calculadora-lapis-e-papeis-para-ilustrar-contabilidade-financeira-e-contabilidade-gerencial

Contabilidade financeira e contabilidade gerencial são dois pilares de uma boa administração. A função de ambos é garantir que a administração prospere em direção a um futuro melhor.

Enquanto a contabilidade financeira está preocupada em apresentar informações financeiras para uso das partes interessadas internas e externas de uma companhia, a contabilidade gerencial, por outro lado, é feita para ajudar seus gerentes a tomar decisões de negócios que afetam os futuros lucros e fluxos de caixa.

Compreender tanto a contabilidade financeira quanto a contabilidade gerencial é crucial para ter um bom entendimento do desenvolvimento dos negócios.

O que é contabilidade financeira?ilustracao-de-contabilidade-financeira-e-contabilidade-gerencial

A contabilidade financeira é o que a maioria das pessoas pensam quando visualizam o contador no trabalho. É um ramo da contabilidade, que lida com a classificação, medição e registro de uma transação comercial.

A contabilidade financeira foca na preparação das demonstrações financeiras como balanço patrimonial, declarações de resultado e declarações de fluxo de caixa, que são distribuídas aos acionistas, credores, analistas financeiros, entre outros. Estas demonstrações financeiras auxiliam a administração a ver como uma empresa está se saindo financeiramente, demonstrando o desempenho e a posição de um negócio.

O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é focada em auxiliar na gestão de operações da empresa, fornecendo uma base para que a administração tome decisões lógicas e informadas e sendo muito mais ampla do que a contabilidade financeira.

Isso inclui a análise dos custos, auxiliando nas decisões financeiras, planejando lucros, calculando pontos de equilíbrio, orçamentos de capital e calculando os custos de produtos existentes para avaliar o estoque da empresa e determinar o custo das mercadorias vendidas.

Principais diferençascontador-com-lapis-e-papel-na-mao-para-representar-contabilidade-financeira-e-contabilidade-gerencial

Como vimos, no geral, a contabilidade financeira refere-se à agregação de informações contábeis, enquanto a contabilidade gerencial refere-se aos processos internos usados ​​para contabilizar as transações comerciais. Existem várias diferenças entre contabilidade financeira e gerencial, que se enquadram nas seguintes categorias:

  • Agregação: a contabilidade financeira descreve os resultados financeiros do negócio como um todo. Já a contabilidade gerencial quase sempre reporta em um nível mais detalhado, como lucros por produto, linha de produto, cliente e região geográfica.
  • Eficiência: a contabilidade financeira relata a lucratividade (e, portanto, a eficiência) de um negócio, enquanto a contabilidade gerencial informa especificamente o que está causando problemas e como corrigi-los.
  • Informação comprovada: a contabilidade financeira exige que os registros sejam mantidos com precisão considerável, o que é necessário para provar que as demonstrações financeiras estão corretas. A contabilidade gerencial frequentemente lida com estimativas, em vez de fatos comprovados e verificáveis.
  • Foco do relatório: a contabilidade financeira é orientada para a criação de demonstrações financeiras, que são distribuídas dentro e fora de uma empresa. A contabilidade gerencial está mais preocupada com relatórios operacionais, que são distribuídos apenas dentro de uma empresa.
  • Padrões: a contabilidade financeira deve obedecer a vários padrões contábeis, enquanto a contabilidade gerencial não precisa obedecer a nenhum padrão quando a informação é compilada para consumo interno.
  • Sistemas: a contabilidade financeira não presta atenção ao sistema geral que uma empresa tem para gerar lucro, apenas seu resultado. Por outro lado, a contabilidade gerencial está interessada na localização das operações de estrangulamento e nas várias maneiras de aumentar os lucros e resolver problemas de gargalos.
  • Período de tempo: a contabilidade financeira está preocupada com os resultados financeiros que uma empresa já alcançou, por isso tem uma orientação histórica. A contabilidade gerencial pode abordar orçamentos e previsões e, portanto, pode ter uma orientação futura.
  • Cronometragem: a contabilidade financeira exige que as demonstrações financeiras sejam emitidas após o final de um período contábil. A contabilidade gerencial pode emitir relatórios com muito mais frequência, uma vez que as informações fornecidas são de maior relevância se os gerentes puderem vê-las imediatamente.
  • Avaliação: A contabilidade financeira aborda a avaliação adequada de ativos e passivos e, portanto, está envolvida com deficiências, reavaliações e assim por diante. A contabilidade gerencial não se preocupa com o valor desses itens, apenas sua produtividade.

O acesso às informações necessárias tanto para a contabilidade financeira, quanto para a contabilidade gerencial da sua empresa pode ser facilitada pela utilização de um software ERP.  Com um sistema ERP você pode ter acesso a todas as informações de finanças, vendas e estoques, e enviá-las automaticamente ao seu contador através do sistema de integração contábil da GestãoClick. Entre em contato conosco para saber mais.

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui para entrar em contato!

 

Conteúdos Relacionados:

O que são ativos de uma empresa: tipos de ativos na contabilidade

O que é IFRS e as razões dos ajustes às normas internacionais da contabilidade

Entenda a importância da baixa contábil para o controle patrimonial

Balanço Patrimonial: tudo que você precisa saber

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *