Você já ouviu falar sobre sinergia empresarial? Para ter um negócio de sucesso, além de oferecer bons produtos e serviços, também é necessário ter uma equipe motivada e produtiva para alcançar excelentes resultados.
É nesse momento que entra a sinergia empresarial: um conjunto de práticas capazes de integrar os colaboradores, definir e alinhar os objetivos da empresa e estruturar uma rotina eficiente, para que as metas sejam alcançadas.
Quer entender mais sobre o tema? Continue a leitura.
O que é sinergia empresarial?
Toda empresa define claramente quais são seus valores, sua visão e sua missão. Isso significa que, tanto para os colaboradores quanto para os clientes, é clara a razão pela qual a empresa existe e atua no mercado.
Para definir a cultura da empresa e, por consequência, estabelecer a sinergia empresarial, é preciso se pautar nesses três pontos: missão, visão e valores, uma vez que os colaboradores se guiarão conforte essas definições.
Dito isso, podemos adentrar um pouco mais na cultura organizacional e definir o que é sinergia empresarial.
A sinergia empresarial consiste em um conjunto de ações e estratégias capazes de integrar os colaboradores da empresa, manter as metas claras e bem definidas para todos os envolvidos e estimular um trabalho eficiente, produtivo e harmônico.
É graças à sinergia empresarial que gestores conseguem conquistar colaboradores motivados, alinhados com o propósito da empresa e capazes de realizar um excelente trabalho em equipe.
O resultado? Além de uma melhora significativa na performance dos colaboradores, os resultados tendem a ser mais positivos e o aumento da qualidade de vida no ambiente de trabalho também é notável – o que estimula um espaço ainda mais dinâmico, criativo e estratégico, colaborando para o crescimento da empresa no mercado.
Qual a importância da sinergia empresarial?
Como citado anteriormente, um dos resultados mais relevantes da aplicação da sinergia empresarial é uma melhora significativa do trabalho em equipe, motivada pela satisfação e empenho dos colaboradores cada vez mais integrados no negócio.
Através desse trabalho em equipe bem feito, os funcionários são capazes de compartilhar experiências, conhecimento, técnicas e soluções entre si, estimulando não só a resolução de problemas, como também incentivando que os colegas busquem novas alternativas, pensem estrategicamente e consigam desenvolver seu trabalho de forma muito mais eficiente no dia a dia.
Nota-se que uma das palavras-chave da sinergia empresarial é o engajamento. Ela é responsável por estimular um ambiente muito mais saudável e agradável para os colaboradores que, por sua vez, estarão mais engajados com as propostas e desafios apresentados na empresa.
Como conquistar sinergia empresarial?
Para conseguir construir um ambiente de sinergia empresarial, é preciso se atentar a alguns detalhes:
- ter uma liderança eficiente e diferenciada;
- estabelecer uma rotina de organização e planejamento estratégico;
- manter a comunicação clara e direta;
- reforçar o ideal de cooperação entre os colaboradores;
- estabelecer uma rotina de mensuração de resultados.
1. Ter uma boa liderança
O primeiro passo para conquistar a sinergia empresarial no seu negócio é ter uma boa liderança. O ditado “Lidere pelo exemplo” se encaixa nesse contexto.
É preciso que a liderança da sua empresa (ou as lideranças, no caso de empresas mais setorizadas) sejam capazes de desenvolver não só as atividades do dia a dia, como habilidades sociais, bom relacionamento com os colaboradores e, principalmente, incentivá-los a buscarem aprimorar no ambiente de trabalho.
O líder é o profissional responsável por estabelecer e comunicar os objetivos da equipe, esclarecer as dúvidas, definir as funções, dividir as tarefas que serão executadas e construir um ambiente eficiente e harmonioso através da motivação, do compartilhamento de informações e do desenvolvimento de habilidades.
2. Ter bastante organização e planejamento estratégico
É importante que cada colaborador seja capaz de assumir seu papel e ter responsabilidade pelas suas funções e os resultados esperados em cada uma delas.
Mesmo que exista essa divisão de tarefas e seus responsáveis, para que cada um saiba o que é esperado, é preciso garantir que todos possuam uma visão bem ampla e sistêmica da empresa, do contexto em que estão inseridos e do objetivo geral da empresa.
Através dessa percepção completa sobre seu papel na busca pelos resultados esperados, é possível que os colaboradores consigam entender o valor do seu trabalho no dia a dia da empresa e, a partir daí, aumentem seu senso de responsabilidade e compromisso com as tarefas.
Para completar, é preciso desenvolver o planejamento estratégico focando nesse objetivo. Analise a realidade da empresa e avalie onde você quer chegar. Com essa visão de onde estamos e para onde iremos, é possível criar um plano de ação para alcançar as metas e realizar cada um dos objetivos.
É importante garantir que todos os colaboradores estejam cientes desse planejamento estratégico. O alinhamento sobre as expectativas, as aspirações e o caminho traçado para chegar ao resultado final são fundamentais para que todos se comprometam e entendam sua responsabilidade ao longo desse processo.
3. Comunique com clareza
Para dar feedbacks eficientes, bem como alinhar tarefas, expectativas e objetivos, é preciso comunicar com clareza. Por isso afirmamos que a comunicação é um dos pilares da sinergia empresarial.
Por isso, estabelecer uma comunicação clara e transparente dentro da equipe é primordial para que o trabalho flua da melhor forma possível, evitando más interpretações ou gargalos no dia a dia.
4. Reforce a cooperação entre os colaboradores
É importante reforçar internamente que a equipe deve trabalhar junto e, por isso, a cooperação entre os colaboradores é fundamental.
Apesar de focarem em suas próprias funções no dia a dia, é preciso estarem cientes que o caminho para alcançar os objetivos é coletivo, e por isso ter uma cultura de apoio e cooperação entre todos é fundamental.
Uma forma interessante de estimular essa cooperação e motivação entre os colaboradores é criar uma rotina para compartilhar dicas e desenvolver novas habilidades. Isso aumenta o engajamento dos colaboradores, reforça a importância da troca entre eles e da ajuda mútua.
5. Tenha uma rotina de mensuração de resultados
Esse é um ponto extremamente importante e que, infelizmente, observamos muitas empresas falharem.
Ter uma cultura de mensuração de resultados é fundamental para entender se a estratégia traçada para conquistar o objetivo da empresa está dando certo.
Para que essa mensuração e análise sejam eficientes, o primeiro passo é estabelecer a rotina:
- defina a periodicidade da mensuração;
- defina quais são os indicadores chave de performance;
- crie um processo de alinhamento com os colaboradores, para atualizá-los sobre as metas e o atual momento da empresa;
- estabeleça processos para reavaliar as estratégias e estabelecer novos caminhos; etc.
10 dicas para melhorar a sinergia na sua empresa
Para conseguir estabelecer a sinergia empresarial no seu negócio e aproveitar todos os benefícios dessa prática no dia a dia, é preciso seguir alguns passos.
Separamos 10 dicas para melhorar a sinergia na sua empresa. São elas:
- esteja aberto para ideias e opiniões dos colaboradores;
- elimine as separações e repartições;
- estabeleça o senso de responsabilidade individual e responsabilidade coletiva;
- mantenha o equilíbrio;
- construa uma cultura de feedbacks;
- estabeleça objetivos em comum;
- seja transparente com sua equipe;
- seja capaz de reconhecer seus erros e corrigi-los;
- estabeleça momentos de descontração e diversão entre a equipe;
- mantenha a disciplina.
Vamos entender cada um deles a seguir.
1. Abra espaço para ideias e opiniões
Um dos erros mais comuns das empresas é não se abrirem para ouvir o que os colaboradores têm a dizer.
Para conseguir melhorar a sinergia dentro do seu negócio, é preciso que os líderes estejam abertos para ouvir seus funcionários, estimular o diálogo e ouvir os pontos de todos eles.
Para conseguir facilitar essa comunicação, algumas empresas criam canais para que esses momentos de troca aconteçam, e estabelecem encontros para debater sugestões, apresentar novas possibilidades e até realinhar alguns aspectos do dia a dia.
2. Elimine separações e repartições do dia a dia
Sabemos que a comunicação rápida e clara é primordial para a sinergia empresarial, e por isso eliminar as separações e repartições é fundamental.
Sempre que for possível, é interessante disponibilizar alguns espaços colaborativos, que estimulem a comunicação e evitem que ruídos atrapalhem a comunicação e o entendimento dos colaboradores.
Alguns negócios pecam por criar processos burocráticos para comunicação. O gestor deverá ser uma figura de fácil acesso para os colaboradores esclarecerem dúvidas e alinharem expectativas.
3. Estabeleça o senso de cooperativismo e responsabilidade individual
A responsabilidade individual, muitas vezes, é mais fácil de ser compreendida. Cada colaborador é responsável por suas tarefas e demandas.
No entanto, ter essa rotina definida não impede de atuar de forma coletiva, cooperando com os colegas e construindo soluções em conjunto.
É importante que o gestor seja capaz de esclarecer para os colaboradores que, apesar de algumas ações serem individuais, o trabalho é coletivo e, por isso, a cooperação entre todos os envolvidos é fundamental – além de impactar na rotina de todos.
Além disso, quando os colaboradores entendem o papel de cada colega de trabalho, é possível reduzir alguns ruídos, melhorar os processos e agilizar a execução de algumas tarefas que são codependentes, por exemplo.
4. Mantenha o equilíbrio
Os gestores são fundamentais para o processo de implementação e manutenção da sinergia empresarial, e por isso a forma com que eles se portam diz muito sobre como a equipe irá reagir no dia a dia.
É preciso que os líderes desenvolvam diversas habilidades e posturas para construir um ambiente harmônico e eficiente:
- ter controle emocional;
- não possuir uma postura passiva;
- solicitar correções sempre que necessário;
- elogiar o trabalho dos colaboradores;
- criticar construtivamente, quando couber;
- manter uma boa comunicação;
- ser acessível para os colaboradores.
5. Tenha uma cultura de feedbacks
Há muito tempo a cultura de feedback vem sendo reforçada entre os gestores, e está cada vez mais claro que esse é um excelente caminho a se seguir.
No entanto, os feedbacks precisam ser bilaterais. A cultura de reuniões 1:1 (one-on-one) é a prova de que, da mesma forma que o gestor precisa trazer feedbacks para seus colaboradores, é de extrema importância que os colaboradores também deem feedbacks sobre a rotina de trabalho, a liderança e a empresa.
Nesse sentido, em reuniões de feedback, é importante:
- que o líder dê feedbacks para seus colaboradores;
- que o líder alinhe suas expectativas;
- que o colaborador dê feedbacks sobre sua rotina de trabalho;
- que o colaborador dê feedbacks sobre a liderança;
- que o colaborador, juntamente com o líder, estabeleçam um objetivo e pontos de melhoria a serem trabalhados diariamente, e realinhados nas próximas reuniões.
6. Estabeleça objetivos em comum
Para que a empresa esteja em sinergia, é preciso que exista um objetivo em comum entre todos os colaboradores da empresa. Esse objetivo irá mostrar como a atuação unificada é fundamental para alcançar os resultados esperados e que, quando isso acontece, todos são recompensados.
Para um time comercial, pode ser interessante estabelecer uma meta coletiva de vendas, por exemplo.
7. Seja transparente com seus colaboradores
Já citamos anteriormente, mas precisamos reforçar: ser transparente com seus colaboradores e prezar pela boa comunicação é fundamental para construir uma equipe focada e engajada.
O gestor precisa desenvolver a habilidade de se comunicar com clareza, confiar em sua equipe e ser honesto sobre resultados, expectativas e próximos passos.
8. Seja capaz de reconhecer seus erros
Os líderes e gestores também erram, e é preciso que eles sejam capazes de reconhecer esses erros e comunicá-los para a equipe.
Caso esse erro gere um problema, quanto antes ele for comunicado, mais rápido ele será resolvido.
Além disso, comunicar seus erros e falhas constrói um ambiente seguro para que os colaboradores também compartilhem suas dificuldades e, por consequência, consigam encontrar soluções melhores para esses obstáculos.
9. Proporcione momentos divertidos e descontraídos com a equipe
Uma forma eficiente de aumentar a sinergia empresarial e construir uma equipe eficiente é estabelecer rotinas para descontrair o ambiente e estimular a troca entre os colaboradores.
A criação de laços de amizade e companheirismo auxiliam a manter o ambiente saudável e leve, aumentar a qualidade de vida no trabalho e, principalmente, melhorar a relação entre os colaboradores.
Na medida em que os laços se estreitam, é possível estimular ainda mais a troca de conhecimento, o trabalho em conjunto e os brainstorms diferenciados entre os colaboradores, que agora possuem um senso de confiança mútua e companheirismo com seus colegas.
10. Mantenha a disciplina
Para conseguir auxiliar a sua equipe e manter a roda girando, é preciso que os gestores sejam capazes de se manterem disciplinados, organizados e em dia com suas obrigações.
Mais uma vez, o líder é capaz de motivar e incentivar seus colaboradores a seguirem o seu caminho através do exemplo.
Conclusão
Entender o que é sinergia empresarial, como ela funciona e quais são suas particularidades é fundamental para estabelecer uma cultura organizacional focada em resultados, trocas e trabalho em equipe.
É papel do líder conseguir trabalhar de forma eficiente com seus colaboradores, criando rotinas de feedbacks, realizando alinhamentos e construindo uma equipe motivada, eficiente e focada no crescimento e desenvolvimento profissional.
Ficou alguma dúvida sobre sinergia empresarial? Deixe um comentário.
- Como a LVMH Guarda seu luxo -30/07/2024 - 19 de julho de 2024
- Como Calcular o Valuation de uma Empresa de Maneira Eficaz - 17 de junho de 2024
- Passivo Não Circulante e Passivo Circulante - 3 de maio de 2024