gestor-com-caneta-e-calculadora-na-mao-para-precificar-a-empresa

Precificar a empresa é sempre uma tarefa difícil para empresários, CEOs, gestores financeiros e outros responsáveis pela saúde financeira de uma organização. Uma maneira de facilitar esta tarefa é o uso do Valuation. Você conhece muito bem este conceito?

O Valuation é um modelo de avaliação de empresas que permite estimar o valor do negócio em questão, usando modelos quantitativos para analisar a situação financeira e as perspectivas de crescimento do negócio.

Por que fazer Valuation e precificar minha empresa?

Entendendo melhor este conceito, fica fácil ver que atribuir um valor alto demais para uma empresa significa afastar possíveis investidores. Ao contrário, um valor muito baixo significa perder dinheiro e fazer uma venda abaixo do preço mais justo.

Encontrar o valor correto é, então, uma grande necessidade.

O Valuation é um processo de valoração de uma organização, o que o torna uma ferramenta muito eficaz em diversas situações. Acompanhe!

Principais motivações para avaliar meu negócio

Não é à toa que o Valuation está sempre em matérias na imprensa (confira, por exemplo, essa reportagem da revista Exame: Quanto vale a sua empresa?).

Hoje em dia, é muito comum encontrar investidores em busca de boas oportunidades de negócio. Quem tem uma empresa pode, de uma hora para precificar-a-empresaoutra, receber uma proposta de aquisição ou mesmo de compra de participação nesta organização.

Quando chega a proposta, como analisá-la de forma perfeita sem ter conhecimento de quanto vale a empresa?

Outra situação se dá quando o dono da empresa busca investidores para um determinado movimento de crescimento. Qual é o limite seguro do valor de um financiamento? Essa é mais uma pergunta que pode ser respondida com o uso do Valuation.

No entanto, o valuation traz vantagens em muitos outros momentos além da venda ou da expansão. A precificação da empresa pode ser importante também do ponto de vista das estratégias.

Mensurar o valor de um negócio e comparar com um ou mais números anteriores pode mostrar se uma determinada decisão trouxe ganho de rentabilidade. Por exemplo: afinal, apostar em um determinado produto melhorou ou não a capacidade da empresa de gerar lucro?

A autoanálise é um processo que tem tudo para corrigir eventuais falhas e dar condições para que escolhas mais assertivas sejam tomadas no futuro.

Métodos para fazer avaliação de empresas

Já ficou claro que precificar uma empresa usando o Valuation é um processo que leva em conta o potencial de gerar lucro que ela apresenta.

Vamos pensar um pouco mais sobre isso.

Em uma pequena empresa, ou uma startup, o potencial de crescimento rápido é bem maior, caso ela tenha uma boa gestão. Afinal ela opera com um número pequeno de funcionários e, se existir um bom plano de negócios, ela pode dobrar ou triplicar de tamanho em pouco tempo.

Isso explica em outras palavras o que é o valuation: é uma avaliação com base em projeções de quanto de receitas e lucro essa empresa pode render.

É o caso das startups, empresas em geral enxutas que funcionam a partir de uma grande ideia, uma grande sacada. A capacidade que essa ideia tem de proporcionar receitas é o ponto fundamental de como precificar uma empresa dentro do conceito de valuation.

Agora, pensemos em uma situação diferente. Uma empresa que já está estabelecida no mercado, que já tem um tamanho maior, não pode ser precificada apenas levando em conta um método de valuation baseado na projeção de lucros.

Imóveis, frota automotiva, carteira de clientes, conhecimento armazenado por funcionários e muito mais terão impacto nessa conta.

É claro que nesse caso é preciso outra maneira de precificar a empresa, já que ela é muito mais do que “uma boa ideia que pode gerar vendas”. Métodos de Valuation como o Valor Patrimonial, Múltiplos de Mercado ou o Fluxo de Caixa Descontado podem ser mais eficientes nestes casos.

Precificar o valor da sua empresa é necessário! gestor-realizando-calculos-e-analises-para-precificar-a-empresa

Saber o valor da sua empresa é necessário não só ao receber uma oferta de compra, ao buscar investimentos ou como ferramenta de gestão. Imagine o momento em que uma sociedade é desfeita e um dos lados vai comprar a parte do outro.

Ou ainda no caso de uma IPO, uma oferta pública em que as ações de uma empresa são vendidas ao público em geral na bolsa de valores pela primeira vez.

Desconhecer o valor da empresa pode significar a perda de uma oportunidade única. Ou ainda cair em uma armadilha e acabar fazendo uma venda por um valor abaixo do que o real.

Contratar uma empresa especializada, que conte com profissionais capacitados e experientes em Valuation, pode significar a diferença entre uma precificação excelente ou tropeçar nas armadilhas que o mercado traz.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco, saiba mais sobre a importância de se contratar uma consultoria externa para que a precificação da sua empresa e conquiste os melhores resultados para o seu futuro!

Entre em contato para precificar a sua empresa!

 

Conteúdos Relacionados:

Como calcular o Valuation de uma startup e atrair investidor

Métodos de Valuation: 3 maneiras de calcular o valor da sua empresa

Chegou a hora de vender o seu negócio?

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *