Gestão do Ativo Imobilizado
Com o intuito de contribuir com o Controle Patrimonial da sua empresa, desenvolvemos uma Planilha de Controle Patrimonial. Uma ferramenta que permite fazer a gestão dos seus ativos imobilizados de forma automatizada no Excel em três etapas.
Você pode baixa-la clicando aqui.
Agora vamos te explicar um pouco sobre o Controle Patrimonial!
O controle patrimonial é uma atividade que visa a gerenciar todo o patrimônio de uma empresa, sejam eles ativos tangíveis, como imóveis, dinheiro em caixa, estoque, investimentos, etc. Ou intangíveis, como marcas, patentes, softwares e outros bens não físicos.
É um processo contábil que permite ao gestor ter em mãos informações atualizadas e relatórios financeiros que seguem as normas internacionais, garantindo a credibilidade e segurança da empresa, preparação para auditorias internas e externas, além de contribuir para o desenvolvimento do planejamento financeiro.
O patrimônio de uma empresa pode sofrer diversas alterações ao longo do tempo. Ele pode ser vendido e depreciado com o passar dos anos. Por conta disso, é de extrema importância que os ativos de uma organização sejam devidamente controlados.
O controle patrimonial auxilia no planejamento da empresa e previne complicações financeiras, já que ajuda a compreender como um determinado ativo vem sendo utilizado.
Além do mais, inclui no relatório a parcela de depreciação dos ativos correspondentes a produção do produto ou realização do serviço, o que auxilia na contabilização correta dos bens no balanço patrimonial, fazendo com a precificação seja calculada de forma precisa.
Ao fazer um inventário com todos os bens de uma empresa, a movimentação de ativos fica restrita e os furtos são menos recorrentes, isso cria uma cultura organizacional de cuidado com os bens, o que diminui a necessidade de reposição dos mesmos.
Muitos certificados de qualidade, como o certificado ISO 9000, por exemplo, exigem que a empresa tenha organização e controle patrimonial atualizado. Além disso, as empresas que fazem a gestão de seus ativos imobilizados comprovam condições técnicas e financeiras para participação em eventuais processos licitatórios.
O primeiro passo é a realização do inventário dos bens da empresa, momento em que são listados todos os ativos imobilizados da organização. Nesta etapa, acontece o emplaquetamento dos ativos, o registro fotográfico, assim como a descrição completa e a identificação de onde está localizado o bem.
Cabe lembrar a importância de que os esforços para elencar os ativos devem ser constantes, já que em qualquer empresa, com o tempo, são adquiridos novos bens, assim como outros são alienados ou descartados.
A Planilha de Controle Patrimonial vai te ajudar a entender quais os bens devem ser inventariados e a classificação contábil: móveis e utensílios, máquinas e equipamentos, ferramentas, veículos, computadores e periféricos, edifícios e terrenos.
Além disso, é preciso indicar o número do patrimônio, descrição, classificação, localização e o responsável pelo departamento.
No segundo passo, é realizada a avaliação dos ativos, identificando o valor justo e o valor residual, que é o valor que se espera receber pelo bem no fim de sua vida útil. Nesta etapa, é feita a revisão das vidas úteis, atribuindo ao bem a vida útil econômica, que se trata da vida útil real que a empresa espera utilizar o bem; a vida transcorrida, ou seja, o tempo que o bem já foi utilizado e a vida remanescente, que é o tempo que o bem ainda será utilizado.
É preciso preencher a Planilha de Controle Patrimonial com estado de conservação do bem, classificando-o como novo, bom, regular, ruim ou irreversível, além de indicar o valor justo do ativo imobilizado, que nada mais é que o valor de mercado do bem.
Com esses dados preenchidos, a planilha vai calcular a revisão das vidas úteis e a nova taxa de depreciação anual.
No terceiro passo é realizado o Teste de Impairment, para verificar se os ativos da empresa estão desvalorizados, ou seja, se o valor contábil excede seu valor recuperável, sendo que o recuperável é o maior valor entre o valor justo líquido de despesas de venda e o valor em uso.
Após o preenchimento completo da planilha de controle patrimonial, é possível avaliar indicadores e gráficos que certamente vão contribuir com a gestão da sua empresa.
Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Patrimonial e comece agora a fazer a gestão dos ativos imobilizados da sua empresa! Clique aqui.
Veja também nosso vídeo que explica como é feito o Controle Patrimonial dentro de uma empresa:
Embora a Planilha de Controle Patrimonial em Excel seja uma ferramenta prática e de fácil entendimento, ela pode não ser a melhor solução para a sua empresa. Neste caso, estamos à disposição para ajudá-lo a melhorar a gestão do seu negócio. Entre em contato conosco.
Notícias selecionadas sobre Finanças Corporativas, Concessões e PPPs