Valuation da sua empresa

Você já sabe quanto vale sua empresa? Para responder essa pergunta, é necessário fazer uma avaliação dela, que também é chamada de Valuation. Entretanto, não basta realizar um levantamento do patrimônio, existem alguns métodos para a realização do cálculo que levam em consideração diversos fatores.

A escolha do método ideal para calcular o valor da empresa é de suma importância para chegar ao valor justo do negócio, usando modelos quantitativos para analisar a situação financeira e as perspectivas de crescimento futuro.

A determinação de qual metodologia utilizar para realizar um Valuation demanda conhecimento estratégico e técnico na área. Além do mais, é necessário avaliar bem o setor e as condições no qual a empresa se encontra.

Por isso, para obter o valor real do seu negócio de forma precisa e confiável, é recomendado que a avaliação seja feita por especialistas no assunto. Mas por que é tão importante fazer um Valuation da sua empresa? Listamos alguns motivos logo abaixo para te convencer!

Razões para realizar o Valuation da sua empresa

Projetar o futuro da empresa

Por meio do Valuation, é possível realizar um planejamento de estratégias futuras. A elaboração de um valuation, exige a revisão de premissas utilizadas em planejamentos passados, o estudo dos fatores macroeconômicos que influenciam a atividade da empresa e a elaboração de metas futuras para a definição das premissas que serão utilizadas para a projeção do Fluxo de Caixa do negócio.

Com a valoração da empresa, também é possível dimensionar diversos tipos de investimentos, como aquisição de equipamentos e infraestrutura, em especial os que exigem financiamentos, além de possibilitar calcular os rendimentos da empresa em períodos determinados.

Conhecer a saúde financeira da empresa

Durante o processo de Valuation são avaliadas a adequação das informações contábeis e a confiabilidade das mesmas. Para realizar a análise das demonstrações financeiras, é preciso conhecer o que a empresa possui enquanto ativo e o que deve enquanto passivo, saber quanto e como a empresa está faturando ou lucrando, ou seja, avaliar a Demonstração Econômica de Resultados – DRE e o famoso Fluxo de Caixa.

Quanto maior a capacidade de geração de caixa da empresa, potencialmente maior o seu valor. Ter esses dados facilita quando há necessidade de empréstimos e financiamentos.

Identificar falhas

Com o processo de avaliação, fica mais fácil identificar erros e acertos. Assim, a análise de diferentes cenários ajuda a melhorar de forma eficiente e segura o que está sendo feito, e modificar o que não está indo bem.

Venda da empresa

Saber o valor real da empresa é importante quando chega o momento de tomar novos rumos, vendendo o negócio ou parte dele. O Valuation permite colocar todos os sócios e herdeiros na mesma página, com a mesma percepção de valor.

Não ter conhecimento do valor real da sua empresa pode acarretar no esfriamento de negociações ou até mesmo na perda de um bom negócio.

Estar preparado para receber a abordagem de um investidor

Se a sua empresa tem uma boa gestão e possibilidade de crescimento, é bem possível que ela se depare com essa situação. Para tanto, é preciso saber de fato quanto ela vale, já que, na maioria dos casos, o valor que se espera não é o valor real da empresa.

Um possível investidor provavelmente vai chegar pedindo essa informação, e espera que lhe sejam ditas percepções racionais. Sendo assim, um bom empresário deve estar sempre preparado para não perder boas oportunidades de negócio.

Compra e venda de participações societárias

É sempre importante estar preparado para a saída ou entrada de um novo sócio ou acionista. Seja para agregar mais valor ao negócio, viabilizar a entrada de mais capital ou até mesmo por motivos pessoais.

Além disso, quando os acionistas estão bem informados sobre o valor da empresa, os conflitos são minimizados e solucionados dentro das expectativas ou, pelo menos, com menos esforços.

Fusões e aquisições

Geralmente, em casos de fusões e aquisições, os empresários pretendem ampliar ou diversificar o negócio. Calcular o valor real das empresas envolvidas nas transações é importante para novos investimentos, para a obtenção de eventuais financiamentos e para a concretização dessas negociações.

Avaliação de ativos intangíveis

Fazer um Valuation da sua empresa torna possível a avaliação de ativos intangíveis, como, por exemplo, sua marca, patentes, direitos autorais, entre outros.

Adequação às legislações vigentes

Saber o valor da sua empresa, em alguns casos, é ainda necessário para atender as legislações em vigor e cumprir as regras societárias, contábeis e fiscais.

 

É recomendado que as empresas façam a avaliação anualmente. Para assim ter o conhecimento do valor real do negócio sempre atualizado. Já que saber a saúde financeira da empresa ajuda na tomada decisões, minimizando riscos e eventuais perdas.

Há soluções auxiliares, como a planilha de valuation que disponibilizamos em nosso site, que ajudam a ter uma noção sobre a forma de calcular o valor da empresa. Porém, ela não pode ser considerada a solução exclusiva, por não avaliar todos os pontos necessários.

Em muitas situações, as empresas se deparam com a necessidade de uma avaliação econômico-financeira feita por uma consultoria especializada. Afinal, somente profissionais habilitados vão considerar dados mais aprofundados além das particularidades do seu negócio.

 

Quer saber mais sobre como calcular o Valuation da sua empresa? A Investor é uma assessoria empresarial completa especializada em Avaliações. Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e compartilhar informações.

Entre em contato e solicite um orçamento! 

Vídeo relacionado

Saiba mais assistindo este vídeo sobre o que é o Valuation e como calcular o valor de uma empresa.

Conteúdo Relacionado

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *