Gestão de vendas

O Pipedrive começou a ficar muito conhecido no mercado pelas suas excelentes funcionalidades. Considerado um dos pilares para a criação de uma empresa sustentável, organizada e com uma ótima gestão de vendas, a ferramenta vem conquistando cada vez mais empresários e aumentando a sua carteira de clientes.

A ferramenta ajuda a automatizar diversas tarefas da empresa, reduzindo o tempo necessário para executá-las manualmente e dando à equipe muito mais tranquilidade para direcionar seus esforços para a estratégia.

Como um CRM, Customer Relationship Management, o Pipedrive atua diretamente na gestão de vendas e no relacionamento com os clientes, de forma muito mais eficiente e automatizada.

 

Os benefícios do Pipedrive

O Pipedrive, como dito anteriormente, tem se destacado por suas diversas funcionalidades, que auxiliam diretamente na rotina das empresas, principalmente no que diz respeito à gestão de vendas e relacionamento com os consumidores.

Dentre os diversos benefícios da plataforma, destacam-se:

Uso fácil e intuitivo

Uma ferramenta que traz boa usabilidade sempre ganha pontos entre seus usuários. Isso porque, quanto mais simples e fácil de usar, melhor será o aproveitamento da plataforma, bem como a facilidade de usar suas funcionalidades e compreender todas as informações ali disponíveis.

Além de um layout amigável, a plataforma também oferece uma espécie de integração para quem ainda não está familiarizado com o uso de CRMs, o que ajuda ainda mais a dar os primeiros passos e aproveitar tudo o que o Pipedrive oferece.

Automatização de tarefas simples

Apesar de termos muitas tarefas simples no dia a dia, é comum que elas demandem muito tempo para serem realizadas. Isso, a longo prazo, pode significar uma equipe onerosa, que possui muitas pequenas tarefinhas e não tem tempo disponível para atuar de forma mais estratégica e eficiente no dia a dia.

Um dos benefícios mais marcantes do Pipedrive é a possibilidade de automatizar várias dessas tarefas, como o disparo de e-mails, organização de leads e outros detalhes que demandam bastante tempo do setor de vendas.

O resultado é uma rotina muito mais organizada, uma equipe mais produtiva, estratégica e uma gestão de informações muito mais eficiente.

organização de informações para melhorar a gestão de vendas

Organização das informações

Para as empresas que lidam com um grande volume de informações todos os dias, a gestão eficiente desses dados é fundamental. Afinal, é através deles que você irá identificar demandas dos clientes, suas principais necessidades, possíveis problemas a serem resolvidos e, claro, possíveis novos clientes.

A organização de todas as informações irá permitir, também, que você tenha uma visão muito mais ampla do que acontece na sua empresa, principalmente considerando o setor de vendas: é possível visualizar quantos contatos ainda estão pendentes, contratos fechados, faturamento de um determinado período e muito mais.

Possibilidade de personalização

Cada empresa possui necessidades e prioridades, e uma ferramenta de CRM diferenciada é capaz de ser personalizada para atender a todas essas demandas.

Considerando essa realidade, o Pipedrive oferece a possibilidade de uma grande customização dentro da plataforma: é possível ativar e desativar os módulos sempre que necessário, mantendo a ferramenta mais adequada para as suas necessidades.

Controle do funil de vendas

Além disso, o Pipedrive oferece o controle do funil de vendas. Através dessa funcionalidade, é possível gerir cada etapa do funil, acompanhando o desempenho de cada lead e as taxas de conversão de cada um desses momentos.

Enxergar de forma mais clara cada etapa do funil irá ajudar a equipe a tomar as decisões mais adequadas para cada situação.

Relatórios completos

E, claro, para que os números sejam devidamente avaliados de forma eficiente, a plataforma também oferece relatórios com dados e estatísticas completas.

Os relatórios podem ser personalizados, abordando informações mais relevantes para a empresa, através de filtros criados pelos usuários, como atividades, faturamento e gastos, por exemplo.

 

Como fazer uma gestão de vendas eficaz

Ter uma boa rotina e criar uma gestão de vendas eficaz exige alguns cuidados no dia a dia. Veja quais são os mais importantes.

Entenda quem é seu público alvo

O primeiro passo para fazer uma boa gestão de vendas é realmente conhecer o seu público. Parece simples, mas não se engane: ainda são comuns os casos de empresas que, mesmo em constante funcionamento, ainda não sabem quem é, de fato, o perfil de cliente que costuma atrair.

Esse tipo de dúvida pode prejudicar consideravelmente os resultados do negócio, uma vez que dificulta a prospecção de novos clientes, a criação de uma comunicação eficiente e, mais do que isso, a criação de estratégias para driblar as objeções de compra, por exemplo.

Tenha objetivos e metas bem definidos

Um outro ponto muito importante mas que também não é uma prioridade dentro da maior parte das empresas é a definição de metas e objetivos. O objetivo geral, anual, por exemplo, é muito comum de ser definido.

Mas quando pensamos nas metas que irão ajudar a caminhar para esse resultado final, poucas empresas realmente têm essa informação.

Para definir as metas, é necessário pensar no progresso da empresa, no histórico dos resultados e, a partir daí, definir as metas factíveis, considerando todas as variáveis para que, mês a mês, você se aproxime cada vez mais do seu objetivo final.

Tenha um orçamento de vendas

O orçamento de vendas é fundamental para ter uma rotina de vendas mais clara e bem estruturada. Através desse orçamento será possível criar uma projeção de vendas, identificando uma quantidade de serviços ou produtos que serão comercializados pela empresa durante um período específico.

Além disso, é necessário ter em mente os valores de comissões que serão direcionados para a equipe, possíveis ferramentas para auxiliar no dia a dia de trabalho, etc.

Para estipular esse orçamento, uma das formas mais eficientes é avaliar o histórico da empresa e realizar uma projeção a partir desses números.

Tenha uma equipe atualizada

Para manter as vendas crescendo e os clientes satisfeitos, é preciso ter uma equipe cada vez mais eficiente.

Para isso, mantenha seu time atualizado, através de programas de mentoria, cursos e palestras.

É interessante estimular, dentro do ambiente empresarial, o compartilhamento de informações relevantes, dificuldades e problemas do dia a dia. Quanto maior for a troca de informações, maiores serão as chances de encontrar possíveis soluções para cada um desses gargalos.

ser aliado a tecnologia pra melhora a gestão de vendasVeja a tecnologia como uma aliada

A tecnologia é uma grande aliada para as empresas. Felizmente, hoje no mercado existem diversos tipos de ferramentas que podem ser usadas para auxiliar nas tarefas de todos os setores da empresa, desde a gestão financeira à gestão de tarefas dos colaboradores, gestão de vendas e agendas.

Um dos benefícios de plataformas como o Pipedrive, por exemplo, é a possibilidade de integrar a maior parte dessas ferramentas em um mesmo espaço, fazendo com que toda informação relevante da empresa esteja centralizada.

 

O que é um CRM de vendas?

O CRM de vendas nada mais é que um sistema de Customer Relationship Management focado no setor de vendas. Através dessa plataforma, é possível gerenciar os contatos da empresa, tendo maior controle sobre as vendas que estão sendo realizadas.

O uso de um CRM de vendas permite, por exemplo, visualizar questões como:
– solicitações de orçamento e contato de possíveis novos clientes;
– conversas em aberto;
– propostas enviadas;
– propostas aprovadas;
– contratos assinados;
– desistências; etc.

Ter uma visão mais ampla de todas essas informações irá ajudar a manter uma rotina bem estruturada de follow up com clientes e prospects, garantindo uma comunicação e relação mais próxima e, possivelmente, aumentando as taxas de conversão da empresa.

 

Como o Pipedrive auxilia a gestão de vendas

Junto à possibilidade de gerenciar todas as informações da sua empresa, o Pipedrive também oferece a integração com diversas ferramentas, permitindo que você tenha uma rotina muito mais eficiente.

A lista de ferramentas que podem ser integradas ao Pipedrive é imensa, e trouxemos algumas das plataformas mais utilizadas no mercado para exemplificar.

Sincronização com contas e agendas:
Google;
Microsoft.

Integração:
RD Station;
Xero;
Trello;
Asana;
Slack;
PandaDoc;
Pipechimp;
Plecto;
Kixie; e muito mais.

O Pipedrive pode ser usado na gestão de vendas, e promete trazer excelentes resultados, tanto no que diz respeito à produtividade, quanto em relação ao aumento das conversões e do faturamento do negócio.

Com a automatização de algumas tarefas, a equipe finalmente terá tempo para agir de forma mais estratégica. Melhorando os números dia após dia, reduzindo as objeções de compra e recheando ainda mais a carteira de clientes.

Quer saber mais sobre a ferramenta ou ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

 

Conteúdo relacionado:

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *