Ser um profissional inovador não é mais apenas uma vantagem competitiva no mercado em busca de melhores cargos. Assim, hoje, com toda a tecnologia que nos envolve, ter um perfil moderno, criativo e inovador é uma necessidade. Isso é fato, e um CEO, controller, ou qualquer outro profissional em posição de chefia sabe muito bem disso.
Pense bem, hoje conceitos como Business Intelligence (BI), criptomoedas, Big Data e Internet das Coisas, para citar apenas alguns, fazem parte do dia a dia das empresas e, é claro, tem impacto sobre a área financeira.
Conhecer cada um destes conceitos, saber como utilizá-los, procurar colaboradores que tenham facilidade no uso da tecnologia como ferramenta de trabalho é fundamental.
Enfim, aquela antiga ideia de que a área financeira é cheia de pessoas “quadradas” e pouco afeitas à inovações ficou no passado. Profissionais modernos, que busquem inovar em finanças são aqueles com maior possibilidade de prosperar neste setor.
- Dica! Conheça cinco erros comuns da gestão financeira e não caia em armadilhas.
Área financeira precisa ser engessada?
Claro que não! Ao contrário, a criatividade e a inovação são muito bem vindas, mesmo na área que cuida da saúde financeira da empresa. Não se deixe enganar: cuidar de números, lidar com planilhas e ter uma calculadora científica no bolso não são sinônimos de anacronismo.
O setor financeiro de uma empresa pode sim atuar na busca de habilidades e ferramentas que visem processos mais modernos. O resultado disso é, no fim das contas, a transformação de toda a cultura empresarial e maior competitividade da empresa como um todo.
Vamos pegar um exemplo simples? Imagine um vendedor que precise emitir uma nota a cada negócio fechado. Assim, se ele fizer isso no papel, vai precisar entregar o documento para o financeiro que, por sua vez, deve acessar outros departamentos para dar andamento ao processo.
Agora pense bem: e se ele tiver em seu smartphone um sistema que faça isso automaticamente, com a nota imediatamente entrando no sistema do setor financeiro e chegando até o estoque, que ao mesmo tempo libera o produto vendido para o transporte?
Viu como o uso da tecnologia pode auxiliar não só o financeiro, mas toda uma cadeia de processos da empresa, tornando-os mais ágeis e eficientes? Desse modo, o trabalho do controller e de todos os envolvidos fica bem mais simples, não?
Como a tecnologia pode ajudar as empresas a criar um ambiente inovador?
Impulsionada pela competição dos últimos anos, não só a área financeira, mas toda a empresa tem buscado soluções da tecnologia para otimizar o dia a dia.
As fintechs estão de olho neste nicho de mercado e oferecem diversas ferramentas que podem ser implementadas sem grandes dificuldades e com muitos benefícios.
São softwares que podem auxiliar de diversas formas as empresas a tornar a gestão de processos mais ágil e moderna. Veja algumas ferramentas que podem ajudar bastante a inovar em finanças:
– Contaazul – É um sistema online simplificado que integra vendas com faturamento, cobrança e estoque. Agiliza a emissão de Nota Fiscal de Venda ao Consumidor Eletrônica (NFC-e).
– Treasy – O software simplifica o planejamento orçamentário, eliminando as planilhas e tornando o processo mais colaborativo. Além disso, ainda pode ser integrado ao sistema ERP da empresa.
Estes são apenas alguns pequenos exemplos entre as, sem exagero, milhares de possibilidades que o mercado oferece para inovar em finanças. Outras soluções simples e bem conhecidas também podem ser usadas.
Por exemplo: tem filiais e necessidade de contato constante? O uso do Skype pode reduzir bastante os gastos com comunicação. O controller tem uma equipe grande e dificuldades em gerenciar as atividades de cada colaborador? Um sistema de gerenciamento de tarefas como o Trello pode fazer a diferença. Para cada necessidade há uma solução. Basta pesquisar!
- Dica! Conheça também os principais fatores que afetam o controle financeiro de uma empresa
Importância do controller nas empresas inovadoras
O controller, também chamado de gerente de controladoria, tem como função coordenar a gestão econômica, financeira e patrimonial de uma empresa. Para isso, ele e sua equipe realizam estudos de ambiente, tanto do ponto de vista interno quanto externo.
Ora, sendo assim, essa é uma função que trabalha diretamente com a consolidação de informações. Essa é uma palavra fundamental, já que estamos justamente na Era da Informação e a quantidade de dados que temos sobre qualquer atividade humana é maior do que em qualquer outro período.
Reduzir burocracia, melhorar análise de dados e investir na experiência do cliente são alguns dos principais pontos de inovação para esse segmento e um controller excelente deve estar sempre em busca de melhorar esses processos.
Foco na experiência do cliente
Não adianta somente ter um bom produto. Se a experiência do cliente não for satisfatória, ele certamente vai procurar outro fornecedor. Por isso, a inovação deve ter como premissa sempre tornar a experiência do cliente melhor.
A venda é mais fácil? A tecnologia auxilia na redução de preços? A entrega é mais rápida?
Enfim, é claro que queremos sempre melhorar os processos internos (até porque isso tem impacto na entrega final de um produto ou serviço). No entanto, no fim das contas, como diz a antiga máxima, o cliente vem em primeiro lugar!
E você? Tem experiências para dividir? Entre em contato com a Investor e descubra outras maneiras de inovar em finanças, melhorar os seus processos e deixar os seus clientes mais satisfeitos!
Conteúdos Relacionados:
- Dicas para você se destacar como controller
- Pensamento Ownership: cultura organizacional como chave para o sucesso
- A importância do planejamento empresarial: estratégico, tático e operacional
- Como a LVMH Guarda seu luxo -30/07/2024 - 19 de julho de 2024
- Como Calcular o Valuation de uma Empresa de Maneira Eficaz - 17 de junho de 2024
- Ágio e Deságio: entenda o que são esses conceitos e como eles afetam seus investimentos - 19 de março de 2024