Empreendedor lendo um livro

A leitura é uma das formas mais acessíveis de desenvolvimento pessoal e profissional, por isso, criar esse hábito é de extrema importância para todas as áreas da vida. E no mundo dos negócios não é diferente.

Você que é ou deseja se tornar um empreendedor, já fez uma meta de leitura para esse ano?

Neste artigo separamos 12 livros que acreditamos que todo empreendedor deveria ler. Então se já fez sua meta de leitura para o ano e gostaria de mais algumas sugestões ou se ainda não fez, continue lendo nosso artigo!

  • A Arte de Fazer Acontecer – David AllenCapa Livro A Arte de Fazer Acontecer

Nesta obra literária, o autor ressalta a importância da organização e ajuda o leitor a se manter organizado. David criou o método GTD – Getting things done (fazer as coisas acontecerem) que leva o leitor a focar em sua tarefa atual, estabelecendo prioridades e sem distrações. Assim visa auxiliar empresas a se organizarem como forma de transformar o modo como as pessoas trabalham e vivenciam seu trabalho.

De acordo com ele, somente quando a mente e os pensamentos estão organizados e focados é que as pessoas podem atingir produtividade, criatividade e, consequentemente, melhores resultados.

 

  • A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim e Renée MauborgneCapa do livro A estratégia do oceano azul

O livro sugere uma nova maneira de pensar sobre estratégia e ensina o leitor a investir em mercados ainda não explorados com o objetivo de obter menor competição e maior lucratividade.

Os autores analisaram casos de grade sucesso no mundo como Cirque Du Soleil, Starbucks e Tesla Motors e constataram que empresas que criam novos nichos, alcançam rápido crescimento e não sofrem tanto com efeitos da concorrência.

 

  • De Zero a Um – Peter Thiel e Blake Masters

Capa Livro De Zero a UmO livro tem como objetivo mostrar para o leitor que copiar ideias já existentes não o levará ao aprendizado. Empreendedores devem buscar fazer o que ainda não é feito e fazer melhor do que qualquer um para criar um monopólio e, assim, ser bem-sucedido. A competição, segundo o autor, destrói lucros.

O autor mostra como construir empresas que criam coisas novas através de perguntas que levam o leitor a encontrar valor em lugares inesperados, pois para criar coisas novas é preciso aprender a fazer as perguntas certas.

O livro é então um guia definitivo a respeito da evolução das empresas, independente do porte. É preciso entender cada etapa do negócio e aprender a se estruturar para as próximas. O zero é o nível em que a empresa ainda não foi criada, o um é o nível em que as ideias são concretizadas formando a organização e depois disso é possível alcançar até o nível N, ou seja, as formas potenciais que o negócio pode alcançar. Por isso, não existe uma fórmula para o empreendedorismo: cada inovação é única e pode ir de 0 a 1.

 

  • Empresas Feitas Para Vencer – Jim CollinsCapa Livro Empresas Feitas para Vencer

O best-seller traz como questionamento porque algumas empresas alcançam excelência e outras não.

Após analisar um grande número de empresas, o autor percebe que organizações bem-sucedidas tem pontos em comum: alcançam uma qualidade duradoura e conseguem se manter em um patamar superior. Assim, o leitor é levado a abandonar a mediocridade e caminhar em direção à excelência.

 

  • O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Capa Livro O poder do hábito

O autor tem como objetivo ressaltar o impacto dos seus hábitos em quem você é e no que pode alcançar. Muitas vezes o cérebro nos leva a automatizar rotinas para se esforçar menos, porém a chave para revolucionar negócios e aumentar a produtividade está no hábito.

Segundo o autor, ao descobrir como os hábitos funcionam é possível mudar como as coisas são feitas e tornar-se cada vez mais bem-sucedido.

 

 

  • Rápido e Devagar: duas formas de pensar – Daniel KahnemanCapa do livro Rápido e Devagar

O autor é ganhador do Prêmio Nobel de Economia e, por trás do livro, busca promover uma reflexão sobre como a mente humana funciona. De acordo com ele, existem 2 formas de pensar: uma mais rápida, intuitiva e emocional e outra mais lenta e lógica.

Kahneman expõe as capacidades extraordinárias, falhas e preconceitos do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas sobre nossos comportamentos. Além disso, demonstra quando podemos ou não confiar em intuições e como é possível aproveitar benefícios do pensamento mais lento.

Ao compreender tais formas e o fato que elas trabalham juntas, é possível entender como as decisões são tomadas tanto em relação a aspectos pessoais, como no mundo dos negócios.

 

  • Do Mil ao Milhão – Thiago NigroCapa do Livro Do Mil ao Milhão

Thiago é criador da plataforma O Primo Rico e em seu livro mostra os três pilares para atingir a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Na obra, tem como objetivo demonstrar que a riqueza é possível para todos que estão dispostos a aprender e se dedicar. Além disso, o autor mostra o que é necessário para chegar do mil ao um milhão de reais, fazendo com que o dinheiro trabalhe para você e não o contrário.

 

 

  • Quem Pensa Enriquece – Napoleon HillCapa do Livro Quem Pensa Enriquece

Muitas pessoas desejam ficar ricas, mas ficar apenas esperando não gera riqueza. De acordo com Napoleon, é necessário querer e desenvolver um plano através de 6 passos comuns entre diversos milionários que ele pesquisou. A obra tem o poder de enriquecer a vida de pessoas comuns e por isso é um dos livros de empreendedorismo mais vendidos em todo o mundo.

 

 

 

  • Running Lean – Ash MauryaCapa do livro Running Lean

No livro, Ash Maurya defende a metodologia enxuta para iniciar um negócio ou expandir um já existente. O modelo enxuto é o ideal para competir, por isso, o livro serve de manual para empreendedores que ainda não sabem o que é isso ou como aplicar.

 

É uma obra obrigatória de ser lida por empreendedores que desejam aumentar sua competitividade, mas não sabem por onde começar.

 

 

  • O Lado Difícil das Situações Difíceis – Ben HorowitzCapa livro O lado difícil das situações difíceis

Este é um dos livros mais vendidos do mundo e é destinado para todo tipo de leitor.

O livro ressalta a importância de um bom gerenciamento psicológico para lidar com as responsabilidades de uma empresa. Assim, estar preparado anteriormente para situações inesperadas evita refletir em momentos desconfortáveis, fazendo com que o processo de tomada de decisão seja mais assertivo. Apesar de empreender ser uma tarefa difícil, é preciso se aventurar, ser resiliente e se adaptar às mudanças.

 

 

  • Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso – Carol DweckCapa livro Mindset

A autora desenvolveu o conceito de Mindset: atitude mental na qual encaramos a vida. E, no livro, ela demonstra como essa é essencial para o sucesso.

De acordo com Carol, existem 2 tipos de mindstes: o fixo e o progressivo. O fixo é característica de quem acredita que determinadas habilidades são inatas e não podem ser aprendidas. O progressivo é característica de quem acredita no próprio potencial de aprender qualquer coisa.

 

 

  • O Dilema da Inovação: quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso – Clayton ChristensenCapa livro O Dilema da Inovação

Muitas empresas tentam, mas não conseguem inovar. Algumas, inclusive, mesmo sendo competitivas, ouvindo seus clientes e investindo em novas tecnologias perdem sua liderança devido às inovações disruptivas.

Não basta apenas ter produtos inovadores. É preciso inovar na forma de entregar a solução, atender o cliente, se comunicar, ou seja, é preciso que a empresa seja inovadora como um todo.

Boa leitura!

 

Nos conte o que achou nos comentários ou clique aqui para entrar em contato!

 

Conteúdos Relacionados:

6 dicas para sua empresa crescer

Análise de riscos do seu negócio

Métodos de Valuation: 3 maneiras de calcular o valor da sua empresa

Estudo de viabilidade econômico-financeira: o que é, como fazer e como não perder dinheiro com investimentos ruins

Gestão Financeira: a chave para o sucesso da sua empresa

Gestão Financeira Empresarial: 5 dicas para melhorá-la

Plano de Expansão Empresarial: tudo que você precisa saber

5 filmes para administradores e contadores

 

 

 

 

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *