Captação de clientes

Um dos principais objetivos de quem trabalha com vendas é conseguir expandir  sua base de clientes. Afinal, para que a empresa consiga se manter competitiva no mercado e economicamente sustentável, é necessário estar sempre em busca de novas oportunidades de negócio.

Tendo isso em vista, elaboramos aqui um conteúdo com 6 dicas fundamentais de como captar clientes:

1- Tenha um perfil de cliente ideal bem definido
2- Crie uma lista com clientes em potencial
3- Faça uma pesquisa sobre os potenciais clientes
4- Peça indicações para os seus clientes atuais
5- Contate seus prospects mais de uma vez
6- Invista em estratégias de Inbound Marketing

Continue a leitura para conferir que boas práticas você deve implementar na sua rotina de vendedor para alavancar as vendas e faturar mais.

Ao final, veja também a dica bônus: Como fechar a venda com os gatilhos mentais dos prospects.

 

O que é a captação de clientes e por que ela é importante?

Reunião com clienteAntes de mostrarmos nossas dicas de como captar clientes, é importante relembrarmos o que é e qual a importância da captação de novos negócios.

A captação de clientes é uma das primeiras etapas do processo comercial. Basicamente, ela consiste em identificar clientes em potencial e desenvolver um relacionamento com eles a fim de convencê-los a fechar negócio e adquirir determinado produto ou serviço.

Na captação, busca-se prospectar novas oportunidades de negócio, despertando no potencial cliente o interesse pelas soluções que a empresa oferece. Além disso, a captação de clientes também é importante para que a empresa consiga ampliar sua participação no mercado.

A etapa de captação é extremamente importante porque ela marca o início do processo de vendas. Portanto, se ela não for bem conduzida, compromete-se toda a jornada do cliente e os resultados financeiros da empresa.

Por quê?

Porque captar leads que, na verdade, não têm “fit” com o negócio, isto é, não têm interesse nem se beneficiarão da solução, apenas aumenta o trabalho dos vendedores. Afinal, eles só perceberão isso mais tarde, depois de empregar muita energia nesse processo, quando o cliente se retirar do pipeline de vendas, muitas vezes até insatisfeito com o tempo que perdeu.

6 dicas de como captar clientes e vender mais

Agora que já relembramos o que é a captação de clientes e por que ela é importante, veja a seguir 6 dicas essenciais de como captar clientes e aumentar as suas vendas.

1 – Tenha um perfil de cliente ideal bem definido

A primeira dica de como captar clientes consiste em definir um perfil de cliente ideal para o seu produto ou serviço.

Dessa forma, você saberá em quais empresas mirar na hora de apresentar suas soluções.

2 – Crie uma lista com clientes em potencial

Com base no perfil de cliente ideal que você estabeleceu, faça uma lista com potenciais clientes que podem se interessar na sua solução.

Essa prática vai te ajudar a ir direto nas empresas com mais chance de fechar negócio com você.

3 – Faça uma pesquisa sobre os potenciais clientes

Ideias para captar clientesNas negociações B2B, é importante que você faça uma pesquisa sobre cada empresa que você listou como cliente em potencial.

Busque levantar informações sobre o histórico da empresa, o mercado em que ela atua e quem são os tomadores de decisão.

4 – Peça indicações para os seus clientes atuais

Os clientes que você já atende podem te ajudar na captação de novas oportunidades de negócio por meio de indicações.

Dependendo do tipo de solução que você comercializa, alguns clientes da sua carteira podem recomendar seu produto ou serviço para outras empresas.

5 – Contate seus prospects mais de uma vez

Para conseguir captar clientes, é importante que você entre em contato com os prospects mais de uma vez. Apenas o primeiro contato não é suficiente para efetivar uma compra, principalmente em se tratando de vendas B2B.

Não se trata de ser inconveniente, mas de manter um follow-up de vendas consistente e ativo.

6 – Invista em estratégias de Inbound Marketing

Outra dica muito válida de como captar clientes é investir em estratégias de Inbound Marketing.

Aqui a ideia é despertar nos potenciais clientes o interesse espontâneo por suas soluções e fazer com que eles cheguem até a sua empresa voluntariamente.

Dentre as principais estratégias de Inbound, podemos citar o marketing de conteúdo, o e-mail marketing, o uso de técnicas para otimização de buscas online (SEO) e a presença ativa nas redes sociais.

BÔNUS – Como fechar a venda com os gatilhos mentais dos prospects

Para caminhar rumo ao fechamento da venda após a captação de clientes, você pode acionar os gatilhos mentais dos seus prospects a fim de persuadi-los a adquirir sua solução.

No livro “As Armas da Persuasão”, Robert Cialdini explica que os gatilhos mentais são estímulos que influenciam as decisões humanas e têm a ver com aspectos instintivos, emocionais e sociais.

De acordo com o autor, os 6 gatilhos mentais a serem considerados em uma venda são:

– Reciprocidade;
– Coerência;
– Aprovação social;
– Afeição;
– Autoridade.

Bom, o que você achou das nossas dicas de como captar clientes? Implemente as boas práticas que citamos aqui e aumente suas vendas.

Uma das maneiras mais inteligentes de conseguir se organizar para aplicar tudo isso é por meio de um software de CRM. Com essa ferramenta, você consegue automatizar seus processos, manter todos os dados sobre clientes e vendas atualizados, confiáveis e acessíveis em um clique, e pode, ainda, gerar relatórios gerenciais, entre diversas outras vantagens.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *