Contabilidade financeira e gerencial são dois pilares de uma boa administração. A função de ambos é garantir que a administração prospere em direção a um futuro melhor.
Enquanto a contabilidade financeira está preocupada em apresentar informações financeiras para uso das partes interessadas internas e externas de uma companhia, a contabilidade gerencial, por outro lado, é feita para ajudar seus gerentes a tomar decisões de negócios que afetam os futuros lucros e fluxos de caixa.
Compreender tanto a contabilidade financeira quanto a contabilidade gerencial é crucial para ter um bom entendimento do desenvolvimento dos negócios.
A contabilidade financeira é o que a maioria das pessoas pensam quando visualizam o contador no trabalho. É um ramo da contabilidade, que lida com a classificação, medição e registro de uma transação comercial.
A contabilidade financeira foca na preparação das demonstrações financeiras como balanço patrimonial, declarações de resultado e declarações de fluxo de caixa, que são distribuídas aos acionistas, credores, analistas financeiros, entre outros. Estas demonstrações financeiras auxiliam a administração a ver como uma empresa está se saindo financeiramente, demonstrando o desempenho e a posição de um negócio.
A contabilidade gerencial é focada em auxiliar na gestão de operações da empresa, fornecendo uma base para que a administração tome decisões lógicas e informadas e sendo muito mais ampla do que a contabilidade financeira.
Isso inclui a análise dos custos, auxiliando nas decisões financeiras, planejando lucros, calculando pontos de equilíbrio, orçamentos de capital e calculando os custos de produtos existentes para avaliar o estoque da empresa e determinar o custo das mercadorias vendidas.
Como vimos, no geral, a contabilidade financeira refere-se à agregação de informações contábeis, enquanto a contabilidade gerencial refere-se aos processos internos usados para contabilizar as transações comerciais. Existem várias diferenças entre contabilidade financeira e gerencial, que se enquadram nas seguintes categorias:
A contabilidade financeira descreve os resultados financeiros do negócio como um todo. Já a contabilidade gerencial quase sempre reporta em um nível mais detalhado, como lucros por produto, linha de produto, cliente e região geográfica.
A contabilidade financeira relata a lucratividade (e, portanto, a eficiência) de um negócio, enquanto a contabilidade gerencial informa especificamente o que está causando problemas e como corrigi-los.
A contabilidade financeira exige que os registros sejam mantidos com precisão considerável, o que é necessário para provar que as demonstrações financeiras estão corretas. A contabilidade gerencial frequentemente lida com estimativas, em vez de fatos comprovados e verificáveis.
A contabilidade financeira é orientada para a criação de demonstrações financeiras, que são distribuídas dentro e fora de uma empresa. A contabilidade gerencial está mais preocupada com relatórios operacionais, que são distribuídos apenas dentro de uma empresa.
A contabilidade financeira deve obedecer a vários padrões contábeis, enquanto a contabilidade gerencial não precisa obedecer a nenhum padrão quando a informação é compilada para consumo interno.
A contabilidade financeira não presta atenção ao sistema geral que uma empresa tem para gerar lucro, apenas seu resultado. Por outro lado, a contabilidade gerencial está interessada na localização das operações de estrangulamento e nas várias maneiras de aumentar os lucros e resolver problemas de gargalos.
A contabilidade financeira está preocupada com os resultados financeiros que uma empresa já alcançou, por isso tem uma orientação histórica. A contabilidade gerencial pode abordar orçamentos e previsões e, portanto, pode ter uma orientação futura.
A contabilidade financeira exige que as demonstrações financeiras sejam emitidas após o final de um período contábil. A contabilidade gerencial pode emitir relatórios com muito mais frequência, uma vez que as informações fornecidas são de maior relevância se os gerentes puderem vê-las imediatamente.
A contabilidade financeira aborda a avaliação adequada de ativos e passivos e, portanto, está envolvida com deficiências, reavaliações e assim por diante. A contabilidade gerencial não se preocupa com o valor desses itens, apenas sua produtividade.
O acesso às informações necessárias tanto para a contabilidade financeira, quanto para a contabilidade gerencial da sua empresa pode ser facilitada pela utilização de um software ERP. Com um sistema ERP você pode ter acesso a todas as informações de finanças, vendas e estoques, e enviá-las automaticamente ao seu contador através do sistema de integração contábil da GestãoClick. Entre em contato conosco para saber mais.
O que são ativos de uma empresa: tipos de ativos na contabilidade
O que é IFRS e as razões dos ajustes às normas internacionais da contabilidade
Entenda a importância da baixa contábil para o controle patrimonial
Balanço Patrimonial: tudo que você precisa saber
Índice O Brasil vai precisar de mais energia nos próximos anos Urbia pode enfrentar processo…
Índice Introdução O Que é um Passivo? Importância do Passivo Circulante e Não Circulante Diferença…
Índice Selic mais alta após reeleição de Trump e cenário doméstico desafiante Constellation: da crise…
Índice Introdução Definição e Características dos Ativos Intangíveis Tipos de Ativos Intangíveis Mensuração de Ativos…
Índice Maratona de leilões de infraestrutura é sucesso sem precedentes ANEEL deve negar o pedido…
Índice A Disputa pelos Direitos de Transmissão do Futebol Brasileiro BRF expande seus negócios na…
View Comments
Ótimo post! A diferença entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial ficou muito clara. A parte sobre como cada uma atende a diferentes públicos e objetivos foi particularmente interessante. Obrigado por compartilhar!