Consultoria em avaliações

A Investor é uma empresa que presta consultoria em avaliações, sejam elas de empresas ou empreendimentos, imobiliárias e, também, de ativos fixos.

No dicionário, o termo avaliar significa “Calcular ou determinar o valor, o preço ou o merecimento de”. Uma segunda definição diz o seguinte: “Fazer o cômputo de; calcular, computar, orçar”.

Então quer dizer que a Investor presta serviços de cálculos e determinação de valores? Mais ou menos isso. Neste artigo, queremos ajudar você a entender melhor como trabalhamos. Vem comigo!

 

O que a Investor faz?

Somos especializados em avaliações de ativos, passivos e conjuntos de ativos e passivos para diversos negócios. Realizando rigorosas análises nas áreas de Finanças Corporativas, Consultoria Imobiliárias e Gestão do Ativo Imobilizado, nossos clientes obtêm informações suficientes para tomada de decisões estratégicas e podem contar sempre com a nossa assessoria para auxiliar em diversos processos.

Em constante crescimento, buscamos manter o foco no desenvolvimento de nossa equipe e no sucesso de nossos clientes. Já atendemos mais de 300 empresas dos mais diversos setores da economia, em quase todos os estados do Brasil.

Ao prestar uma consultoria em avaliações, customizamos o projeto de acordo com as demandas de cada empresa, tornando cada projeto único.

Você sabe exatamente quais são os tipos de serviços que oferecemos e qual a importância deles para o seu negócio? Deixa eu te explicar melhor!

 

Áreas de atuação da Investor

Finanças Corporativas 

Consultoria em avaliações

Os serviços de finanças corporativas têm o objetivo de realizar diversas análises econômico-financeiras para diversos momentos de uma corporação, ajudando estas a obter informações para a tomada de decisões estratégicas.

A área apresenta soluções financeiras completas para as mais diversas modalidades de consultoria financeira, oferecidas de forma customizada para cada empresa. Atuamos em setores variados da economia e negócios, em diferentes estágios.

Serviços prestados pela área de Finanças Corporativas

Entre nossas atividades temos:

Valuation

A avaliação determina o valor intrínseco de uma empresa ou projeto, através de metodologias regulamentadas pela CVM, Código Civil e Lei das S/A. Seu uso é amplo, abrangendo a determinação de Valor Justo em dissoluções societárias, cisões e incorporações de ativos e passivos ou grupo de ativos e passivos, formação de capital social, compra e venda de empresas e acompanhamento de performance econômico-financeira de corporações.

Estudo e modelagem de viabilidade econômico-financeira

Permite que os gestores e investidores avaliem novos negócios e/ou empreendimentos por meio de projeções financeiras respaldadas por premissas fundamentadas em uma minuciosa análise de mercado e modeladas em diferentes cenários, permitindo o estudo de sensibilidade e viabilidade através de indicadores financeiros e técnicas de análise de investimentos.

Laudo PPA – Alocação do Preço de Compra

O laudo é feito com o intuito de determinar o ágio ou compra vantajosa existente em uma operação de aquisição de controle societário. Através da comparação do valor pago pela adquirente com o cálculo do Valor Justo dos ativos e passivos da adquirida, tanto tangíveis como intangíveis, determinamos o Goodwill ou compra vantajosa existente na operação. Faz parte do laudo, a determinação do Mais ou Menos Valia e dos reflexos contábeis nos demonstrativos da adquirente.

Impairment de ágio

Teste de recuperabilidade do investimento realizado para a aquisição de controle societário. Além de ser obrigatório, o laudo fornece para os acionistas e investidores da adquirente a informação relacionada à capacidade de se obter retorno no investimento realizado e em caso negativo, o impacto financeiro que tal operação deverá provocar nos demonstrativos de resultado da adquirida.

Fairness opinion

O fairness opinion é um documento emitido por um avaliador financeiro sobre a sua percepção, fundamentada em análises de dados observáveis, para uma determinada operação. Por ser uma avaliação isenta e sem conflito de interesses, uma de suas principais finalidades é reportar aos acionistas e membros de conselhos administrativos, garantindo credibilidade à operação.

Solvency opinion

Diagnóstico financeiro e avaliação econômica, considerando tanto o cenário atual quanto possíveis cenários de risco, para que acionistas, credores, membros de conselhos administrativos e advogados sintam confiança em operações de fusões e aquisições, reestruturações, investimentos ou recapitalizações.

Consultoria Imobiliária

Uma boa consultoria imobiliária faz toda a diferença na hora de fechar um negócio. Já que é feita uma pesquisa de mercado, seguida da análise do cenário atual que leva informações necessárias ao cliente para que ele tenha segurança na realização ou não da negociação.

Nossa consultoria conta com laudos que se reportam minuciosamente às normas e pronunciamentos contábeis.

Com uma equipe qualificada e sempre atualizada quanto às demandas do mercado, são feitos laudos técnicos de avaliação de imóveis urbanos (residenciais, comerciais e industriais), rurais (sítios, glebas e fazendas) e empreendimentos (áreas para incorporação, hotéis, shopping centers, entre outros).

Serviços prestados pela área de Consultoria Imobiliária 

Os serviços são prestados para empresas em diferentes estágios de desenvolvimento:

Consultoria em avaliações

Fase Inicial

Estudos de viabilidade econômico-financeira;

Estudos de vocação (Highest and Best Use);

Avaliação Built to Suit;

Site Hunter – a busca pela melhor localização possível para seu empreendimento;

Enquadramento às normas contábeis;

Avaliação com determinação do Valor Justo para fins de atendimento ao CPC 01 – Teste de Impairment;

Avaliação com determinação do Valor Residual e Estudo das vidas úteis econômicas para fins de atendimento ao CPC 27 – Ativo Imobilizado;

Definição do Valor Justo das benfeitorias em imóveis de terceiros;

Registro a Valor Justo das obras em andamento para fins de atendimento ao CPC 20 (R1) – Custos de Empréstimos;

Expansão Operacional;

Avaliação para determinação de valor de mercado para compra e venda e locação;

Para garantias bancárias e dação em pagamento, é feita uma avaliação atendendo às exigências da Febraban – Federação Brasileira de Bancos;

Avaliação para determinação do valor em risco para fins de seguro;

Site Hunter;

Análise de portifólios imobiliários e sugestões de novos negócios;

Expansão de investimentos;

Avaliação de Ativos em Fundos de Investimento em Participação (FIP) e Fundo de Investimento Imobiliário (FII) incluindo atendimento à instrução ICVM 578 e 579;

Avaliação com determinação do valor Justo para fins de atendimento ao CPC 28 – Propriedades para Investimento;

Consolidação;

Avaliação com determinação do valor Justo para fins de atendimento ao CPC 15 – Combinação de Negócios;

Incorporação – Artigos 226 e 227 – Operação de reorganização societária em que a sociedade incorporada passa todos os direitos e obrigações para a incorporadora e então é extinta;

Fusão – Artigo 228 – Unificação de duas ou mais sociedades. Pode-se criar uma nova sociedade ou uma sociedade pela incorporação de uma já preexistente (fusão por incorporação). Nas operações de fusão todas as entidades fusionadas se extinguem para formar uma sociedade com personalidade jurídica diferente daquelas;

Cisão – Artigo 229 – Operação na qual é transferido parte ou totalidade do patrimônio de uma empresa para uma ou mais sociedades. No caso da transferência de todo o patrimônio da empresa, ela é extinguida.

Gestão do Ativo Imobilizado

O controle patrimonial é muito importante para qualquer organização em diversas finalidades, como na diminuição dos custos, já que se evita a aquisição de ativos desnecessários e otimiza-se o processo de compra e o aumento do retorno sobre os ativos.

O serviço realizado consiste não somente em montar o inventário para a conciliação de bases, mas, também, em atender às exigências da Lei (Fisco).

Serviços prestados pela área de Gestão do Ativo Imobilizado

As atividades realizadas pela área são:

Inventário com emplaquetamento;

Avaliação dos ativos para diversas finalidades;

Conciliação físico-contábil;

Atendimento às exigências contábeis: a Lei nº 11.638/2007; CPC 01 – Teste de Impairment (redução do valor recuperável de ativos); Ativo Imobilizado – CPC 27; Valor Justo – CPC 46; Interpretação técnica sobre o ativo imobilizado – CPC 10.

Levantamento de vida útil econômica, vida útil remanescente, taxa de depreciação futura e valor residual;

Implantação de procedimentos e rotinas patrimoniais;

Laudo Técnico independente de máquinas e equipamentos.

 

A Investor é uma consultoria em avaliações e conta com uma equipe especializada, fornecendo serviços inovadores e de excelência para as organizações. Buscamos sempre entender as necessidades de nossos clientes de forma detalhada para que o serviço seja prestado de forma eficiente e eficaz.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

 

Conteúdos Relacionados

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *