Controle Financeiro

A pandemia de coronavírus vem transformando nossas vidas em todas as esferas, seja na forma como nos relacionamos, consumimos, trabalhamos.

O momento alterou o comportamento de Estados e os Governos de todo o mundo orientam o isolamento social. Com essas restrições de consumo e comércio, as empresas são diretamente afetadas. Portanto, é hora de redobrar o cuidado e a atenção no controle financeiro.

Em maior ou menor grau, o impacto da crise será sentido por todos, porém, os mais afetados certamente são as micro e pequenas empresas, justamente pelo caixa sem tantas reservas.

Em todo o mundo as empresas enfrentam a queda do faturamento causada pela pandemia do coronavírus. Com menos clientes e pedidos, somado à incerteza do futuro, não há receita que estivesse planejada para isso.

Apesar de algumas medidas fundamentais do governo como a possibilidade de adiamento por três meses do recolhimento do Simples Nacional  e o acesso a linhas de crédito exclusivas, as empresas também devem aplicar ações estratégias para melhorar o cenário e ganhar estabilidade operacional em tempos de crise.

O controle financeiro é essencial em qualquer momento, especialmente durante a pandemia e crise causada pelo Coronavírus.

Um bom sistema de gestão é capaz de garantir o melhor controle e organização, além de tornar possível projetar cenários mais realistas para o futuro.

Veja algumas dicas para manter seu negócio em ordem durante a crise e se preparar para a retomada quando tudo isso passar.

 

Como controlar o financeiro em tempos de crise do coronavírus

Menor consumo, queda no faturamento, atrasos nos pagamentos, contas que não param de chegar. Esta é a realidade de muitas empresas em meio à pandemia de coronavírus.

O cenário instável deixa tudo ainda mais incerto. Com todos esses desafios, fica mais difícil fazer uma projeção de caixa para os próximos meses.

Porém, algumas medidas podem ajudar a sua empresa a passar por essa fase e não só sobreviver à crise, mas se preparar para crescer quando ela passar.

Projete suas despesascontrole financeiro

Por mais difícil e complexo que seja projetar qualquer coisa para o futuro nesse momento, é preciso estar consciente do desafio que terá que enfrentar.

Por isso, vale a pena levantar todas as despesas que terá para os próximos meses, como contas com fornecedores, pagamento de funcionários, entre outros.

Esse passo é muito importante para o controle financeiro durante a pandemia de Covid-19.

Negocie os prazos com fornecedores

Nesse momento de crise vale a pena contatar todos os seus fornecedores e tentar negociar os pagamentos para um prazo mais longo.

Embora todos estejam passando pela mesma situação, empresas menores estão sofrendo mais. Por isso, dê prioridade para o pagamento desses parceiros e tente jogar o pagamento de empresas maiores, que geralmente tem mais caixa, para depois.

Reduza os gastos

Para ter o controle financeiro durante a crise do Coronavírus é fundamental reduzir os gastos onde puder e somente gastar com o que é essencial para o momento atual e futuro da empresa.

Uma ferramenta importante para enxergar onde estão os gastos ocultos é um sistema empresarial. A implantação de um software de gestão ERP é sempre um investimento que te ajudará não só no melhor controle e gestão, mas também na redução dos gastos.

Seja flexível

Flexibilidade é a palavra para enfrentar a crise. A pandemia veio para mostrar que todos temos capacidade adaptativa e que o mundo pós-Covid19 será diferente.

As empresas dependem dos seus funcionários em todos os níveis, por isso, você deve estar aberto para novas soluções e dar voz aos colaboradores.

O enfrentamento da crise por parte da empresa depende do trabalho harmonioso de todas as partes da organização.

Para isso, adote estratégias que facilitem a comunicação entre todos os setores, incentive a capacitação e atualização dos conhecimentos dos funcionários. Há muitos cursos online para isso.

Priorize as pessoas

Em um momento de crise, o pequeno empresário deve dar prioridade para o pagamento da folha salarial, pois conforme falamos no item anterior, os funcionários são fundamentais para ajudar a empresa a passar por esse cenário difícil.

Por isso, pague as pessoas primeiro. A prioridade é a folha salarial e depois parta para as outras obrigações.

Busque soluções como antecipar férias e feriados, usar o banco de horas, tudo o que for possível para manter o emprego durante esse período.

Reforce sua presença digital

O isolamento social fez as pessoas reverem seus hábitos de consumo.Controle Financeiro

O uso da tecnologia permite que você impulsione seus negócios mesmo a distância.

Seja flexível com as estruturas e modelos corporativos. Adotar o home office, por exemplo, além de contribuir para o combate ao vírus, pode trazer benefícios tanto para o funcionário, quanto para a empresa.

Utilize a internet e venda online, com entrega a domicílio e eleve a experiência de seus clientes.

Para isso, invista em uma boa plataforma de gestão online que te ajude a controlar o estoque, receber avisos de vendas, informar o cliente do andamento da compra.

Coisas simples ajudam a fidelizar o cliente e não perdê-lo mesmo durante a crise.

Esteja preparado para a retomada

Por mais complexo e desafiador que esse cenário pareça, ele vai passar e as empresas com um bom controle financeiro e capacidade adaptativa vão sobreviver.

Por isso, além de tomar atitudes para o enfrentamento da crise, é preciso se planejar para a retomada e reagir ao Coronavírus para se recuperar rapidamente.

Uma ferramenta importante tanto para o atual momento, quanto para a para a retomada após a pandemia é o investimento em tecnologia cloud.

Empresas que adotam a tecnologia são mais ágeis, controlam melhor todos os processos e tem muito mais chances de sobreviver aos diferentes cenários econômicos.

Com um sistema de gestão, por exemplo, você automatiza diversos processos, ganha em produtividade e eficiência ao reduzir os erros e os custos desnecessários, sem falar da melhor comunicação interna e satisfação dos funcionários.

Aproveite essa quarentena para traçar novas estratégias, analisar o mercado e os dados da sua empresa para sair na frente e retomar o crescimento o mais breve possível.

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *