A consultoria tributária é fundamental para auxiliar empresas a evitarem problemas e driblar obstáculos.
As tarefas tributárias de uma instituição exigem muito cuidado e atenção, e a sua entrega correta pode auxiliar na entrada de novos investidores, tomada de decisões mais assertivas e, claro, definição e análise de objetivos da empresa.
Nesse momento, o consultor tributário exerce seu papel: ele irá analisar de forma minuciosa todas as operações da empresa, para identificar possíveis problemas e oportunidades.
Quer entender mais sobre o tema? Continue a leitura.
O que é uma consultoria tributária?
A consultoria tributária é um trabalho realizado pelo contador para analisar nos pequenos detalhes todas as operações realizadas pela empresa, considerando as informações fiscais, contábeis e os dados financeiros da instituição.
Durante esse processo, o profissional responsável verifica quais são os tributos que podem influenciar na atividade da empresa, e realizar mudanças e sugestões de forma estratégica, para melhorar a performance e a rentabilidade da empresa.
A consultoria tributária irá ajudar a regularizar o pagamento de tributos, sejam eles diretos e indiretos, da sua empresa.
Através desse alinhamento, será possível reduzir os custos tributários da instituição, que muitas vezes acabam sendo pagos de forma indevida. Em alguns casos ainda é possível reduzir a carga tributária.
A redução da carga tributária poderá acarretar em menor custo para os processos e mercadorias da empresa, aumentando a competitividade, a rentabilidade e o potencial de crescimento da instituição.
O resultado é o aumento do fluxo de caixa, redução das chances de autuação do fisco e melhora da saúde financeira da empresa.
Para que serve uma consultoria tributária?
A consultoria tributária possui diversas funcionalidades dentro de uma empresa:
- analisar, entender e otimizar cada um dos processos dentro da instituição;
- garantir que a empresa esteja em conformidade com as obrigações fiscais;
- identificar e apresentar as opções que podem ser mais estratégicas e mais rentáveis para cada empresa;
- ajuda na identificação de riscos e oportunidades para o negócio;
- entende as operações dentro da organização – e auxilia na melhora desses processos;
- atua de forma eficiente para que a empresa se torne mais competitiva no mercado.
Em todo tipo de consultoria ou análise de negócio, o uso estratégico das informações adquiridas é o que fará a diferença.
É de extrema importância que consultor e gestor trabalhem juntos para analisar os números e informações e, a partir daí, consigam identificar oportunidades e melhorias nos mais diversos setores da empresa.
No caso da consultoria tributária, não é diferente: a análise das informações permitirá melhorar as rotinas e garantir que a empresa esteja sempre em dia com o fisco, evitando possíveis problemas no futuro.
Quais as atividades de uma consultoria tributária?
O profissional que atua como consultor tributário deverá realizar diversas atividades dentro de uma empresa.
A primeira, no entanto, consiste em avaliar e planejar de forma estratégica e eficiente a atual situação da instituição e, a partir daí, definir qual seria o melhor cenário fiscal para a empresa, mantendo-a dentro das obrigações e especificações do fisco e, ao mesmo tempo, aumentando sua competitividade, através da melhora dos resultados.
Além disso, também é papel da consultoria tributária:
- realizar revisões fiscais periódicas, acompanhando sempre as atualizações que a legislação sofre com o tempo;
- elaborar laudos com sua interpretação sobre temas tributários que precisam ser discutidos com a empresa, para melhorar sua performance;
- fazer o levantamento de possíveis créditos fiscais, bem como o requerimento de restituição ou compensação dos impostos, e acompanhá-los corretamente;
- realizar o enquadramento fiscal para recolhimento dos impostos federais: CSLL e IRPJ;
- realizar uma análise de cenários fiscais e parametrizá-los com os sistemas fiscais e contábeis;
- analisar e preparar os documentos necessários para obtenção dos parcelamentos fiscais;
- analisar os impostos, sejam eles diretos ou indiretos, considerando todos os fatores que podem influenciar nesses valores: complexidade das operações, segmento, jurisdição etc.
Além disso, é possível que o consultor tributário atue em outras frentes, auxiliando em tarefas administrativas da empresa, para conseguir encontrar uma rotina que seja funcional e eficiente, reduzindo as chances de problemas e aumentando a performance.
Por que contratar uma consultoria tributária?
Mesmo que a empresa esteja em dia com suas rotinas fiscais e tributárias, é interessante contar com uma consultoria tributária para avaliar as questões da empresa por uma outra perspectiva.
Sem o olhar “parcial” e, combinado com seu conhecimento sobre as obrigações tributárias, um consultor poderá identificar diferentes possibilidades.
Em algumas situações, por falta de conhecimento a respeito das possibilidades existentes no mercado, uma empresa pode pagar mais tributos do que deveria.
É papel do consultor encontrar as opções que sejam mais interessantes, com benefícios fiscais e melhores taxas de tributação, para melhorar a rentabilidade e reduzir os custos da instituição.
Quando contratar uma consultoria tributária?
A consultoria tributária é sempre uma boa alternativa.
Para empresas que estão começando e querem entender quais são as melhores alternativas para começar seus negócios, o consultor tributário poderá identificar as melhores opções de importação, compra e venda de insumos para a criação de produtos, por exemplo.
Já para empresas que estão a algum tempo no mercado, pode ser interessante realizar uma consultoria tributária para identificar se não existem gastos excessivos nessa área, se existem melhores alternativas e formas de reduzir as taxas tributárias pagas pela instituição.
Quais as vantagens da consultoria tributária?
A consultoria tributária pode trazer diversos benefícios para as empresas.
Como explicado anteriormente, essa estratégia permite que a empresa realoque alguns investimentos, aumente sua rentabilidade e se mantenha em dia com as obrigações fiscais, contábeis e tributárias, evitando problemas futuros.
Dentre as principais vantagens da consultoria tributária temos:
- economia tributária;
- recuperação de créditos tributários;
- segurança tributária
- monitoramento do risco tributário;
- evitar desembolsos desnecessários;
- prevenção de crises.
1. Economia tributária
A economia tributária é uma das maiores vantagens da consultoria tributária.
Ela se dá pelo estudo realizado pelo consultor para avaliar todas as atividades operacionais da empresa e, a partir daí, identificar quais são as melhores formas de tributação.
Depois de entender como é a análise tributária da empresa, considerando todas as operações no dia a dia da instituição, o consultor irá realizar uma avaliação de todas as metodologias de tributação possíveis, e descobrir se é possível encontrar uma solução mais barata e igualmente eficiente.
Na maior parte dos casos, é possível reduzir os custos e alcançar a economia tributária.
Além disso, essa análise permitirá identificar se a empresa está ou não usando os créditos tributários e os benefícios fiscais autorizados por lei.
2. Recuperação de créditos tributários
O consultor tributário irá avaliar se a empresa possui créditos tributários devido ao pagamento indevido de tributos ou pelo não aproveitamento de benefícios e créditos fiscais cedidos por lei.
Na maior parte dos casos, as empresas não aproveitam essas alternativas por não conhecerem a legislação ou por terem receio de usufruir de algo que é delas, por direito.
Caso sejam encontrados créditos tributários, é possível retroagir-los aos últimos cinco anos através dos termos do:
- Artigo 168 inciso I do CTN;
- Art. 74 da Lei nº 9.430/96;
- Art. 66 da Lei nº 8.383/91;
- IN RFB nº 1.717/17.
Para trazer mais segurança para os empresários mais conservadores, é importante lembrar que todo esse processo é efetivado de forma legal perante o Fisco, tanto no âmbito administrativo quanto no judicial, se for necessário.
Uma vez que o crédito tributário for habilitado, a empresa poderá compensá-lo com débitos vencidos ou com débitos futuros, conforme previsto pelo Art. 74 da Lei nº 9.430/96.
3. Segurança tributária
Com a instituição do Sped pelo Decreto 6.022/2007, a segurança e a fiscalização da Receita Federal vem aumentando e melhorando.
Para manter a segurança tributária da sua empresa, ter uma parceria com um consultor ou instituição especializada pode auxiliar a reduzir os riscos de autuações, e garantir que todos os processos tributários da instituição sejam realizados da melhor maneira possível.
4. Monitoramento do risco tributário
A realização do monitoramento do risco tributário é fundamental para a empresa, uma vez que ter essa visão mais estratégica sobre as atividades da empresa e seus riscos tributários jurisprudenciais de determinadas operações poderá auxiliar gestores na tomada de decisões.
O consultor tributário irá entregar para os gestores um documento com seu parecer técnico sobre as situações que identificou como relevantes para a empresa, servindo de apoio para o departamento jurídico da instituição.
Se houver situações mais complexas e urgentes, o consultor poderá formular uma solução, que ajudará a empresa a resolver possíveis problemas tributários.
5. Evitar desembolsos desnecessários
Como explicado anteriormente, em alguns casos a empresa acaba pagando mais do que deveria no que diz respeito à carga tributária.
Muitas vezes por desconhecimento da legislação, ou por desconhecimento dos incentivos fiscais, as taxas de importação e exportação, por exemplo, acabam sendo acima do necessário.
Com o trabalho de consultoria tributária, é possível encontrar as melhores condições para cada um dos processos operacionais da empresa, reduzindo, na maior parte das vezes, o valor tributário pago pela empresa.
O profissional consultor que irá acompanhar a empresa precisa avaliar as rotinas para entender onde estão os gargalos, bem como os desembolsos desnecessários, e apresentar alternativas mais interessantes que solucionem esse problema, tornando a empresa mais viável e rentável.
6. Prevenção de crises
Por fim, a consultoria tributária é capaz de reduzir não só os tributos incidentes sobre as operações da empresa, como também evitar possíveis crises caso prazos e tributos não sejam devidamente cumpridos.
É papel do consultor auxiliar a empresa a seguir a legislação corretamente, melhorando o fluxo de caixa e garantindo que todos os tributos sejam recolhidos da forma mais adequada possível.
Qual a melhor consultoria tributária?
O segredo para a realização de um bom trabalho é contar com uma empresa especializada em consultoria tributária.
Para isso, é preciso contar com as melhores soluções do mercado, e nossa sugestão é a Investor!
Investor
A Investor é uma empresa focada em consultoria empresarial, com especialização em diversos tipos de análises, tanto para empresas ou empreendimentos, imóveis ou ativos fixos.
Nosso trabalho é realizado por um corpo executivo e técnico altamente qualificado, que garante a segurança e a eficiência de nossas atividades dentro das organizações.
Com quase uma década de história, auxiliamos empresas com captação de recursos, emissão de laudos em cumprimento às obrigações contábeis, redução de custos, melhoria de processos internos, consultoria tributária e muito mais.
Conclusão
A consultoria tributária é fundamental para garantir a ordem e a eficiência dentro de uma empresa, independente do tamanho e área de atuação da instituição.
É através dessa consultoria que os tributos de uma empresa serão avaliados e, muito possivelmente, reduzidos, aumentando a rentabilidade do negócio e diminuindo os custos mês a mês.
Para além da economia propriamente dita, a consultoria tributária também confere à empresa muito mais segurança, tranquilidade e transparência no dia a dia, tornando-a inclusive uma opção interessante para possíveis investidores.
Percebemos que o acompanhamento das informações de uma empresa é fundamental para a tomada de decisões mais estratégicas.
Por isso, sugerimos a leitura complementar do artigo Auditoria interna: Saiba como fazer uma passo a passo.
- Como a LVMH Guarda seu luxo -30/07/2024 - 19 de julho de 2024
- Como Calcular o Valuation de uma Empresa de Maneira Eficaz - 17 de junho de 2024
- Passivo Não Circulante e Passivo Circulante - 3 de maio de 2024