minha-empresa-precisa-de-um-contador

Contratar um contador geralmente está na planilha de um empresário no momento em que ele está planejando abrir uma empresa. Essa é uma atitude inteligente, já que este profissional pode ajudar muito em todo o processo para se obter o CNPJ.

No entanto, muitos pensam que manter este profissional no quadro de funcionários, como fixo ou terceirizado, é um gasto desnecessário. Essa é uma ideia que pode, além de estar errada, significar prejuízos enormes que podem levar ao fechamento de uma empresa.

 

Por que isso acontece?

contador-realizando-analises-e-planejamento

 

É preciso entender que o Brasil tem cargas tributárias enormes, além de envolver grandes burocracias. Sem mencionar muitas outras dificuldades que ameaçam o bom andamento dos negócios.

Como exemplo, a elaboração da logística, a contração de mão de obra, entre outros que carecem de um excelente planejamento para minimizar os gastos.

Assim, um profissional de contabilidade extremamente qualificado pode ser a chave para encontrar as formas mais eficazes de otimizar a utilização dos recursos da empresa. Isso pode acarretar em uma vantagem competitiva e pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.

Siga a leitura e descubra passo a passo os detalhes da função e a vantagem de ter um excelente contador na sua empresa!

 

 

O que é e quais as funções de um contador?

 

Ao escolher as palavras chaves para o sucesso de uma empresa podemos citar “planejamento”, “gestão” ou “eficiência”. Pois saiba que para qualquer uma delas, ter um contador ao seu lado pode ser sinal de excelência.

Afinal,  ele é responsável por fornecer informações necessárias para que a empresa tenha controle e atinja seu sucesso. Principalmente, por elaborar o Balanço Patrimonial, demonstrativo responsável por definir as movimentações de dinheiro, bem como formalizar seus bens, direitos e obrigações.

Além disso, o contador é o responsável por todos os encargos tributários que a empresa está submetida, bem como compreende potenciais formas de fazer o planejamento ou redução dos mesmos.

Em outras palavras, este profissional tem as informações e o conhecimento necessários para que o planejamento dos próximos passos da empresa e a gestão de todos os ativos tenham a eficiência que todos desejamos.

 

Quais são as vantagens que um contador pode trazer para sua empresa

 

Um contador, para abrir empresa ou para ter ao eu lado no dia a dia da gestão, terá todas as informações necessárias para a tomada de decisões mais inteligente.

Vamos tomar como exemplo o planejamento tributário.  Sabemos que este é um assunto complicado para aqueles responsáveis pela condução ou pela saúde financeira de uma empresa. É preciso entender e se adequar a um enorme conjunto de normas e regras que devem ser respeitadas.

Um excelente planejamento tem como objetivo a Elisão Fiscal, ou seja, diminuir o pagamento de tributos de forma legal. Assim,  ganha-se segurança para movimentos de mercado, como aquisições, fusões e outros.

Mais uma vez, correndo o risco de parecer repetitivo: ter um contador na equipe é uma vantagem competitiva importante, que pode significar na ponta do processo produtos com melhores preços no mercado.

 

Riscos de não ter um contador

 

Se a opção for por não ter um contador, saiba que poderá correr sérios riscos.Contador trabalhando

O primeiro deles é não ter subsídios para as melhores tomadas de decisão. Ter menos informações significa enorme dificuldade de encontrar as melhores soluções.

Por esse motivo, representa um círculo vicioso que pode passar por problemas legais. Pense bem, sem a assessoria correta de um profissional que esteja antenado com todas as regras mais recentes, a empresa está mais vulnerável a descuidos e erros que podem significar problemas e multas junto à Receita Federal. Ou seja, mais difícil de aplicar compliance.

De certo, essas penalizações podem ser bem altas do ponto de vista financeiro ou administrativo.

Se somarmos problemas legais, decisões mal tomadas, planejamento tributário mal feito, pode-se ter como resultado uma empresa ineficiente. Pode levar, inclusive, a estar fadada a fracassar na competição com concorrentes e com enormes possibilidades de fechamento com o passar do tempo.

 

Como escolher o profissional perfeito para a sua empresa

 

Diversas empresas de grande porte têm em seus quadros toda uma equipe de contabilidade para a busca de melhores resultados na contratação de pessoal, na elaboração da logística e também no planejamento da tributação.

Por que elas fazem isso? Certamente porque os resultados  obtidos com a presença desses profissionais tendem a ser excelentes.

Essas empresas entendem que uma equipe como essa é um investimento necessário para obter vantagens.  Afinal,  podem representar a  venda de produtos ou serviços mais baratos. Em um mundo competitivo como o dos negócios, uma gestão que traga mais competitividade é fundamental para o sucesso.

No entanto, pequenas e médias empresas também podem fazer uso dessas vantagens. É possível contratar contadores online ou empresas de assessoria de contabilidade com a expertise necessária neste perfil de negócios.

Você pode se interessar também:

 

 

 

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *