Relacionamento com o cliente

Houve um tempo em que as empresas não se preocupavam muito com o relacionamento com o cliente. Entregar o produto ou prestar serviços era o ponto final da relação com esses consumidores.

Na medida em que o tempo foi passando, o mercado se desenvolvendo as empresas ganhando ainda mais concorrentes, foi necessário mudar a forma de atuar.

Hoje, sem dúvidas, o relacionamento com o cliente é um dos pilares mais importantes para a construção de uma empresa de sucesso, e é por isso que esse detalhe faz toda a diferença.

 

O impacto do relacionamento com o cliente nas empresas

Através de uma boa estratégia de relacionamento com o cliente é possível mudar a realidade da empresa e conquistar diversas vantagens competitivas.

O que antes parecia um detalhe, e um cuidado opcional, agora é uma obrigação para empresas que querem se manter em crescimento no mercado.

Dentre as vantagens, estão o aumento:
– do ticket médio;
– da fidelização de clientes;
– do número de indicações de novos clientes;
– da rentabilidade da empresa.

 

Como melhorar o relacionamento com o cliente?

Novas tecnologias para se relacionar com clientes

Para melhorar o relacionamento com o cliente, é necessário se atentar aos detalhes. O primeiro deles são as novas tecnologias. De tempos em tempos a comunicação avança e novas ferramentas e plataformas acabam surgindo.

Nesse momento é interessante que você identifique, dentre as ferramentas e estratégias de comunicação, quais são as mais utilizadas pelos seus consumidores. Esse levantamento pode ser feito através de uma pesquisa interna, com os próprios clientes.

Acompanhando as novas tecnologias

As tecnologias foram evoluindo, as empresas precisam acompanhar as mudanças.

O que, anteriormente, era uma relação unilateral em que apenas a empresa se comunicava com seus clientes, hoje, principalmente através das plataformas digitais, a comunicação se tornou bilateral, e o consumidor passa a ser capaz de desenvolver uma conversa com as empresas onde consome.

Com uma comunicação mais próxima, aplicativos como WhatsApp e redes sociais têm ganhado muito mais espaço nessa área, promovendo um diálogo mais eficiente, rápido e fácil.

Dessa forma, investigue se é possível começar a trabalhar a comunicação através de:

WhatsApp Business;
– Instagram;
– Twitter;
– Facebook.

Com a criação do WhatsApp Business, por exemplo, a comunicação mudou de rumo: o aplicativo que antes era usado para trocar mensagens com amigos, agora permite que empresas divulguem catálogo, ativem mensagens automáticas de resposta e criem uma relação muito mais próxima com seus consumidores.

Dentre as tecnologias mais usadas, essa, sem dúvidas, foi um grande divisor de águas no relacionamento com o cliente.

Acompanhando as mudanças de comportamento dos consumidores

Da mesma forma que novas tecnologias surgem de tempos em tempos, o comportamento dos consumidores também muda. As necessidades e hábitos de consumo vão se adaptando na medida em que o tempo passa, e para garantir o melhor relacionamento com o cliente, é preciso que você, enquanto empresa, esteja ciente dessas mudanças.

Para isso, é fundamental que você analise com frequência os números da empresa e, periodicamente, faça uma pesquisa de mercado.

As redes sociais e reviews de clientes também poderão nortear nessa busca por informações, trazendo dados, elogios e dúvidas que esclarecerão as prioridades e necessidades dos seus consumidores.

Expectativa de seus clientes

Entendendo o que seus clientes precisam

Além de se atentar às novas tecnologias, uma forma eficiente de conquistar um bom relacionamento com o cliente é saber exatamente o que seus consumidores precisam e esperam de uma empresa como a sua.

No seu mercado, o que significaria um atendimento diferenciado? Conteúdo personalizado? Que tipo de informações, comportamentos e abordagens você pode trazer para que o seu público se identifique com a empresa e fidelize através do atendimento de qualidade?

Converse com seus clientes mais fiéis e descubra qual é o valor que eles enxergam na sua empresa — e como você pode atuar para melhorar ainda mais essa experiência.

Gerando relatórios e recomendações periódicas

Uma outra forma de estreitar laços é fazer recomendações para seus clientes. No caso de empresas prestadoras de serviços, a emissão periódica de relatórios de performance com dicas de melhorias a serem aplicadas pode ser uma excelente alternativa.

Criados pensando nas necessidades de cada cliente, é uma forma de prestar um atendimento diferenciado e personalizado para cada consumidor.

No caso de uma loja de produtos, por exemplo, as recomendações periódicas são interessantes. Se combinadas com a produção de conteúdo para educar o mercado e levar informações cada vez mais relevantes para seus clientes, a empresa poderá se tornar uma grande referência na área, aumentando a quantidade de novos clientes e garantindo um público fidelizado.

Para conseguir se diferenciar no mercado e conquistar novos consumidores, é interessante ter um relacionamento diferenciado.

O relacionamento com o cliente pode ser o que faltava para a sua empresa alavancar e aumentar a fidelização e a recorrência de compras.

Quer aprender mais sobre o tema? Confira nosso artigo Cliente satisfeito: veja como fazer melhor uso do customer success e do NPS.

 

Conteúdo relacionado

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *