contador-realizando-fechamento-mensal-analisando-planilha-e-moedas-com-lupa

Para garantir a saúde financeira de uma empresa é fundamental desenvolver um trabalho bem alinhado e minucioso entre o contador e o departamento financeiro.

As atividades exercidas pelos profissionais envolvidos precisam ser direcionadas para o controle de todo o capital da empresa, garantindo que tanto o destino como a origem dos recursos sejam conhecidos.

Para isso, uma ação muito importante é a realização do fechamento mensal, que deve ser realizado no início de cada mês, em referência ao mês anterior.

É ele quem vai registrar a movimentação do período, conferindo os cálculos e fazendo o balanço financeiro para identificar se há divergência de valores.

O que é um balanço financeiro ou fechamento mensal?

O momento de fechamento do mês é para balanço das contas.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o fechamento mensal é muito mais do que apenas a compilação das entradas e saídas no decorrer do mês. Ele é um processo determinante para a saúde financeira da empresa no longo prazo.

O fechamento mensal oferece informações importantes para o planejamento estratégico da empresa. Ele ajuda a mapear situações de crescimento na demanda, por exemplo, e contribui para a tomada de melhores decisões sobre investimentos.

Outro impacto da realização correta do balanço financeiro é o melhor acompanhamento da evolução dos resultados da empresa durante o mês. Dessa forma, ele acaba funcionando como um termômetro da situação atual.

O fechamento mensal é o instrumento ideal para estabelecer se houve lucro ou prejuízo no período retratado. E ainda ajuda a identificar qualquer problema financeiro como desvios de caixa.

As informações do balanço financeiro mensal também são utilizadas para realizar o balanço anual da empresa.

Como funciona o fechamento mensal?gestores-analisando-planilhas-e-graficos-relativos-ao-fechamento-mensal

O setor financeiro das empresas funciona como um filtro para o contador. Os funcionários da empresa reúnem os documentos necessários (notas fiscais, comprovantes, etc) e enviam tudo para que o contador confira, analise e faça o lançamento do fechamento mensal, retornando ao financeiro da empresa.

Hoje em dia, a tecnologia já contribui para a eficiência desse compartilhamento de dados. Existem ferramentas de gestão empresarial que podem ser integradas com o sistema utilizado pelo contador, o que facilita a obtenção de informações.

Com a integração dos softwares, a empresa registra os dados no seu sistema e o contador consegue capturá-las a qualquer momento. Assim, evita-se a perda de informações e os atrasos nos prazos que, infelizmente, faziam parte dessa rotina.

Quais informações são necessárias para realizar o fechamento mensal?

O balanço financeiro deve mapear todos os recursos da empresa. Sendo assim, é fundamental fazer o levantamento dos ativos, passivos e do patrimônio consolidado.

  • Ativos

São os bens ou direitos que a sua empresa possui. Os ativos circulantes são aqueles que possuem maior liquidez, ou seja, que podem ser rapidamente convertidos em capital.

Os itens em estoque, os valores em caixa e até mesmo os investimentos em curto prazo são exemplos de ativos circulantes.

Ao contrário, os ativos não-circulantes possuem menor grau de liquidez. Eles podem ser identificados como investimentos de longo prazo, equipamentos da empresa, veículos, móveis, etc.

  • Passivos

Os passivos representam as obrigações contraídas pela empresa. Eles também se dividem entre circulantes e não-circulantes.

Os primeiros são aqueles que devem ser quitados em curto prazo, dentro do mês observado. Já os passivos não-circulantes correspondem às dividas ou obrigações financeiras que possuem prazos estendidos para sua quitação.

Um exemplo de passivo circulante é o pagamento de fornecedores, que normalmente precisa ser realizado em pouco tempo, enquanto os empréstimos bancários podem ser identificados como passivos não-circulantes.

  • Dica: aprenda também sobre o Balanço Patrimonial com o artigo que preparamos para você. Basta clicar aqui!

Quem é responsável pelo balanço financeiro?lupa-diante-do-fechamento-mensal

O contador é responsável por fazer os lançamentos de algumas informações, como os cálculos trabalhistas, impostos e, também, por gerar os livros obrigatórios.

Porém, é o departamento financeiro que precisa reunir todas as informações e documentos, como notas fiscais, contratos, extratos bancários, relatórios e qualquer outro documento pertinente ao período para entregar ao contador.

Quando a empresa utiliza um sistema de gestão empresarial, todo o registro de informações fica simplificado, facilitando assim a realização do balanço financeiro.

Com os módulos integrados, os dados são facilmente inseridos e podem ser compartilhados entre os setores, além do contador.

Essa facilidade contribui para a agilidade no trabalho e maior eficiência, garantindo que os profissionais terão todas as informações que precisam no prazo correto. Além disso, também permite que o contador atue como um consultor para a empresa, tendo uma visão mais ampla sobre o negócio.

Conclusão

É preciso lembrar ainda que, avaliar se o planejamento realizado anteriormente está sendo cumprido ou se é preciso fazer uma revisão orçamentária, é fundamental.

Os resultados podem ser influenciados por diversos fatores, como o cenário econômico, a política e outras variáveis. Sendo assim, acompanhá-los considerando esses fatores é muito importante. E, se for preciso, readequar as metas e objetivos propostos.

Ajustes serão necessários sempre, mas auxilia bastante o processo quando se pode contar com dados corretos e precisos para avaliar o cenário e identificar oportunidades para aumentar a lucratividade ou minimizar os prejuízos.

Agora você já sabe o que é um balanço financeiro e fechamento mensal, bem como a sua importância. Então, garanta que a sua empresa tenha um futuro promissor cuidando de maneira eficiente das suas finanças!

 

Esse texto foi produzido pela Gestão Click, empresa que desenvolveu um software de gestão empresarial que ajuda as empresas a melhorarem a organização, controle e a produtividade. Conheça mais aqui!

 

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui para entrar em contato.

 

Conteúdos Relacionados:

Balanço Patrimonial: tudo que você precisa saber

Contas a pagar e a receber: aprenda como se organizar

Tipos de ativos na Contabilidade

Patrimônio Líquido: tudo que você precisa saber

O que é revisão orçamentária e porque ela é útil para sua empresa

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *