Ser um profissional inovador não é mais apenas uma vantagem competitiva no mercado em busca de melhores cargos. Assim, hoje, com toda a tecnologia que nos envolve, ter um perfil moderno, criativo e inovador é uma necessidade. Isso é fato, e um CEO, controller, ou qualquer outro profissional em posição de chefia sabe muito bem disso.
Pense bem, hoje conceitos como Business Intelligence (BI), criptomoedas, Big Data e Internet das Coisas, para citar apenas alguns, fazem parte do dia a dia das empresas e, é claro, tem impacto sobre a área financeira.
Conhecer cada um destes conceitos, saber como utilizá-los, procurar colaboradores que tenham facilidade no uso da tecnologia como ferramenta de trabalho é fundamental.
Enfim, aquela antiga ideia de que a área financeira é cheia de pessoas “quadradas” e pouco afeitas à inovações ficou no passado. Profissionais modernos, que busquem inovar em finanças são aqueles com maior possibilidade de prosperar neste setor.
Claro que não! Ao contrário, a criatividade e a inovação são muito bem vindas, mesmo na área que cuida da saúde financeira da empresa. Não se deixe enganar: cuidar de números, lidar com planilhas e ter uma calculadora científica no bolso não são sinônimos de anacronismo.
O setor financeiro de uma empresa pode sim atuar na busca de habilidades e ferramentas que visem processos mais modernos. O resultado disso é, no fim das contas, a transformação de toda a cultura empresarial e maior competitividade da empresa como um todo.
Vamos pegar um exemplo simples? Imagine um vendedor que precise emitir uma nota a cada negócio fechado. Assim, se ele fizer isso no papel, vai precisar entregar o documento para o financeiro que, por sua vez, deve acessar outros departamentos para dar andamento ao processo.
Agora pense bem: e se ele tiver em seu smartphone um sistema que faça isso automaticamente, com a nota imediatamente entrando no sistema do setor financeiro e chegando até o estoque, que ao mesmo tempo libera o produto vendido para o transporte?
Viu como o uso da tecnologia pode auxiliar não só o financeiro, mas toda uma cadeia de processos da empresa, tornando-os mais ágeis e eficientes? Desse modo, o trabalho do controller e de todos os envolvidos fica bem mais simples, não?
Impulsionada pela competição dos últimos anos, não só a área financeira, mas toda a empresa tem buscado soluções da tecnologia para otimizar o dia a dia.
As fintechs estão de olho neste nicho de mercado e oferecem diversas ferramentas que podem ser implementadas sem grandes dificuldades e com muitos benefícios.
São softwares que podem auxiliar de diversas formas as empresas a tornar a gestão de processos mais ágil e moderna. Veja algumas ferramentas que podem ajudar bastante a inovar em finanças:
– Contaazul – É um sistema online simplificado que integra vendas com faturamento, cobrança e estoque. Agiliza a emissão de Nota Fiscal de Venda ao Consumidor Eletrônica (NFC-e).
– Treasy – O software simplifica o planejamento orçamentário, eliminando as planilhas e tornando o processo mais colaborativo. Além disso, ainda pode ser integrado ao sistema ERP da empresa.
Estes são apenas alguns pequenos exemplos entre as, sem exagero, milhares de possibilidades que o mercado oferece para inovar em finanças. Outras soluções simples e bem conhecidas também podem ser usadas.
Por exemplo: tem filiais e necessidade de contato constante? O uso do Skype pode reduzir bastante os gastos com comunicação. O controller tem uma equipe grande e dificuldades em gerenciar as atividades de cada colaborador? Um sistema de gerenciamento de tarefas como o Trello pode fazer a diferença. Para cada necessidade há uma solução. Basta pesquisar!
O controller, também chamado de gerente de controladoria, tem como função coordenar a gestão econômica, financeira e patrimonial de uma empresa. Para isso, ele e sua equipe realizam estudos de ambiente, tanto do ponto de vista interno quanto externo.
Ora, sendo assim, essa é uma função que trabalha diretamente com a consolidação de informações. Essa é uma palavra fundamental, já que estamos justamente na Era da Informação e a quantidade de dados que temos sobre qualquer atividade humana é maior do que em qualquer outro período.
Reduzir burocracia, melhorar análise de dados e investir na experiência do cliente são alguns dos principais pontos de inovação para esse segmento e um controller excelente deve estar sempre em busca de melhorar esses processos.
Não adianta somente ter um bom produto. Se a experiência do cliente não for satisfatória, ele certamente vai procurar outro fornecedor. Por isso, a inovação deve ter como premissa sempre tornar a experiência do cliente melhor.
A venda é mais fácil? A tecnologia auxilia na redução de preços? A entrega é mais rápida?
Enfim, é claro que queremos sempre melhorar os processos internos (até porque isso tem impacto na entrega final de um produto ou serviço). No entanto, no fim das contas, como diz a antiga máxima, o cliente vem em primeiro lugar!
E você? Tem experiências para dividir? Entre em contato com a Investor e descubra outras maneiras de inovar em finanças, melhorar os seus processos e deixar os seus clientes mais satisfeitos!
Índice Ministério de Portos e Aeroportos lança plano estratégico com 1.500 projetos até 2035 Decisão…
Índice Atlético Mineiro lidera ranking das SAFs mais valiosas do Brasil Softplan adquire Runrun.it e…
Índice Maior Carteira de Leilões Portuários da História Enfrenta Desafios para Atração de Concorrentes EcoRodovias…
Índice M&As no setor de tecnologia já superam as expectativas em 2024 Fleury adquire laboratório…
Índice O que é o CPC 34? Objetivo do CPC 34 Atividades Envolvidas na Exploração…
Índice Governo lança programa para otimizar concessões rodoviárias ANTT marca audiência pública para concessão da…