Gestão do ativo imobilizado - investor

Gestão do Ativo Imobilizado

Gestão do Ativo Imobilizado: 5 motivos para escolher uma consultoria externa

A gestão do ativo imobilizado é fundamental para a criação de uma empresa consistente, sustentável e em dia com suas obrigações societárias e fiscais.

No entanto, é muito comum encontrarmos negócios dos mais diversos portes e mercados que ainda não realizam esse controle, e os resultados disso podem ser desastrosos a longo prazo.

É importante pontuarmos, inclusive, que a gestão do ativo imobilizado não deve ser algo específico para grandes negócios: pequenas e médias empresas podem, e devem realizar esse controle para garantir conhecimento de toda a estrutura do negócio, seu maquinário e o valor do patrimônio.

Dito isso, é hora de nos aprofundarmos no assunto e entendermos o que é, de fato, a gestão do ativo imobilizado, sua importância, seus benefícios e porque uma consultoria externa pode ser a melhor solução para realizar esse controle.

Continue a leitura.

Índice

O que é e por que fazer a gestão do ativo imobilizado?

Gestão do ativo imobilizado - investor

A gestão de ativo imobilizado consiste no conhecimento e monitoramento de todo o patrimônio da empresa. Infelizmente, não é raro encontrarmos empresários que não possuem conhecimento de todo o seu patrimônio, o que pode resultar em problemas fiscais e contábeis.

Os profissionais que atuam na área de gestão do ativo imobilizado fornecem relatórios com informações estratégicas e fundamentais sobre o negócio, para que os responsáveis, tanto empresários quanto contadores, estejam cientes de tudo o que diz respeito aos patrimônios da organização.

Apesar de ser caracterizada como uma atividade de cunho fiscal e contábil, sendo executada apenas para cumprir com exigências específicas, o controle de ativo imobilizado pode trazer diversos benefícios e tem se mostrado muito importante tanto para a gestão quanto para a estrutura das empresas.

É fundamental que as empresas tenham conhecimento sobre o valor real de seu patrimônio para, a partir daí, tomarem decisões estratégicas para o futuro do negócio.

A gestão de ativos imobilizados é complexa

A gestão de ativos imobilizados envolve uma série de processos que exigem precisão e atenção contínua dos profissionais avaliadores. 

Entre as tarefas mais comuns realizadas pela consultoria, estão:

  • o controle de inventário;
  • o registro contábil;
  • as manutenções preventiva e corretiva;
  • a avaliação da depreciação;
  • e o monitoramento da vida útil dos bens.

Com a ampliação das operações e o aumento do número de ativos, esses processos se tornam cada vez mais desafiadores, exigindo o uso de sistemas eficientes e profissionais qualificados para garantir a conformidade com as normas contábeis e fiscais.

Além disso, a gestão de ativos imobilizados não se limita apenas à parte financeira e operacional da instituição, mas também envolve aspectos fiscais, legais e de conformidade, exigindo conhecimento técnico específico em áreas como contabilidade, tributação e auditoria.

Quais os benefícios por trás do controle patrimonial

Realizar o controle patrimonial pode trazer diversos benefícios para as organizações. Sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, saber quanto vale o patrimônio é fundamental para, além de manter-se em dia com as obrigações fiscais e contábeis, conseguir se planejar caso algum problema apareça.

controle patrimonial gratuito

Dentre os maiores benefícios do controle patrimonial, temos:

  • conhecer o valor patrimonial do negócio;
  • garantia do conhecimento sobre os bens da organização, permitindo que os gestores e responsáveis tenham uma visão muito mais ampla e real do que é a empresa, seus valores e seu patrimônio;
  • através de informações garantidas pelo controle do ativo imobilizado, é possível tomar decisões estratégicas e assertivas para a empresa;
  • redução de furtos e desvios dos bens da organização, uma vez que existe maior rigidez, controle e monitoramento de todo o patrimônio da empresa;
  • ter conhecimento dos valores de mercado dos bens;
  • é possível definir taxas de depreciação com base em informações reais;
  • entender e conhecer as taxas de obsolescência e quebras dos equipamentos e estrutura da empresa irá ajudar a planejar um fluxo de caixa eficiente, considerando possíveis manutenções e imprevistos;
  • adequação do tempo de vida útil de todos os bens da organização, permitindo um planejamento para aquisição de novos bens, sem que isso afete de forma negativa o fluxo de caixa da empresa;
  • comprovar as condições financeiras e técnicas da organização para a participação de procedimentos licitatórios quando for necessário;
  • cumprimento das exigências fiscais da empresa;
  • manter as informações claras e bem detalhadas para preparar o negócio para uma possível fusão, cisão, aquisição ou outra operação que pode vir a acontecer no futuro;
  • permitir a gestão de riscos de eventuais sinistros, além de assegurar alguns bens específicos contra esses eventos;
  • evitar investimentos desnecessários no dia a dia da empresa;
  • maximizar o retorno sobre os investimentos realizados nos ativos imobilizados da organização;
  • realizar a reavaliação gerencial dos bens periodicamente para manter as informações atualizadas de forma mais simples, rápida e prática.

5 motivos para contratar uma consultoria externa

A decisão de contratar uma consultoria externa para a gestão do ativo imobilizado pode trazer uma série de benefícios para as empresas, especialmente para aquelas que não possuem expertise interna ou recursos suficientes para lidar com a complexidade desse tipo de gestão. 

Dentre os principais benefícios, destacam-se:

  • a expertise técnica e especialização dos profissionais que irão realizar a consultoria;
  • a redução de custos operacionais;
  • a conformidade contábil e fiscal;
  • o foco nas atividades core da empresa;
  • a implantação de tecnologia e inovação.

Vamos entender cada um desses pontos a seguir.

1. Expertise técnica e especialização dos profissionais envolvidos

Uma consultoria externa especializada em gestão de ativos imobilizados possui profissionais com expertise técnica na área. Esses consultores são frequentemente atualizados com as melhores práticas de mercado, mudanças na legislação fiscal e contábil e novas tecnologias que podem ser aplicadas para otimizar a gestão desses ativos.

Ao contratar uma consultoria, as empresas têm acesso a esse conhecimento especializado, o que ajuda a evitar erros e reduzir possíveis problemas relacionados à má gestão dos ativos.

A consultoria externa também pode ser responsável por otimizar o ciclo de vida dos ativos do negócio, oferecendo soluções para reduzir custos com manutenção, melhorar a eficiência operacional e até mesmo aumentar a vida útil dos bens imobilizados.

2. Redução de custos operacionais

Embora contratar uma consultoria externa envolva um custo inicial, esse investimento pode resultar em uma redução significativa de custos operacionais a longo prazo.

Consultorias especializadas são capazes de implementar práticas de gestão mais eficientes, automatizar processos, evitar perdas com ativos ociosos ou subutilizados e garantir que as manutenções sejam realizadas de forma preventiva, evitando reparos emergenciais, comumente mais caros.

Além disso, a consultoria pode ajudar a identificar oportunidades de otimização no uso de ativos, como a venda ou o descarte de bens que não agregam mais valor para a empresa, liberando recursos financeiros que poderiam ser melhor aplicados em outras áreas da organização.

3. Conformidade contábil e fiscal

Sem dúvidas, a conformidade contábil e fiscal é um dos maiores desafios na gestão do ativo imobilizado – e um dos maiores benefícios com a contratação de uma consultoria externa e especializada.

As empresas devem seguir uma série de normas e regulamentos que variam conforme a legislação local e internacional. Isso inclui o registro correto de ativos, a aplicação da depreciação dos mesmos, a classificação correta dos bens e a garantia de que os ativos estão sendo contabilizados de acordo com as normas de auditoria.

Nesse sentido, a consultoria externa pode auxiliar as empresas durante a implementação de processos e sistemas que garantem a conformidade com as regulamentações vigentes, evitando problemas futuros com a Receita Federal e outras autoridades fiscais. 

4. Foco nas atividades core da empresa

Ao terceirizar a gestão de ativos imobilizados, a empresa poderá concentrar seus recursos e esforços nas atividades principais do seu negócio, sem a necessidade de realocar profissionais e investir na especialização destes para a realização da gestão de ativos.

A gestão do ativo imobilizado exige tempo, muito estudo e atenção aos detalhes, tarefas que, muitas vezes, não fazem parte da atividade principal da organização, e por isso podem onerar o dia a dia da empresa.

Com o apoio de uma consultoria externa, os gestores poderão delegar essa responsabilidade para especialistas, permitindo que a equipe interna foque no desenvolvimento de novos produtos, expansão do mercado, estudos estratégicos, inovação e aprimoramento de processos internos, por exemplo.

5. Implantação de tecnologia e inovação

O mercado de gestão de ativos tem se beneficiado significativamente do uso de tecnologias avançadas, como sistemas integrados de gestão empresarial (ERPs), soluções de rastreamento por GPS, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (IA) para otimização da manutenção e monitoramento de ativos.

Consultorias externas frequentemente possuem acesso a essas tecnologias e podem implementá-las de forma mais rápida e eficiente, proporcionando à empresa uma gestão mais moderna, ágil e precisa dos seus ativos.

Além de toda a facilidade no dia a dia, a adoção de tecnologias estratégicas para o negócio pode gerar benefícios como a redução de perdas, maior controle sobre a utilização dos bens e, consequentemente, maior rentabilidade.

A importância de uma consultoria externa e imparcial

Quando pensamos na gestão do ativo imobilizado, é comum considerarmos fazer internamente. Afinal, trata-se de listar bens, pontuar todos os detalhes do patrimônio, características específicas de cada, gestão de danos e obsolescência e seus valores de mercado, certo?

Pode parecer relativamente simples, mas é fundamental ter uma consultoria externa com experiência aos detalhes que geram retrabalhos e com um olhar imparcial para conseguir levantar informações realmente reais com transparência e confiabilidade nos resultados.

Controlar um patrimônio vai muito além de simplesmente registrar a depreciação fiscal dos bens da empresa. Trata-se de um trabalho de acompanhamento das baixas e aquisições, monitoramento das movimentações, revisão das vidas úteis econômicas e residuais, avaliações para teste de impairment deles e muito mais.

Por ser uma tarefa complexa, que exige atenção aos detalhes e imparcialidade, uma consultoria externa é a melhor opção.

Além disso, a gestão do ativo imobilizado pode trazer à tona diversas necessidades da empresa, e é fundamental estar pronto para atender e resolver cada uma delas de forma eficiente.

Como escolher a consultoria certa?

Ao optar por uma consultoria externa para a gestão de ativos imobilizados, é importante que a empresa escolha um parceiro que compreenda suas necessidades específicas.

Dentre os vários critérios que precisam ser avaliados antes de decidir por um parceiro externo para a realização da consultoria, considere:

  • experiência e reputação da empresa;
  • uso de tecnologia e sistemas de inovação;
  • o apoio e treinamento prestados.

Experiência e reputação

A experiência da consultoria em gerir ativos imobilizados, especialmente em empresas de tamanho e setor semelhantes ao seu, é crucial. Verifique a reputação da consultoria no mercado, por meio de depoimentos de clientes e casos de sucesso.

Tecnologia e inovação

Certifique-se de que a consultoria utiliza tecnologias atualizadas e soluções inovadoras para a gestão de ativos. Isso garantirá que sua empresa se beneficie das melhores ferramentas disponíveis.

Apoio e treinamento

A consultoria deve oferecer não apenas a implementação de soluções, mas também suporte contínuo e treinamento para sua equipe interna, garantindo que o conhecimento seja transferido e que sua empresa possa se tornar autossuficiente no futuro.

Por que a Investor é a melhor opção em consultoria externa?

A Investor está há mais de 13 anos no mercado, se destacando pelo seu time técnico altamente especializado, certificado e qualificado para atender diversas empresas em uma excelente gama de serviços.

Através do uso de metodologias reconhecidas internacionalmente para a análise de finanças corporativas, consultoria imobiliária, gestão de ativo imobilizado, infraestrutura e concessões, a Investor se destacou em seu ramo e conquista, diariamente, diversos clientes de diferentes portes e áreas de atuação.

Ao longo dos anos, atuando na gestão do ativo imobilizado dos clientes, a Investor desenvolveu soluções complementares como:

  • Inventário do Ativo Imobilizado;
  • Fornecimento de etiquetas patrimoniais (convencionais e RFID);
  • Conciliação Físico Contábil;
  • Revisão das Vidas Úteis e definição das novas taxas de Depreciação Econômica (CPC 27);
  • Teste de Impairment (CPC 01);
  • Definição do Valor Justo para Combinação de Negócios e PPA (CPC 15);
  • Avaliação das propriedades para investimento (CPC 28);
  • Definição do Valor Justo para fins gerenciais;
  • Avaliação a Valor Justo para fins de garantias e seguros;
  • Parametrização e layout de carga do sistema;
  • Treinamento;
  • Terceirização.

Conclusão

Atuar com a gestão do ativo imobilizado é fundamental. Para realizar um trabalho diferenciado e de qualidade, é importante contar com o apoio de uma empresa externa, especializada e capaz de oferecer todas as soluções necessárias para manter a empresa em dia com as obrigações fiscais.

Uma consultoria externa é a chave para que as análises sejam feitas de forma imparcial, de acordo com as normas do contábeis e do fisco e garantindo sempre a atualização, inovação e crescimento do negócio.

Quer aprender mais sobre como manter a gestão do ativo imobilizado e começar a controlar o patrimônio do seu negócio? Faça o download gratuito da nossa planilha de controle patrimonial.

compartilhe

Receba nossa Newsletter

Escolha qual newsletter deseja receber: Finanças Corporativas ou Concessões e PPPs


    Finanças Corporativas

    Concessões e PPPs