Planilha de Controle Patrimonial

Com o intuito de contribuir com o Controle Patrimonial da sua empresa, desenvolvemos uma Planilha de Controle Patrimonial: uma ferramenta que permite fazer a gestão dos seus ativos imobilizados em uma planilha de controle patrimonial automatizada no Excel em três etapas. Veja como é simples!

O primeiro passo é a realização do inventário dos bens da empresa, momento em que são listados todos os ativos imobilizados da organização. Nesta etapa, acontece o emplaquetamento dos ativos, o registro fotográfico, assim como a descrição completa e a identificação de onde está localizado o bem. Cabe lembrar a importância de que os esforços para elencar os ativos devem ser constantes, já que em qualquer empresa, com o tempo, são adquiridos novos bens, assim como outros são alienados ou descartados.

A Planilha de Controle Patrimonial vai te ajudar a entender quais os bens devem ser inventariados e a classificação contábil: móveis e utensílios, máquinas e equipamentos, ferramentas, veículos, computadores e periféricos, edifícios e terrenos. Além disso, é preciso indicar o número do patrimônio, descrição, classificação, localização e o responsável pelo departamento.

Planilha de Controle Patrimonial
Primeiro passo para utilizar a planilha de controle patrimonial

No segundo passo, é realizada a avaliação dos ativos, identificando o valor justo e o valor residual, que é o valor que se espera receber pelo bem no fim de sua vida útil. Nesta etapa é feita a revisão das vidas úteis, atribuindo ao bem a vida útil econômica, que se trata da vida útil real que a empresa espera utilizar o bem; a vida transcorrida, ou seja, o tempo que o bem já foi utilizado e a vida remanescente, que é o tempo que o bem ainda será utilizado.

É preciso preencher a Planilha de Controle Patrimonial com estado de conservação do bem, classificando-o como novo, bom, regular, ruim ou irreversível, além de indicar o valor justo do ativo imobilizado, que nada mais é que o valor de mercado do bem. Com esses dados preenchidos, a planilha vai calcular a revisão das vidas úteis e a nova taxa de depreciação anual.

Planilha de Controle Patrimonial
Segundo passo para utilizar a Planilha de Controle Patrimonial: Revisão de vidas úteis

No terceiro passo é realizado o Teste de Impairment, para verificar se os ativos da empresa estão desvalorizados, ou seja, se o valor contábil excede seu valor recuperável, sendo que o recuperável é o maior valor entre o valor justo líquido de despesas de venda e o valor em uso.

Planilha de Controle Patrimonial
Terceiro passo da planilha de controle patrimonial: Teste de impairment

Após o preenchimento completo da planilha de controle patrimonial, é possível avaliar indicadores e gráficos que certamente vão contribuir com a gestão da sua empresa.

Planilha de Controle Patrimonial
Avaliação dos Indicadores através da Planilha de Controle Patrimonial

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Patrimonial e comece agora a fazer a gestão dos ativos imobilizados da sua empresa! Clique aqui.

Veja também nosso vídeo que explica como é feito o Controle Patrimonial dentro de uma empresa:

Embora a Planilha de Controle Patrimonial em Excel seja uma ferramenta prática e de fácil entendimento, ela pode não ser a melhor solução para a sua empresa. Neste caso, estamos à disposição para ajudá-lo a melhorar a gestão do seu negócio. Entre em contato conosco.

Solicite um orçamento!

Conteúdos relacionados.

– e-Book – Gestão do Ativo Imobilizado:  Conheça as etapas da Gestão do Ativo Imobilizado e 12 razões para a sua empresa fazer o Controle Patrimonial.

– Conheça as etapas da gestão do ativo imobilizado e a importância da gestão patrimonial.

– Conheça os impactos da baixa contábil no Teste de Impairment.

– Teste de Impairment: conceito, regras e metodologias.

– Avaliação Patrimonial para fins de seguro.

6 Comentários

  • Juliana Pereira Responder

    16 de maio de 2019 at 11:28 11Thu, 16 May 2019 11:28:51 +000051..

    Justo o que eu procurava sobre controle patrimonial

    • Investor Responder

      13 de junho de 2019 at 23:37 11Thu, 13 Jun 2019 23:37:36 +000036..

      Ei Juliana. Que ótimo saber que te ajudamos 🙂 seja sempre bem-vinda por aqui. E se tiver alguma dúvida, conte conosco para ajudar a esclarecer!

  • Joao Lopes Responder

    13 de setembro de 2019 at 09:20 09Fri, 13 Sep 2019 09:20:34 +000034..

    Oi Marcia! muito grato pela sua Planilha de Controle Patrimonial , serviu me muito para entender o estado actual da minha empresa. porem gostaria de saber se é possível ter a palavra passe pois eu sou Angolano e a nossa moeda e Kz ou (Aos) e a planilha apresente a moeda em reais.
    gostaria imenso de poder alterar este detalhe na planilha.

    Joao Lopes

    • Investor Responder

      01 de outubro de 2019 at 00:04 12Tue, 01 Oct 2019 00:04:40 +000040..

      Ei João, como vai? Obrigado pelo seu feedback, é muito importante para nós saber que nossos materiais estão auxiliando profissionais e empresas como você! Infelizmente, não podemos fornecer a senha para alterações. Essa é uma planilha modelo desenvolvida para um público amplo, por isso, deixamos selecionados itens que podem atender ao maior número possível de pessoas, nesse caso o real. Mas estamos à disposição se tiver outras dúvidas, ok? Até logo!

  • Esmeralda Responder

    25 de setembro de 2019 at 10:22 10Wed, 25 Sep 2019 10:22:32 +000032..

    Preciso fazer põs-graduação de gestão de património em são paulo, mas não conhrço nenhuma instituição que admnistra este curso ajudem a encontrar uma por favor

    • Investor Responder

      06 de outubro de 2019 at 20:45 08Sun, 06 Oct 2019 20:45:50 +000050..

      Oi Esmeralda! Eu fiz pós em avaliação no IPOG Instituto de Pesquisa e Pós-graduação. Mesmo com bastante experiência achei o curso muito bom, com bastante conteúdo técnico e professores excelentes! Outra boa recomendação são os cursos do https://fipecafi.org/, uma instituição bastante reconhecida. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *