializações e esteja sempre se atualizando, seja por meio de cursos de especialização, MBA ou pós-graduação. O importante é estar constantemente aperfeiçoando suas habilidades e acompanhando os movimentos do mercado.

Além desses conhecimentos gerais, o profissional de controladoria precisa ter conhecimento da área de atuação da empresa. Tais como: o processo de produção que ela desempenha, seu impacto na sociedade, as características específicas do mercado etc. É necessário também que ele tenha conhecimento em gestão, planejamento estratégico, controle financeiro e noções econômicas sobre o mercado financeiro.

Portanto, o perfil desejado para um Controller é de uma pessoa convicta, com conhecimento profundo nas áreas de gestão e dos cargos mais altos da empresa. Além disso, é importante escolher uma pessoa que saiba trabalhar em equipe e que tenha convicção de suas decisões. É desejado um perfil de liderança, que saiba conduzir a equipe e que tenha a capacidade de enxergar o potencial da organização de forma ampla e estratégica.

Conheça algumas dicas para você se destacar como Controller, clicando aqui.

Gerenciar softwares, acompanhar indicadores, responder e-mails e controlar diversos “incêndios” na empresa (além de muitas outras funções) não é uma tarefa fácil. Se você se vê frente a essas situações, a Investor tem a solução para você!

Nossa consultoria especializada em avaliações conta com uma equipe qualificada e preparada para auxiliá-lo Converse com um de nossos consultores clicando aqui e saiba mais!

Entre em contato e solicite um orçamento clicando aqui!

 

Conteúdos Relacionados:

Dicas para você se destacar como Controller

Transição de Controller para CFO

Controladoria Estratégica: o que é, como e por que implantar?

CEO, CFO e COO: você sabe o que significam?

Controle Financeiro Empresarial:  principais fatores

Gestão Financeira Empresarial: 5 dicas para melhorá-la

Gestão Financeira: a chave para o sucesso da sua empresa