O que é Deemed Cost , ou custo atribuído dos ativos imobilizados? O termo se refere a identificar um ativo ou um conjunto de ativos operacionais, que ainda sejam relevantes para a empresa em termos de geração futura de caixa, mas que apresentam valor contábil significativamente inferior ao valor justo.
Segundo o ICPC 10, esse ajuste do valor do ativo é opcional e só pode ser feito na adoção inicial do CPC 27, CPC 37 e CPC 43, não sendo admitido revisão nos períodos seguintes.
Leia também: Classificação de ativos de uma empresa
O que é Deemed Cost?
O princípio do que é Deemed Cost se baseia no mesmo princípio da avaliação e gestão patrimonial, em que é possível aumentar o valor dos bens desde que o ajuste não ultrapasse o valor justo daquele ativo.
Sempre que a empresa optar por adotar o custo atribuído, deverá ser assegurado que o avaliador indique a vida útil remanescente dos ativos e o valor residual previsto por meio de um laudo técnico fundamentado, elaborado por profissional habilitado e qualificado.
Dessa forma é possível estabelecer o valor depreciável e calcular as taxas de depreciação na data da avaliação.
Custo atribuído dos ativos imobilizados: o que é Deemed Cost e seu uso
A diferença entre o valor original dos ativos e do valor obtido após a adoção do conceito de Deemed Cost, constará no Patrimônio Líquido da empresa na conta de “Ajustes de Avaliação Patrimonial”, na sub-conta de lucros ou prejuízos acumulados, de acordo com o regime tributário adotado pela empresa.
Sobre o valor total dos ativos é que deve ser aplicado o Teste do Impairment.
Contudo, as perdas por Impairment devem incidir sobre os resultados da empresa e deve ser divulgado, por meio de nota explicativa, os reflexos econômicos da medida de adoção do custo atribuído e da política de dividendos que será adotada sobre o valor reajustado.

Após a adoção do custo atribuído, a empresa deve avaliar os efeitos do ajuste no resultado futuro, causados pelo aumento da despesa de depreciação, exaustão ou amortização e divulgar os reflexos econômicos dessa medida em nota explicativa a política de dividendos, que será adotada durante a realização de toda a diferença gerada pelo novo valor.
O que deverá conter nas notas explicativas a serem divulgadas sobre o processo de avaliação de custo atribuído
- Premissas e fundamentos usados para realizar a avaliação, a estimativa de vidas úteis e valores residuais.
- As bases da avaliação e dos avaliadores.
- As datas e a descrição da avaliação.
- Sumário de contas que foram avaliadas e os seus respectivos valores.
- O efeito da aplicação do custo atribuído no resultado do exercício.
- A nova taxa de depreciação e a anterior.
Custo atribuído e Valor justo
De acordo com o CPC 46 (Mensuração do valor justo), o valor justo é uma mensuração baseada em mercado e não uma mensuração específica da entidade.
Ou seja, a mensuração a valor justo estima o preço de uma transação não forçada entre participantes do mercado, na data da mensuração, sob condições semelhantes.
É importante que a empresa tenha a avaliação a valor justo dos seus ativos visto que o valor ajustado após a adoção do que é Deemed Cost, não pode ultrapassar o valor justo do ativo.
Laudo de avaliação
O laudo do custo imobilizado deve ser aprovado pelo órgão responsável pela administração e deverá conter as seguintes informações:
- Antecedentes Internos: investimentos em substituição dos bens, informações sobre a vida útil dos ativos, informações contábeis, inventários físicos e especificações técnicas.
- Antecedentes Externos: Informações referentes ao ambiente econômico em que a empresa opera, novas tecnologias, benchmarking, manual do fabricante, etc.
- Estado de Conservação dos bens: informações referentes às vistorias, como informações sobre a manutenção, falhas, período de uso, localização física, etc.
- Vida útil remanescente: obtido através das informações sobre usos e manutenção do ativo.
A Investor possui profissionais qualificados para a elaboração de laudos de custo atribuído dos ativos imobilizados, seguindo todas as determinações legais e contábeis para esse tipo de laudo.
Agora que você compreendeu o que é Deemed Cost e, pensando em ampliar seu conhecimento acerca da gestão do ativo imobilizado, preparamos este material completo para você:
Conte conosco para fazer este tipo de avaliação! Solicite um orçamento aqui!
Conteúdos relacionados
– Estudo de Viabilidade Econômico-Financeiro
– Os 12 Sinais que a sua empresa precisa fazer o Controle Patrimonial
– Planilha de Gestão do Ativo Imobilizado gratuita!
– Os 3 métodos de Valuation: saiba como calcular o valor da sua empresa
2 Comentários
Luzia
12 de novembro de 2020 at 11:05.Obrigada ótima esclarecimento.
Embora tenha que rever ter a referida depreciação no Patrimônio lìquido, esta depreciação tem ser lançada no resultado do mês, estou correta?
Grata
Investor
18 de novembro de 2020 at 14:14.Oi Luzia, como vai?
Sim, a despesa ou custo relacionado à depreciação deve ser reconhecida no resultado do mês, considerando a vida útil do ativo.
Abraços.